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14/05/2008 - 09:08

SAE BRASIL cria Comissão Técnica de Motores Otto

Objetivo é discutir, tecnicamente, as últimas evoluções relacionadas à tecnologia, entre a comunidade de engenharia.

A SAE BRASIL abriu nova Comissão Técnica, a de Motores Otto. Com o objetivo de discutir as últimas evoluções relacionadas à tecnologia entre a comunidade de engenharia, a Comissão Técnica de Motores Otto é coordenada pela Seção Regional Campinas, já responsável, também, pela Comissão Técnica de Transmissões. Os trabalhos da nova comissão começaram dia 5, com a realização do seminário ‘Downsized Turbo-Engines e componentes de baixo atrito para motores de combustão interna’, na sede da SAE BRASIL, em São Paulo.

O encontro contou com apresentações técnicas dos engenheiros Clayton Zabeu e Eduardo Tomanik, respectivamente, da MahlePowertrain e Mahle Brasil, que discutiram o conceito de ‘engine downsizing’ e tecnologias associadas, como sobrealimentação, componentes de alta resistência e de baixo custo, e uso de EGR (Exhaust Gas Recirculation ou recirculação de descarga de gás) a plena carga como alternativa ao enriquecimento da mistura. O ‘downsizing’ é uma das mais promissoras iniciativas tecnológicas em ‘powertrain’ voltadas à redução de consumo de combustíveis e emissão de CO2.

“A região de Campinas é um pólo tecnológico que concentra importantes empresas na área de motores e seus componentes, por isso abrimos a Comissão Técnica de Motores Otto naquela cidade paulista”, justifica Luso Martorano Ventura, diretor de Comissões Técnicas da SAE BRASIL, que possui 11 Seções Regionais no País e estão espalhadas nos principais pólos tecnológicos. Um deles é o de Curitiba, onde funciona a Comissão Técnica de Tecnologia Diesel, coordenada pela Seção Regional Paraná/Santa Catarina.

O Comitê de Comissões Técnicas representa, por meio de discussões e pesquisas, o pensamento da SAE BRASIL em assuntos, como motores flexíveis, powertrain, transmissão, combustíveis alternativos, integração de sistemas eletrônicos, veículos elétricos e híbridos e o uso do diesel nos automóveis. O Comitê é formado por engenheiros com forte atuação nas principais indústrias e instituições da área da mobilidade.

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