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20/08/2020 - 08:50

Smurfit Kappa cresce 148% no e-commerce de bebidas


E varejo do primeiro para o segundo trimestre de 2020 e apoia Evino na ampliação da sua base de novos clientes e vendas. Embalagens 100% recicláveis e focadas em proporcionar a melhor experiência durante o ‘unboxing’ foram fundamentais neste projeto.

Os brasileiros apreciam muito o vinho. Segundo dados da Ideal Consulting, o consumo da bebida atingiu 2,37 litros por habitante no primeiro semestre de 2020, sendo que em 2018 a marca registrada foi de 1,93 litros. Ao avaliar o período de abril a junho, ele foi de 2,81 litros por habitante maior de 18 anos, com um aumento de 39% comparado ao mesmo período do ano passado. Com a pandemia do Covid-19 e a mudança dos hábitos de consumo, houve uma maior procura deste produto nos canais on-line.

Diante deste cenário, a Smurfit Kappa, um dos principais fornecedores de soluções de embalagens de papelão do mundo registrou também um crescimento de 148% no segmento de e-commerce, impulsionado por clientes dos segmentos de bebidas e varejo, no período do primeiro para o segundo trimestre de 2020.

Devido à sua forte atuação e expertise no segmento de bebidas e e-commerce, a Companhia desenvolveu uma solução diferenciada para a Evino. Além de valorizar o branding da marca, a embalagem deste grande player do segmento cumpre a missão de proteger o produto, que é frágil e, ao mesmo tempo flexível, com diversos formatos e tamanhos de garrafas. Vale destacar ainda que esta embalagem é 100% reciclável e não precisa utilizar qualquer tipo de material não biodegradável para preenchimento.

— Por termos uma fábrica em Bento Gonçalves, uma das localidades reconhecidas como grande produtora de vinhos no Brasil, realizamos uma análise de toda cadeia de produção, e oferecemos hoje ao mercado, mais de 18 soluções otimizadas para distintos canais de vendas — afirma Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa Brasil. — No caso desta parceria com a Evino, além da embalagem ser 100% reciclável, focamos também em desenvolver uma solução que proporcionasse uma experiência exclusiva do unboxing para os consumidores de nosso cliente — complementa o executivo.

De acordo com dados da Evino, entre fevereiro e março deste ano, a base de novos clientes expandiu em 72% e o número de garrafas vendidas 19% em relação ao mesmo período de 2019. Já no segundo trimestre, a quantidade de garrafas vendidas foi 57% acima do esperado, enquanto a de rótulos importados, entre janeiro e abril, foi aproximadamente 70% superior ao mesmo período do ano passado.

Para Ari Goreinstein, co-CEO da Evino, a embalagem tem um papel fundamental em toda cadeia de relacionamento com seus consumidores: — Queremos proporcionar aos nossos clientes a melhor experiência possível, e isso vai desde a compra no site até a entrega do produto em suas casas. Por isso, nos atentamos a todos os detalhes, incluindo a qualidade e o design das embalagens que transportam nossos vinhos, pois são o primeiro contato que o consumidor tem com o produto físico—.

O executivo destaca ainda a fórmula de sucesso para o crescimento da Evino: —Além dos nossos preços competitivos, temos também outros diferenciais que contribuem para a fidelização dos nossos clientes, como uma equipe de SAC com conhecimento em vinhos, um time de marketing que cria conteúdos relevantes e engaja os consumidores nas redes sociais, e uma ótima qualidade na entrega dos nossos produtos — finaliza.

Soluções Diferenciadas para E-commerce e Varejo — Com mais de 18 soluções exclusivas para o segmento de vinhos, destinados a diferentes canais de vendas, a Smurfit Kappa destaca alguns de seus projetos que foram desenvolvidos de acordo com o desafio de negócio de seus clientes.

a) Caixa automontante para vinhos de diferentes tamanhos — Nesse projeto, foi desenvolvida uma solução com a capacidade para armazenar quatro vinhos de diferentes tamanhos, com uma montagem rápida, resistente para o transporte em mãos e que evita o desfundamento da embalagem. Esta mesma solução foi também aplicada para seis garrafas, com possibilidade de empilhamento das garrafas.

b) Solução 100% Reciclável, com substituição da Divisória Plástica de caixas de espumantes — Um dos desafios deste projeto foi criar uma embalagem na qual a divisória dos espumantes não tocasse as garrafas, além de ser 100% reciclável. Analisando toda a cadeia de produção do espumante, foi desenvolvida uma solução que otimiza o manuseio dos funcionários, pode ser adquirida em conjunto (caixa e divisórias), além de fornecer a mesma proteção e segurança da divisória plástica.

Perfil — Smurfit Kappa, uma empresa de FTSE 100, é um dos principais fornecedores de soluções de embalagens de papel do mundo, com cerca de 46.000 funcionários em aproximadamente 350 unidades de produção em 35 países e faturamento de 9 bilhões de euros em 2019. Possui operação em 23 países da Europa e em 12 países nas Américas. É o único ator pan-regional de grande escala na América Latina.

Focada em inovação e na melhor experiência do consumidor de seus clientes, a Empresa possui ao todo cerca de 1.000 designers e mais 7.500 conceitos de embalagens, para os mais diversos segmentos. Todos os produtos são 100% renováveis e produzidos de maneira sustentável, contribuindo para a Responsabilidade Socioambiental dos clientes.

No Brasil, possui quatro fábricas, sendo duas em Minas Gerais (Pirapetinga e Uberaba), uma no Rio Grande do Sul (Bento Gonçalves) e a outra no Ceará (Maranguape). A Empresa tem 1.700 funcionários e unidades administrativas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

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