Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Abimaq e Sebrae unem-se com foco no fabricante e usuário de equipamentos

O sistema Sebrae e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) unem sua atuação nacional de grande capilaridade no segmento empresarial para firmar convênio de cooperação técnica e financeira em 22 de janeiro, em São Paulo.

Com o acordo, as duas instituições vão desenvolver uma série de ações voltadas para as micro e pequenas empresas nas duas pontas do universo de máquinas: do fabricante e usuário do bem de capital. As iniciativas incluem construir um ambiente virtual compartilhado de acesso restrito a esses públicos, a qualificação de recursos humanos e estratégias geográficas, com base na abrangência nacional da Abimaq e do sistema Sebrae.

Segundo o presidente da Abimaq, Newton de Mello, o projeto tem duração de 24 meses e vai demandar recursos de R$ 2,77 milhões das duas instituições. “Sua execução vai permitir um melhor posicionamento das mais de 2,5 mil empresas de pequeno porte da indústria de máquinas e equipamentos no País, que respondem por 70% do setor”.

“O objetivo do Sebrae, ao assinar esse convênio, é aproximar os pequenos empreendedores da indústria de máquinas. É levar, por exemplo, oficinas tecnológicas hoje promovidas pela Abimaq para arranjos produtivos apoiados pelo Sebrae. É mais um esforço que fazemos para levar inovação e mais produtividade às micro e pequenas empresas”, afirma o presidente da instituição, Paulo Okamoto.

Ambiente tecnológico compartilhado- Além de novos conteúdos, o ambiente tecnológico que será construído contará com a ampliação do Datamaq. O banco de dados da Abimaq, que hoje reúne 3,5 mil empresas e 398 mil equipamentos registrados, ganhará um reforço no sistema de busca, que permitirá múltiplos cruzamentos de informações sobre fabricantes, tipos de equipamentos, regiões, segmentos de atuação etc. Outros 15 subsetores serão adicionados aos 39 atuais, dos quais 22 já estão em inglês e espanhol. Serão anexados, por exemplo, Cosmética, Jóias e Bijuterias e Couros e Calçados.

O serviço da Abimaq “Instalações para Pequenos Negócios”, que identifica as soluções e equipamentos necessários para montagem de um pequeno empreendimento, será ampliado. Os 289 tipos atuais - como uma granja, fábrica de sacolas, de fraldas e de biscoitos - serão reforçados com novos negócios de grande demanda.

“Todas essas informações são relevantes para o pequeno empresário ou para quem queira abrir um negócio nos vários segmentos do setor produtivo. No geral, a maioria dos empreendimentos demanda equipamentos desde sua implantação, o que contribui para estendermos ainda mais a malha de atendimento do sistema”, afirma Luiz Carlos Barboza.

Além disso, a Abimaq vai capacitar os gestores do Sebrae na metodologia de suas Clínicas de Gestão, que auxiliam o industrial em problemas pontuais de processos que envolvem modernização, desenvolvendo treinamentos práticos, que ganharão a capilaridade do sistema Sebrae no País. Inicialmente, três projetos pilotos serão implantados nas regiões selecionadas de acordo com o interesse dos parceiros, entre as nove sedes da Abimaq no País e os Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Sebrae. O projeto prevê ainda o desenvolvimento de estudos de mercado de quatro segmentos.

A expectativa é que as entidades comecem a visualizar resultados concretos após seis meses do início da cooperação técnica. Com o projeto, o Sebrae pretende potencializar o número de consultas ao setor em 5% no primeiro ano e 8% no segundo. Já a Abimaq espera conhecer melhor o perfil do demandante por informação do setor de máquinas e equipamentos, oriundo das micro e pequenas empresas, e desta forma direcionar produtos com foco às necessidades pontuais do cliente, além de concretizar a instalação de postos de clínicas de gestão nas nove regionais no País, entre outros resultados.

Participam da assinatura o presidente e o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Paulo Okamotto e Luiz Carlos Barboza, respectivamente, e o presidente da Abimaq, Newton de Mello. Também estarão presentes na solenidade a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo - Indústria do Sebrae Nacional, Miriam Zitz, e o consultor da Unidade Paulo Íris; o superintendente do Sebrae em São Paulo, Ricardo Tortorella, e o diretor-técnico, Paulo Eduardo Stabile, e o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Fábio de Salles Meirelles.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira