Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

IBM divulga resultado financeiro do quarto trimestre de 2006

Armonk, N.Y. - A receita do quarto trimestre das operações contínuas foi de $3.5 bilhões de dólares, comparada com $3.2 bilhões de dólares no quarto trimestre de 2005, um aumento de 8 %. A Receita das operações contínuas no quarto trimestre aumentou 2 % comparada com receita de $3.4 bilhões de dólares das operações contínuas no quarto trimestre de 2005, excluindo a taxa única. A Receita total de $26.3 bilhões de dólares no quarto trimestre de 2006 aumentou 7 % (4 %, ajuste da moeda) sobre o quarto trimestre de 2005.

Samuel J. Palmisano, chairman, presidente e CEO da IBM disse: "A IBM teve um trimestre excelente e um bom ano, com uma performance monetária, lucro e EPS recordes, além dos pagamentos recordes aos acionistas. Nós estamos bem posicionados nas áreas de crescimento de uma indústria de IT em constantes mudanças, concentrados no nosso envolvente modelo de negócios, e prontos para proporcionar um sucesso a longo prazo para os nossos clientes e acionistas".

Do ponto de vista geográfico, a receita do quarto trimestre nas Américas foi de $11.1 bilhões de dólares, um aumento de 6 % de acordo com a demonstração (5 %, ajuste da moeda) sobre o período de 2005. A receita da Europa/Oriente Médio/África foi de $9.3 bilhões de dólares, aumento de 11 % (3 %, ajuste da moeda). A receita da Ásia-Pacífico aumentou 7 % (5 %, ajuste da moeda) para $4.8 bilhões de dólares. A Receita de OEM foi de $1.0 bilhões de dólares, uma queda de 3 % comparada com o quarto trimestre de 2005.

A receita do Segmento de Software foi de $5.6 bilhões de dólares, um aumento de 14 % (11 %, ajuste da moeda) comparado com o quarto trimestre de 2005. A receita das Marcas de middleware da IBM, incluindo os produtos WebSphere, Information Management, Tivoli, Lotus e Rational, foi de $4.4 bilhões de dólares, aumento de 18 % versus o quarto trimestre de 2005. A receita dos sistemas operacionais caiu 2 % para $642 milhões de dólares, comparado com o trimestre do ano anterior. A receita dos outros software e serviços aumentou, incluindo o portfólio de produtos de Gerenciamento do Ciclo de Vida de Produtos.

Quanto à família de produtos de software WebSphere, que facilita que o cliente gerencie vários processos de negócios com padrões abertos para interconexão de aplicativos, dados e sistemas operacionais, a receita aumentou 22 %. A Receita do software de gerenciamento de informação, que viabiliza que o cliente obtenha informação de acordo com a demanda, aumentou 28 %. A receita do Software Tivoli, o software de infra-estrutura que permite que os clientes gerenciem centralmente suas redes, incluindo a capacidade de segurança e armazenagem, aumentou 25 %, e a receita do Software Lotus, que permite a colaboração e troca de mensagens dos clientes através de uma comunicação em tempo real e o gerenciamento de conhecimento, aumentou 30 % ano sobre ano. A receita do Software Rational, a ferramenta integrada para melhora dos processos de desenvolvimento de software, aumentou 12 % comparada com o mesmo trimestre do ano anterior.

Quanto aos Serviços Globais, a receita do segmento Serviços de Tecnologia Global aumentou 7 % (4 %, ajuste da moeda) para $8.6 bilhões de dólares, e a receita do segmento Serviços de Negócios Globais aumentou 6 % (3 %, ajuste da moeda) para $4.2 bilhões de dólares. A IBM assinou contratos de serviços no total de $17.8 bilhões de dólares, aumento de 55 % ano sobre ano, e fechou o ano com um acúmulo de serviços em carteira, incluindo Terceirização Estratégica, Terceirização de Transformação de Negócios, Serviços de Negócios Globais, Serviços e Manutenção de Tecnologia Integrada, de $116 bilhões de dólares, um aumento de $5 bilhões de dólares sobre o período do ano anterior.

Quanto à receita do Systems e Technology Group (S&TG - Grupo de Sistemas e Tecnologia) o segmento alcançou um total de $7.1 bilhões de dólares no trimestre, aumento de 3 % (inalterável, ajuste da moeda). A receita de S&TG dos produtos de servidor de System z aumentou 5 % comparada com o mesmo período do ano anterior. O total da oferta de computação do System z, medido em MIPS (millions de instructions per second - milhões de instruções por segundo), aumentou 6 %. A receita dos produtos do servidor UNIX do System p aumentou 4 % comparado com o período de 2005. A receita dos servidores do System x aumentou 7 %, e a receita dos servidores do System i caiu 10 %. A receita dos Microeletrônicos caiu 6 % e a receita do System Storage aumentou 9 %.

A receita do segmento Financiamento Global (Financiamento Global) aumentou 3 % (inalterável, ajuste da moeda) no quarto trimestre, para $620 milhões de dólares.

A margem de lucro bruto total da companhia foi de 44.6 % no quarto trimestre de 2006, comparado com 44.1 % no período de 2005.

A despesa total e as outras receitas aumentaram 11 % para $6.9 bilhões de dólares, comparadas com período do ano anterior. A despesa de SG&A aumentou 7 % para $5.6 bilhões de dólares. A despesa de RD&E aumentou 9 % comparado com o mesmo período do ano anterior. A receita de Propriedade intelectual e Desenvolvimento Personalizado receita aumentou para $241 milhões de dólares, comparada com $228 milhões de dólares um ano atrás. Outras (receitas) e despesas contribuíram para a receita de $150 milhões de dólares no quarto trimestre de 2006 versus a receita de $334 milhões de dólares no quarto trimestre de 2005. No quarto trimestre do ano passado, os ganhos com transações de imóveis foram inusitadamente altos devido à ocorrência de várias transações grandes, comparada com a atividade de imóveis no quarto trimestre deste ano, resultando em uma queda de $140 milhões de dólares ano a ano.

O índice de impostos efetivo da IBM no quarto trimestre de 2006 foi de 28.0 % comparado com 29.5 % no quarto trimestre de 2005. A redução do índice de impostos foi causada pelo efeito favorável de vários itens no trimestre, incluindo a restauração retroativa do crédito da taxa de pesquisa nos EUA e nas mudanças da mistura da receita em várias jurisdições de impostos.

Quanto ao total de operações, a receita líquida no quarto trimestre 2006 foi de $3.5 bilhões de dólares, ou $2.31 por ação diluída, que incluiu um ganho de operações terminadas relativas aos acordos de impostos do país de $76 milhões de dólares, comparado com a receita líquida no quarto trimestre de 2005 de $3.2 bilhões de dólares, ou $1.99 por ação diluída, que incluiu um ganho de operações terminadas de $3 milhões de dólares e uma taxa de efeito acumulado da mudança de contabilidade No. 47 da Interpretação da FASB de $36 milhões de dólares.

A recompra de ações alcançou um total de aproximadamente $1.4 bilhões de dólares no quarto trimestre. O número médio de ações ordinárias diluídas em circulação no quarto trimestre 2006 foi de 1.53 bilhões, comparado com 1.60 bilhões de ações no mesmo período de 2005.

Resultado de todo o ano de 2006: Receita total de $91.4 bilhões de dólares, aumento de 4 % excluindo o despojamento de negócios de PC;

- Receita das operações contínuas de $9.4 bilhões de dólares, aumento de 18 % de acordo com a demonstração, ou aumento de 9 % excluindo os itens não recorrentes de 2005;

- Lucro diluído de $6.06 por ação das operações contínuas, aumento de 23% de acordo com a demonstração, ou aumento de 14 % excluindo os itens não recorrentes de 2005;

- Operações líquidas de caixa de $15.3 bilhões de dólares, aumento de $2.2 bilhões de dólares, excluindo Financiamento Global a receber.

Os lucros diluídos por ação das operações contínuas foram de $6.06 comparado com $4.91 por ação diluída no período de 2005, incluindo $0.40 por ação diluída dos itens únicos, um aumento de 23 %. Sem os itens únicos de 2005, os lucros diluídos em 2006 aumentaram $0.74 por ação, ou 14 % versus o período comparável no ano anterior.

A receita das operações contínuas do ano terminado em 31 de dezembro de 2006 foi de $9.4 bilhões de dólares, comparado com $8.0 bilhões de dólares no mesmo período do ano anterior, ou um aumento de 18 %, incluindo uma taxa de $525 milhões de dólares relativa à repatriação dos lucros estrangeiros de 2005, e os itens pré-impostos não recorrentes da taxa de limitação de $267 milhões de dólares relativa à mudança na pensão e taxas de reestruturação incremental de $1.7 bilhões de dólares, compensadas pelo ganho de $1.1 bilhões de dólares com a venda da empresa de Personal Computing (PC - Computadores Pessoais), e o acordo jurídico de $775 milhões de dólares recebido da Microsoft. Excluindo os itens não recorrentes e taxa de impostos de 2005, o crescimento da receita das operações contínuas foi de 9 % ano sobre o ano.

A receita das operações contínuas de 2006 alcançou um total de $91.4 bilhões de dólares, basicamente inalterável, de acordo com a demonstração e ajuste da moeda, comparado com $91.1 bilhões de dólares de 2005, incluindo a receita com PC de $2.9 bilhões de dólares somente nos primeiros quatro meses de 2005. Excluindo o despojamento dos negócios de PC, a receita aumentou 4 % (3 %, ajuste da moeda) comparado com o período de 2005.

Do ponto de vista geográfico, a receita total do ano nas Américas foi de $39.5 bilhões de dólares, um aumento de 2 % de acordo com a demonstração (4 %, ajuste da moeda e PCs) sobre o período de 2005. A receita do Europa/Oriente Médio/África foi de $30.5 bilhões de dólares, basicamente inalterável (aumento de 2 %, ajuste da moeda e PCs). A receita da Ásia-Pacífico caiu 6 % (aumento de 2 %, ajuste da moeda e PCs) para $17.6 bilhões de dólares. A Receita de OEM foi de $3.9 bilhões de dólares, aumento de 18 % comparado com 2005.

A receita do Segmento de Software em 2006 alcançou um total de $18.2 bilhões de dólares, um aumento de 8 % (7 %, ajuste da moeda). A receita do Segmento de Serviços de Tecnologia Global alcançou um total de $32.3 bilhões de dólares, um aumento de 3 % (2 %, ajuste da moeda) comparado com 2005. A receita do Segmento de Serviços de Negócios Globais foi de $16.0 bilhões de dólares, inalterável (aumento de 1 %, ajuste da moeda). A receita do Segmento de S&TG foi de $22.0 bilhões de dólares, um aumento de 5 % (4 %, ajuste da moeda). A receita do Financiamento Global alcançou um total de $2.4 bilhões de dólares, uma queda de 2 % (2 %, ajuste da moeda).

Quanto ao total de operações, a receita líquida de 2006 foi de $9.5 bilhões de dólares, ou $6.11 por ação diluída, que incluiu um ganho de operações terminadas relativas aos acordos de impostos do país de $76 milhões de dólares, comparado com a receita líquida de 2005 de $7.9 bilhões de dólares, ou $4.87 por ação diluída, que incluiu um prejuízo com as operações terminadas de $24 milhões de dólares e uma taxa de efeito acumulado da mudança de contabilidade No. 47 da Interpretação da FASB de $36 milhões de dólares.

A IBM terminou o ano de 2006 com $10.7 bilhões de dólares em caixa e o caixa líquido resultado das operações, excluindo a mudança de ano a ano do Financiamento Global a receber, foi de $15.3 bilhões de dólares - um aumento de $2.2 bilhões de dólares sobre o ano anterior. O balanço financeiro continua forte, e a companhia está bem preparada para aproveitar as oportunidades.

Em dezembro, a companhia adotou Padrões de Contabilidade Financeira No. 158 (SFAS 158), novos regulamentos de contabilidade para pensões e outros planos de pós-aposentadoria emitidos pela Diretoria de Padrões de Contabilidade Financeira em setembro 2006. Este padrão de contabilidade exige que as companhias incluam o status financeiro dos seus planos de pós-aposentadoria no Balanço Financeiro. O status financeiro é a diferença entre o valor dos bens dos planos de pensões e as obrigações de benefícios da companhia para com seus funcionários atuais e aposentados. A adoção do SFAS 158 em 31 de dezembro de 2006 reduziu $9.2 bilhões de dólares dos bens da companhia, aumentou o passivo em $0.3 bilhões de dólares e reduziu o patrimônio dos acionistas em $9.5 bilhões de dólares. Estas mudanças dos Balanços Financeiros da companhia foram não caixa e não afetarão os débitos existentes, classificação de crédito ou flexibilidade financeira da companhia.

A recompra de ações alcançou um total de aproximadamente $8.0 bilhões de dólares em 2006. O número médio de ações ordinárias diluídas em circulação em 2006 foi de 1.55 bilhões, comparado com 1.63 bilhões de ações em 2005. Em 31 de dezembro de 2006, a companhia tinha 1.51 bilhões de ações ordinárias em circulação.

O débito, incluindo o Financiamento Global, alcançou um total de $22.7 bilhões de dólares, comparado com $22.6 bilhões de dólares no final do ano de 2005. Quanto ao segmento de gerenciamento, a proporção entre débito e capitalização do Financiamento Não Global foi de 1.5 % no final de 2006, e o débito do Financiamento Global aumentou $1.8 bilhões de dólares no final do ano de 2005 para uma total de $22.3 bilhões de dólares, resultando em um índice de 6.9 para 1 entre o débito e o patrimônio. * Os investidores podem ver o webcast no www.ibm.com/investor/4q06| Por: AE/Business Wire Latin America

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira