Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/08/2020 - 07:39

42% dos empresários preveem normalização das atividades só em 2021, diz FGV IBRE

No esforço para compreender o impacto da pandemia para empresários e consumidores, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) realizou mais uma pesquisa especial das sondagens. O estudo prévio de agosto apontou que a maior parcela dos empresários (42,1%) acredita que a retomada à normalidade (nível anterior à pandemia) só acontecerá em 2021, enquanto 10,4% não conseguem visualizar um retorno a esse mesmo nível. Em compensação, 25,1% disseram estar operando normalmente.

Em linha com as pesquisas anteriores, empresários do setor de Serviços, mais afetado pelos impactos econômicos da Covid-19, foram os mais pessimistas em relação à recuperação - apenas 16,6% das empresas estão operando em situação considerada normal, mas para 47,2% a normalidade viria a partir de 2021 e 14,7% não conseguem visualizar o retorno.

— De modo geral, os resultados mostram que o setor de Serviços, principalmente o segmento de Serviços prestados às famílias, ainda tem um caminho árduo até sua plena recuperação. Enquanto houver dúvidas em relação à recuperação econômica e principalmente do mercado de trabalho, e enquanto ainda tivermos restrições ao funcionamento de alguns tipos de estabelecimentos, ou a população não se sentir confortável para voltar a frequentá-los, esse setor será duramente impactado — avalia Renata de Mello Franco, economista do FGV IBRE e uma das responsáveis pela pesquisa.

Os empresários do segmento de serviços prestados às famílias formam o maior percentual (66,0%) entre os que esperam a volta à normalidade somente no ano que vem, e o segundo maior entre os que não conseguem visualizar esse retorno (16,9%). Levantamento anterior do FGV IBRE mostrou que os consumidores não frequentariam em hipótese alguma cinema/teatro (80,1) ou bares/restaurantes (64,3%), nem viajariam de férias (70,4%).

O contraponto positivo vem da Indústria e do Comércio, que apresentaram maior percentual de respostas de empresas operando normalmente, com 30,4% e 32,5% respectivamente.

Mais da metade das famílias de baixa renda foi fortemente impactada — De acordo com a pesquisa, 55,1% das famílias de baixa renda (que ganham até R$ 2.100) foram muito impactadas pela pandemia. Por outro lado, nessa mesma faixa de renda também está o maior percentual das famílias que responderam não terem sido afetadas. Esse resultado pode ser explicado pelas pessoas que não puderam parar de trabalhar ou que receberam o auxílio emergencial, fazendo com que sua renda e consumo não tivessem caído significativamente. De maneira geral, 48,7% dos consumidores afirmaram terem sido muito impactados, 26,6% mais ou menos, 18% pouco e apenas 6,7% não foram afetados em nada.

Sobre a principal preocupação dos consumidores, quanto maior a renda maior é a preocupação com ameaça à saúde e isolamento social, e menor em relação ao impacto financeiro. Para as faixas com pouca renda, esse impacto tem sido mais intenso e mais relacionado a questões econômicas, principalmente perda de emprego e deterioração da situação financeira familiar. Por outro lado, para os consumidores das faixas de renda mais alta, o impacto tem sido menos intenso e mais relacionado às questões de saúde física e psicológica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira