Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Fraudes em cheques crescem 13,33% em 2006

São Paulo - As fraudes em cheques cresceram 13,33% no Brasil em 2006 em relação ao ano anterior, segundo balanço da Telecheque, empresa de concessão de crédito no varejo. Levantamento da empresa constatou que o í­ndice de fraudes neste meio de pagemento no país foi de 0,17% no ano passado, enquanto em 2005, o mesmo tipo de estudo registrou indicador de 0,15%.

"É muito importante que os lojistas estejam atentos aos golpes, principalmente considerando a evolução e sofisticação dos extelionatários", alterta José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da Telecheque. "Hoje não se pode abrir mão de solicitar e conferir os documentos dos consumidores na hora do recebimento de cheques, pois é muito comum que um cheque adulterado seja acompanhado de documentos falsificados. Daí­ a importância de se treinar toda a equipe do estabelecimento para que ela seja capaz de identificar alguma tentativa de golpe", acrescenta.

O executivo também chama a atenção para outra prática dos fraudadores que tem crescido no mercado. "As contas abertas por falsários tem nos preocupado, já que, nestes casos, a fraude acontece no próprio banco, por meio da abertura de conta corrente com documentos falsificados. Esta nova estratégia de fraude tem colocado o varejo numa posição bastante fragilizada, devido a dificuldade de comprovação e ressarcimento perante os bancos", ressalta Praxedes.

No ano passado também foi destaque o crescimento de 5,26% do indicador de cheques sustados. Com índice de 0,38% em 2005, eles passaram a responder por 0,40% do volume total de transações com cheques em 2006. Em contrapartida, o volume de cheques roubados apresentou recuo de 15,38%. Em 2006, o índice foi de 0,11%, enquanto no ano anterior de 0,13%.

"A queda no índice de cheques roubados reforça tendência observada no mercado de migração do simples roubo de cheques para a fraude. Hoje a tecnologia e a sofisticação têm sido o grande diferencial utilizado pelos golpistas, que sempre inovam as suas técnicas, tornando ainda mais difícil a identificação da fraude", complementa Praxedes.

* Critérios da pesquisa: Com abrangência nacional, a Telecheque avalia a inadimplência com cheques, bem como outros indicadores relacionados a esse meio de pagamento, considerando o valor em reais das transações com cheques e não a quantidade de folhas de cheques emitidas.

Perfil do Telecheque: Há 23 anos no mercado, a Telecheque, empresa especializada na concessão de crédito no varejo e líder no mercado de verificação e garantia de cheques do país, vem aperfeiçoando seus serviços para que seus clientes possam expandir suas vendas e a oferta de crédito a seus consumidores, com total segurança. O banco de dados da empresa é alimentado por informações fornecidas pelo Banco Central, por mais de 100 instituições financeiras, pelos usuários do sistema, pela base de dados da Telecheque e por parceiros, reunindo cerca de 309,5 milhões de informações de mais de 50 milhões de emitentes, atualizadas permanentemente. Atualmente, mais de 12 mil usuários utilizam os seus sistemas em mais de mil municípios do Brasil. A empresa é associada à Abracheque (Associação Brasileira de Serviços de Informação, Verificação e Garantia de Cheques).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira