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07/08/2020 - 08:18

Banco BV tem lucro líquido ajustado de R$ 248 milhões no 2T20

12% acima do trimestre anterior. Operação segue sólida e resiliente, com recuperação em financiamento de veículos e crescimento na carteira de crédito; índices de Basileia e eficiência também melhoram.

?O BV, um dos maiores bancos do Brasil, encerrou o segundo trimestre de 2020 com lucro líquido de R$ 222 milhões, e lucro ajustado pelo evento extraordinário da doação realizada para apoio no combate ao Covid de R? 248 milhões. No período, o destaque foi a retomada da demanda por financiamento de veículos, mercado em que o BV é um dos líderes. Após uma forte retratação no fim de março, a atividade voltou a subir a partir de abril e ao final de junho já apresentava níveis equivalentes ao mesmo período de 2019. Com um portfólio diversificado de negócios, a carteira de crédito cresceu 11% nos últimos 12 meses, encerrando o 2T20 em R? 68,8 bilhões, com expansão tanto no Varejo como no Atacado.

O BV continuou buscando oportunidades de ganhos de eficiência, com aumento consistente das receitas e controle da base de custos. O movimento foi sustentado, sobretudo, pelos investimentos em tecnologia e na maturidade digital. O Índice de Eficiência apresentou melhora de 0,9 pontos percentuais em relação a igual período de 2019, atingindo 31,5%, o que reforça um modelo de negócios leve e eficiente.

— Os números mostram a solidez do BV, mesmo com os impactos gerados pela crise da Covid-19 ", diz Gabriel Ferreira, CEO do banco BV. "Desde o início da pandemia, o BV vem tomando medidas para garantir a continuidade dos nossos negócios, minimizar os impactos em nossos clientes e garantir o bem-estar dos nossos colaboradores, reforçando nossa responsabilidade social e compromisso com o Brasil — afirma.

As despesas gerais e administrativas registraram queda de 8,1% em relação ao 2T19, totalizando R? 465 milhões. A inadimplência atingiu 5,2%.

— Os índices financeiros reforçam a solidez do balanço do BV. O Índice de Basileia ficou em 14,4% e o Indicador de Liquidez (LCR) passou de 156% no segundo trimestre de 2019 para 184%, ambos bem acima do mínimo regulatório, enquanto o Índice de Cobertura manteve-se em patamar bastante robusto, em 183% — diz Rodrigo Tremante, diretor executivo de Finanças e Relações com Investidores do banco BV.

O uso dos canais digitais pelos clientes registrou no segundo trimestre deste ano um crescimento de 87% em relação ao trimestre anterior. Para dar mais tranquilidade financeira aos seus clientes, o BV proporcionou a postergação de 60 dias nas parcelas de contratos, sem a cobrança de juros ou taxas adicionais. Dos quase 1 milhão de contratos renegociados, 77% foram realizados pelos canais digitais do banco.

No atacado, a área de corporate & investment banking do BV atuou fortemente auxiliando os clientes no financiamento de suas operações neste período de crise. Além do trabalho ativo em ajustar perfis e na renegociação de dívidas das empresas, o BV realizou 12 operações no segmento de mercado de capitais no período, com um volume total de cerca de R? 1,5 bilhão, em setores estratégicos como energia, saneamento, imobiliário e agronegócio.

Reforçando parcerias com as startups, o banco anunciou o investimento na Carflix, plataforma de compra e venda de veículos seminovos, em uma rodada série A liderada pelo BV. Fundada em 2018, a startup inova com um modelo de shopping virtual de seminovos, criando transações 100% online e totalmente seguras. Com o aporte, a Carflix vai expandir suas operações para outras cidades além de São Paulo, focando no curto prazo em Campinas, Curitiba e Brasília.

No segundo trimestre, o BV celebrou a conquista do seu eNPS (Employee Net Promoter Score) de 89 pontos, oito acima do resultado de 2019. Conferido pelo GPTW (Great Place To Work), o eNPS é uma ferramenta que mede o nível de satisfação dos funcionários. Fruto de pesquisas com colaboradores e das ações do BV junto aos seus talentos, o resultado traduz a eficácia da transformação cultural da instituição, que sustenta a estratégia de negócio e o crescimento dos resultados.

Estratégia ESG — Ainda no segundo trimestre, o banco BV anunciou sua primeira emissão própria pública internacional de um Green Bond, se tornando assim o primeiro banco privado nacional a emitir um título verde certificado no mercado externo. A operação de US? 50 milhões, com prazo de vencimento de quatro anos, foi realizada por meio de uma colocação privada (Private Placement) para um investidor institucional estrangeiro. Os recursos captados serão destinados a ativos ou projetos relacionados a geração de energia renovável, como o financiamento de painéis solares e desenvolvimento de parques eólicos.

— Existe um crescente interesse de investidores e empresas por seguir os princípios ESG (Environmental, Social & Governance). Apesar da operação de US? 50 milhões ser modesta, na comparação com títulos comuns, aprendemos lições valiosas com essa experiência. A procura pelos papeis foi cinco vezes maior que a disponibilidade e o custo para esse tipo de emissão é praticamente o mesmo de uma operação tradicional — afirma Gabriel Ferreira.

Dentro de suas ações para o combate à pandemia de Covid-19, o BV estruturou a campanha #LeveASério, que busca dar apoio às famílias vulneráveis e à infraestrutura hospitalar. No total, mais de 550 mil pessoas já foram beneficiadas. O BV doou R? 30 milhões e abriu uma campanha online que arrecadou R? 2,8 milhões para iniciativas que vão ajudar hospitais e famílias a enfrentar os impactos da crise, além de disponibilizar uma linha de crédito de R? 50 milhões a preço de custo para fornecedores nacionais de equipamentos e serviços hospitalares essenciais.

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