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20/08/2020 - 08:25

Movimento de sustentabilidade do Grupo Heineken avança com metas


E novos projetos. Em seu Relatório de Sustentabilidade 2019/2020, companhia reúne ações que contemplam o negócio de ponta a ponta, incluindo metas como tratar 100% de efluentes até 2030 e utilizar somente energia renovável nas cervejarias até 2023.

Desde 2017, ano em que adquiriu a antiga Brasil Kirin e se tornou a segunda maior cervejaria do País, o Grupo Heineken no Brasil vem se estruturando e fortalecendo, cada vez mais, suas iniciativas de sustentabilidade em todo o território nacional. Guiada pelo Movimento Mais com Menos, que engloba toda a atuação dessa frente no Brasil, a companhia registrou grandes marcos em 2019, aprofundando seu compromisso com a mudança de comportamento por meio de projetos, parcerias e políticas que estimulam a colaboração na construção de uma agenda positiva para todos os seus públicos.

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e baseado na estratégia global da companhia, Brewing a Better World (Produzindo um Mundo Melhor, na livre tradução para o português), o Movimento Mais com Menos é formado por três frentes de atuação — Pessoas, Planeta e Prosperidade — com 2 sub pilares cada: promoção do consumo equilibrado de álcool e da saúde e segurança, em Pessoas; proteção de recursos hídricos (Every Drop) e redução de emissões de CO2 (Drop the C) na frente de Planeta; e sustentabilidade na cadeia de fornecimento e crescimento com as comunidades, para Prosperidade.

— Tivemos um crescimento bastante expressivo nos últimos anos e entendemos que, junto com isso, cresce também nosso dever de agir em prol das pessoas e do meio ambiente nos meios em que estamos inseridos. O ano passado marcou nossos compromissos de sustentabilidade e a divulgação do Movimento Mais com Menos, o qual traduz de maneira clara o que acreditamos: uma filosofia de negócios que valoriza colaboração, parceria, partilha de ideais e, acima de tudo, senso de responsabilidade — conta Ornella Guzzo Vilardo, Gerente Sênior de Sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil.

Além de disseminar o movimento, 2019 foi especialmente importante para as ações de consumo equilibrado de álcool do Grupo Heineken, que já eram um diferencial da companhia, e passaram a contar com uma plataforma totalmente dedicada ao tema, chamada Day After Project (ou Projeto do Dia Seguinte). Lançada com uma música em parceria com a Laboratório Fantasma — produzida pelo cantor e compositor Fióti, e com participação de Rael e Marissol Mwaba — a plataforma levou a reflexão sobre o abuso de bebidas alcoólicas para o momento de consumo. A canção contou, ainda, com um videoclipe, do qual jovens que vivenciaram a experiência imersiva WeLab by Heineken, outra iniciativa da empresa focada no assunto, puderam participar.

O WeLab, também lançado em 2019, é uma experiência imersiva desenvolvida pelo Grupo em parceria com a consultoria de inovação Maker Brands, com metodologia inédita e exclusiva da cervejaria. Focado em jovens, de 18 a 24 anos, o programa surgiu após um estudo aprofundado das duas empresas para identificar os principais gatilhos que levam este público a consumir bebidas alcoólicas exageradamente. Até agora, cerca de 50 jovens já participaram da ação, que trabalha habilidades socioemocionais e empreendedoras por meio do autoconhecimento e desenvolvimento de projetos.

Com um negócio intimamente ligado à celebração, o Grupo Heineken entendeu a necessidade de garantir que seus eventos fossem realizados de forma ainda mais responsável. Para isso, elaborou dois manuais que guiam os cuidados ambientais e sociais da empresa em eventos próprios e de terceiros. O Manual de Boas Práticas em Eventos Sustentáveis define diretrizes e ações preventivas e educacionais alinhadas à agenda de sustentabilidade e compromissos assumidos pela empresa, além de reunir a legislação vigente em torno do assunto. Já o Manual ABA de Boas Práticas pelo Fim do Assédio em Eventos, divulgado pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), com desenvolvimento do hub de conteúdo feminista Think Olga e apoio do Grupo Heineken e da Associação de Marketing Promocional (Ampro), define diretrizes conceituais e ações para o combate ao assédio em eventos.

A gestão de resíduos sólidos é uma constante na companhia, que já conta com 70% de embalagens retornáveis em seu portfólio. Em 2019, o Grupo aumentou em 25% o conteúdo reciclado em caixas garrafeiras, volume inédito nas operações da cervejaria, além de avançar significativamente no uso de material reciclado em suas garrafas PET. Também no ano passado, a ação Volte Sempre engajou mais de 900 pessoas a triturar cerca de 31 mil garrafas de vidro em máquinas especiais da 4Glass, disponibilizadas em unidades dos supermercados do Grupo Pão de Açúcar em São Paulo, e contou com cashback Méliuz. Em parceria com a SO+MA, startup de impacto com atuação em São Paulo e Salvador, a companhia engajou quatro mil famílias a mudar comportamentos em relação à reciclagem, por meio de um programa de fidelidade, que estimula a economia circular e o desenvolvimento local.

Ainda na frente de resíduos, o programa Noronha Plástico Zero, realizado pela Administração da ilha de Fernando de Noronha em parceria com a Menos 1 Lixo, Iönica e Grupo Heineken, tornou a ilha a primeira do Brasil a ser totalmente livre de materiais plásticos descartáveis. A ação contou com instalação de um centro de engajamento, formação de líderes multiplicadores, entrega de kits de materiais reutilizáveis a moradores e turistas e melhoria do sistema de coleta e beneficiamento do vidro.

Outro marco conquistado no ano passado foi a adesão de 100% do time de logística e 93% do time das cervejarias ao programa “12 Regras que Salvam Vidas” (Life Saving Rules – LSR, na sigla em inglês), disseminado mundialmente e que garante a integridade e bem-estar dos colaboradores nessas duas frentes de negócio.

Para reduzir as emissões de carbono, a empresa tem investido cada vez mais na diversificação de transportes na distribuição de seus produtos. Em 2019, foram 2.310 viagens por meio da navegação de cabotagem, o que representa a redução de mais de 1.300 toneladas em emissões de CO2. Com a frente ferroviária, outras 39 toneladas de carbono deixaram de ser emitidas e, com a instalação de 25 empilhadeiras elétricas, foram 1.300 toneladas a menos em emissões de CO2. O uso de energia elétrica no transporte em veículos de carga também tem se expandido, em uma parceria com a JAC Motors Company, e o próximo passo inclui implementar cinco veículos desse modelo em 2021, reduzindo em 360 toneladas por ano as emissões de carbono.

Foco em pessoas na pandemia — Os desafios da saúde e segurança se intensificaram em 2020 devido à pandemia da covid-19 e, em resposta ao momento, o Grupo trabalhou diversas iniciativas focadas na saúde física e mental de seus colaboradores, estendendo, ainda, os cuidados aos familiares de seus times. Uma delas foi a disponibilização de um canal de Saúde Corporativa, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atender aqueles que apresentarem qualquer sintoma.

Durante a pandemia, o Grupo também enfatizou as mensagens de consumo equilibrado de álcool, entendendo a importância delas para o momento, promovendo live com especialistas, inaugurando sua página show case no LinkedIn, com artigos de especialistas e trabalhando conteúdos escritos, em vídeo e em formato de podcast. Olhando cuidadosamente para a saúde de seus colaboradores, a companhia ainda transformou o WeLab by Heineken em uma versão 100% on-line e dedicada ao público interno, para torná-lo embaixador do assunto.

A pandemia ainda impulsionou parcerias inéditas e inovadoras entre o Grupo e diversas empresas, marcas e instituições, como Unilever, Wickbold, Hospital Israelita Albert Einstein, startup Goomer, ONG Amigos do Bem, Campari, Pernod Ricard, Movida entre outras organizações, para auxiliar pequenos negócios e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, foram investidos mais de R$ 16M em iniciativas que incluíram a doação de pães, água e materiais hospitalares, além da criação de plataformas para ajudar bares e restaurantes a se manter durante o distanciamento social e retornar às atividades de maneira segura e dentro das novas normas. | . Relatório de Sustentabilidade 2019/2020 do Grupo Heineken no Brasil: https://bit.ly/3iXve7P

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