Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/08/2020 - 07:55

Universo Americanas registra R$ 920 milhões do GMV no 2T20


Crescimento de mais de +24,8% ante ao mesmo periodo de 2019, e R$ 4,0 bilhões de caixa líquido.

A Lojas Americanas S.A. [B3: LAME3 (ordinária) e LAME4 (preferencial), anuncia seus resultados do segundo trimestre de 2020, no dia 14 de agosto (sexta-feira), com destaques como o online to offline que se consolidou como um importante serviço para atender as necessidades dos clientes de forma rápida e eficiente. No segundo trimestre de 2020, as inciativas O2O atingiram um GMV de R$ 920 milhões, ou 10,2% do GMV Total do Universo Americanas. Receita líquida 4.672,6, aumento de 5,9% ante o periodo do ano passado, caixa líquido de R$ 4,0 bilhões.

Sobre os resultados o CEO do Universo Americanas, Miguel Gutierrez comenta — Universo Americanas acelerou o crescimento de GMV e gerou resultados consistentes no segundo trimestre de 2020 No segundo trimestre de 2020 aceleramos o crescimento de GMV por meio da alavancagem das competências, da amplitude e da escala do Universo Americanas. Tomamos a decisão de manter nossas plataformas em funcionamento para atender à população, reforçando a relevância social do Universo Americanas, apesar das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19 e dos fechamentos de lojas seguindo as determinações de cada município. Ampliamos os serviços online to offline (O2O) e priorizamos a oferta de itens essenciais, como materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal, alimentos e bebidas, com o objetivo de atender as necessidades básicas dos clientes e fazer a nossa parte para ajudar a sociedade no difícil cenário que ainda vivemos.

Nossa base de clientes continuou crescendo e atingiu 43 milhões de clientes ativos (com compras nos últimos 12 meses) no segundo trimestre de 2020, um crescimento de 13% em relação aos 38 milhões de clientes ativos no quarto trimetsre de 2019. Enquanto todas as plataformas do Universo Americanas (por meio dos canais físico, digital e mobile) apresentaram forte crescimento no número de clientes ativos, estamos particularmente animados pois o número de clientes com mais de um ponto de contato com nosso Universo atingiu 6 milhões no segundo trimestre de 2020, um crescimento de 50% desde o quarto trimestre de 2019. Ame, nossa fintech e plataforma mobile de negócios, ajudou a impulsionar esse movimento. O app alcançou 10,1 milhões de downloads e 1,7 milhão de estabelecimentos conectados no segundo trimestre de 2020. Ame também nos permitiu ajudar comunidades em todo o Brasil, arrecadando mais de R$ 4,5 milhões em doações de milhares de usuários para mais de 70 ONGs conectadas.

Nosso desempenho no segundo trimestre de 2020 foi consistente em todo o Universo Americanas e acreditamos estar no caminho certo para alcançar os objetivos do nosso ciclo de três anos (2020-2022), que busca tornar o Universo Americanas ainda mais relevante no dia a dia dos clientes. Utilizamos o lema “Tudo. A Toda Hora. Em Qualquer Lugar.” para guiar nossa visão, nossas decisões e nossa jornada.

Aceleração do O2O continua — O online to offline se consolidou como um importante serviço para atender as necessidades dos clientes de forma rápida e eficiente. No segundo trimestre de 2020, as inciativas O2O atingiram um GMV de R$ 920 milhões, ou 10,2% do GMV Total do Universo Americanas.

As vendas das iniciativas O2O que utilizam o estoque das lojas alcançaram 17,2% das vendas da plataforma física no 2T20. Acreditamos que as iniciativas O2O estarão cada vez mais presentes na vida dos clientes e, portanto, estão totalmente alinhadas com nosso objetivo de ser ainda mais relevante no dia a dia dos clientes.

Plataforma digital cada vez mais forte — Ao longo do trimestre, nossa plataforma digital esteve 100% disponível para atender à população no país inteiro e teve um desempenho fantástico, apresentando crescimento de 72,2% no GMV total e aumento de 95,4% no número de pedidos. Para aumentar a oferta de itens e nosso apoio ao comércio local, 14,4 mil novos sellers foram conectados ao marketplace, atingindo um total de 68,9 mil sellers na plataforma e 39,8 milhões de itens ofertados, um crescimento de 226% no sortimento em relação ao mesmo período do ano anterior. A flexibilidade da nossa plataforma digital permitiu a aceleração das iniciativas O2O, possibilitando a entrega em poucas horas, dos itens oferecidos em mais de 2 mil lojas físicas de sellers e 1,7 mil lojas da Americanas. Como resultado, em junho, entregamos mais de 30% dos pedidos em menos de 24 horas.

Plataforma física provou sua resiliência — Na plataforma física, seguindo as determinações de cada município, 44% da área de vendas ficou fechada ao longo do trimestre. As lojas de rua permaneceram em sua maioria abertas e registraram crescimento de 5,8% no conceito “mesmas lojas”, apesar de diversas restrições relacionadas ao sortimento ou horário de funcionamento. O crescimento do ticket médio e a expansão das iniciativas O2O contribuíram diretamente para esse crescimento. Ajustamos a operação das lojas para manter todos ambientes seguros e garantir a segurança de nossos associados e clientes. Distribuímos álcool em gel e máscaras para todas as unidades, controlamos o fluxo de clientes de acordo com a capacidade de cada loja e criamos a rede interna de comunicação médica “Juntos Somos Mais Saúde”, que conta com mais de 100 profissionais dedicados, para promover medidas preventivas e monitorar individualmente possíveis casos.

Robusta posição de caixa — Após uma bem-sucedida oferta pública de ações, finalizada em julho, o Universo Americanas conta com uma estrutura de capital robusta, capaz de acelerar os investimentos necessários na plataforma e otimizar a estrutura de capital, nos permitindo perseguir novos patamares de resultado. Considerando os R$ 7,9 bilhões da oferta, no segundo trimestre de 2020 alcançaríamos uma posição R$ 4,0 bilhões de caixa líquido.

Forte responsabilidade social — O comitê de crise do Universo Americanas, criado em fevereiro, tem como objetivo promover ações rápidas e priorizar medidas para preservar a saúde de associados, clientes e sociedade. Alinhado a esse objetivo, o comitê possibilitou mais de R$ 62 milhões em doações para causas sociais, juntamente com parceiros, e liderou a criação do Instituto Juntos Somos Mais Solidários, que complementará as iniciativas sociais do Universo Americanas. Participar dessas iniciativas nos enche de orgulho e reforça o compromisso do Universo Americanas com a sociedade.

Estratégia de longo prazo permanece sólida — O Universo Americanas é único, flexível e resiliente e, apesar do cenário cheio de incertezas, continuamos confiantes em nossa estratégia de longo prazo, orgulhosos do nosso papel social e buscando o sonho de ser ainda mais relevante no dia a dia dos clientes, parceiros e associados.

As ações realizadas em tão pouco tempo, diante de circunstâncias tão adversas, só foram possíveis devido à força e a determinação de nossos associados e por isso gostaríamos de agradecer os “super-heróis” do Universo Americanas. Por fim, estamos otimistas e acreditamos que juntos, como sociedade, sairemos mais fortes dessa crise — conclui o CEO do Universo Americanas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira