Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Setor de embalagens flexíveis encabeça luta pela valorização da embalagem

Uma das primeiras ações será promover a melhor capacitação técnica dos profissionais do setor.

São Paulo - Neste início de ano a ABIEF (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis) encabeçou mais uma batalha: conscientizar os fabricantes de embalagem, as indústrias usuárias e os consumidores finais a valorizarem e reconhecerem a importância da embalagem. Como explica o Presidente da entidade, empresário Rogério Mani, “só a embalagem tem a capacidade de manter e preservar um produto, possibilitando seu transporte, sua distribuição nos vários pontos-de-venda e sua utilização pelo consumidor final”.

A questão foi levantada dentro da Associação devido à forte pressão sobre os preços que as indústrias do setor vêm sofrendo. “Nosso cliente direto, a indústria, ainda tem dificuldade em entender esta relação de importância e necessidade. Muitas vezes nos deparamos, inclusive, com falta de conhecimento técnico que permita avaliar o produto que disponibilizamos para o mercado brasileiro.”

Hoje a embalagem plástica flexível produzida no Brasil é considerada tecnicamente competitiva com as embalagens produzidas em países desenvolvidos, como os EUA. Isto porque, nos últimos anos, o setor investiu pesado na aquisição de máquinas de última geração que possibilitam a produção de tops de linha como as embalagens stand-up pouch retort (esterilizáveis), os rótulos sleeve e embalagens com degradação acelerada.

Outro problema resultante da falta de conhecimento técnico é a culpa no caso de reclamações. “Invariavelmente tudo estoura nas mãos da indústria de embalagem. Se uma embalagem tem problema na etapa de envase, por exemplo, dificilmente nosso cliente consegue reconhecer que o problema talvez esteja na sua máquina e não na embalagem.”

Diante do quadro, uma das propostas da ABIEF, além de fazer reuniões de conscientização com seus associados e com as indústrias usuárias de embalagem, é promover a aproximação da iniciativa privada com o mundo acadêmico e com os institutos de pesquisa, objetivando a reciclagem de conhecimentos e a permanente atualização dos profissionais do setor.

A ABIEF (Associação Brasileira das Indústrias de Embalagens Plásticas Flexíveis) existe há 28 anos com o objetivo de fomentar o mercado nacional de embalagens plásticas flexíveis. Mais recentemente a Associação incorporou às suas atividades o fomento à exportação do setor. A entidade reúne 200 empresas de todo o Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira