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14/05/2008 - 09:43

Fórum busca soluções para o trânsito caótico de São Paulo

Mobilidade em São Paulo é o tema dos debates do I Fórum de Debates sobre Trânsito e Transportes, promovido pelo Transfretur - Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros e Turismo de São Paulo, que acontece em 25 de junho de 2008, no Novotel Jaraguá, com a presença confirmada do jornalista Milton Young.

A movimentação adequada de pessoas e cargas é condição básica de qualquer economia que busca o crescimento sustentado. Sem a livre circulação de mercadorias a indústria não produz, o comércio não vende, e sem a circulação de pessoas não é possível trabalhar e consumir produtos e serviços.

A mobilidade é fator estratégico de sobrevivência de qualquer sociedade e as soluções, de curto, médio e longo prazos - para amenizar e resolver o trânsito em São Paulo, já são conhecidas e foram apresentadas por diversos especialistas e amplamente divulgadas pela imprensa.

Mas, de fato poucas foram implantadas ou sequer foram avaliadas. A dimensão do problema não nos permite esperar mais. Quilômetros de congestionamentos significam mais investimentos do setor público e para o setor privado, significativas perdas de receita e custos adicionais numa equação que resulta em aumento do custo de vida de todos os cidadãos além de inviabilizar a cidade.

O I Fórum de Debates Sobre Trânsito e Transporte tem como objetivo é apresentar as diversas soluções e discutir junto com o poder público como implantá-las, além da criação do “Movimento São Paulo não vai parar” que acompanhará as ações e discussões sobre o tema envolvendo o poder público e a sociedade.

Painéis.: São Paulo está parando - Mostrará a situação atual, um quadro abrangente listando todas as dificuldades da mobilidade e principalmente os custos adicionais gerados pela desorganização e falta de planejamento sobre o trânsito e o transporte de pessoas e de carga. As palestras terão duração de 40 minutos com mais 20 minutos para debates.

São Paulo não pode parar - Espaço aberto para os setores de carga e de transporte de passageiros público e privado apresentarem suas propostas para a melhoria do trânsito e transporte. Cada um dos setores poderá apresentar um projeto que contribua para a melhoria do trânsito ou ainda mostrar suas dificuldades e facilidades em se adequar às diversas alternativas propostas pelos técnicos e pelo poder público.

O painel terá duração de 100 minutos. Cada setor terá 20 minutos para exposição e mais 20 minutos para perguntas e respostas para esclarecimentos. A expectativa é que 4 setores apresentem suas propostas.

São Paulo não vai parar – O objetivo é apresentar as principais alternativas propostas pelos setores de transporte, pelo setor público e pelos técnicos e avaliar as possibilidades de implantação e eficácia, numa discussão pró-ativa sempre tendo como meta encontrar soluções adequadas e viáveis para a sociedade.

Um especialista em trânsito fará uma explanação de forma resumida de todas as alternativas apresentadas e outras sugeridas por especialistas, que servirá de base para o debate entre os setores envolvidos. O debate será mediado por jornalista Milton Yung, âncora da rádio CBN São Paulo.

I Fórum de Debates sobre tTrânsito e transporte, com o Mediador: Milton Young, no dia 25 de junho de 2008, das 8 às 18 horas, no Novotel Jaraguá, rua Martins Fontes, nº 71- S. Paulo.

Transfretur (www.transfretur.org.br) Fundado há 15 anos, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento para Turismo da região metropolitana de São Paulo (Transfretur) iniciou suas atividades congregando 49 empresas; atualmente são 100 empresas associadas.

O objetivo é divulgar a importância do segmento e concomitantemente formar os empresários associados no sentido da profissionalização e da busca da qualidade cada vez maior na prestação de serviço, compreendendo a importância e implementando cursos que atinjam também os funcionários, credenciando as empresas à disputa de um mercado mais competitivo e exigente em relação ao padrão dos ônibus e também à condução destes pelos motoristas.

Por meio da inserção em várias instâncias de debate sobre o transporte coletivo entidades públicas têm tomado conhecimento da realidade do segmento e percebido o ônibus fretado como alternativa viável ao transtorno gerado pela, cotidianamente, maior utilização do veículo particular e dos inúmeros congestionamentos – praticamente - incorporados à vida dos paulistas e paulistanos.

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