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20/08/2020 - 08:25

Klabin e Valmet montam força-tarefa


Para transportar peças de grandes proporções do Porto de Paranaguá até Ortigueira (PR). Locomoção de 21 cargas especiais aconteceu entre os meses de junho e julho.

As restrições sociais impostas pela pandemia do novo coronavírus têm impactado vários serviços essenciais na rotina da indústria brasileira. No setor logístico não é diferente. Segundo recente levantamento da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), houve uma queda de 43,9% no volume de carregamentos nas rodovias brasileiras durante este período.

As causas do impacto no mercado de cargas vão desde a diminuição da demanda por transporte, gerada pelo fechamento de comércios e diminuição de atividades da indústria e da circulação de pessoas, até as normas de isolamento social.

Mesmo com esses percalços, a Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, segue o atendimento em tempo integral aos clientes. A companhia realizou uma grande operação logística que transportou, gradualmente, 21 cargas especiais do Porto de Paranaguá, no litoral paranaense, até a fábrica da Klabin, no município Ortigueira, a 255 km de Curitiba.

O carregamento, oriundo da China, chegou ao Brasil no dia 27 de maio e foi composto por um digestor e um Impbin, que compõem a mais recente tecnologia de cozimento contínuo de cavacos de última geração da Valmet, o CompactCooking G3™. O sistema de dois vasos, que proporciona excelente qualidade de polpa de celulose, com baixo teor de rejeitos, aumentará ainda mais a capacidade produtiva da Klabin, maior produtora e exportadora de papéis embalagens do Brasil

O analista de Operações Logísticas da Valmet, Cesar Hein, explica que a operação de locomoção das peças, com largura de 5,80m e altura de 4,80m, necessitou de licenças de fretamento do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e também liberações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), para eventuais ‘comboios’ durante o trajeto.

Operação — Por se tratar de equipamentos de grandes proporções, que requerem autorizações especiais para sua condução, diversas medidas foram tomadas pela equipe de logística da Valmet durante o trajeto, que passou pelas BRs 277 e 376. Ao todo, o traslado de todas as 21 peças tiveram duração de, aproximadamente, dois meses. — Foi um deslocamento especial. Como são peças grandes, tanto em altura quanto em largura, prevemos que teríamos dificuldades para passar por pontes e pela Serra do Mar”, explica. “Além disso, foi necessário cortar cabos de energia e telefonia, assim como desmontar postos de pedágio, para que os caminhões pudessem prosseguir o itinerário — completa.

Toda essa operação foi acompanhada pela PRF e impactou o tráfego tanto na BR-277 quanto na BR-376, até o município de Ortigueira (PR), onde se encontra o Projeto Puma II, que receberá o moderno maquinário. — A Valmet cumpriu todos os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades. Nossas operações aconteceram apenas durante o dia. Em caso de chuva, neblina ou qualquer condição meteorológica adversa, não houve o transporte — completa.

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