Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2008 - 09:48

A Omgeo e a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia formam parceria para melhorar a eficiência no mercado brasileiro

São Paulo, Nova York e Londres -A Omgeo, o padrão global de eficiência post-trade, e a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), subsidiária da Bovespa Holding, iniciaram discussões sobre a possibilidade de umaparceria entre as duas instituições. Juntas, a Omgeo e a CBLC identificarão áreas de melhoria nas comunicações post-trade entre participantes domésticos e internacionais cujo comércio tenha sido executado no mercado brasileiro.

As duas organizações investigarão oportunidades para melhorar ainda mais o nível de automação e padronização nos processos de post-trade e pré-liquidação, ao substituir a comunicação por fax e e-mail por um fluxo padrão e automatizado para comunicação entre os gerentes de investimentos, corretores e administradores do Brasil e do exterior.

As atividades da Omgeo em mercados como os EUA e o Canadá demonstraram a eficácia das parcerias da Omgeo com depositários regionais. O relacionamento da Omgeo com a Depository Trust & Clearing Corporation (DTCC), nos EUA, e com a Canadian Depository for Securities (CDS), no Canadá, garante taxas de same-day affirmation (SDA) de mais de 90% nesses mercados. O SDA reduz drasticamente o risco de transações falhas e, assim, diminui os custos operacionais. As firmas que automatizam o ambiente de post-trade e pre-settlement beneficiam-se de taxas de SDA quase 50% mais altas que aquelas que não o fazem. A Omgeo e a CBLC avaliarão oportunidades para trazer eficiências semelhantes ao modelo de proprietário benéfico do mercado brasileiro, simplificando a comunicação entre os participantes do mercado brasileiro e, assim, reduzindo os custos e risco de crédito e mercado.

"O mercado brasileiro está passando por um momento de tremendo crescimento", disse Tim Keady, diretor executivo de vendas globais e gestão de relacionamentos da Omgeo. "Nossas conversas com a CBLC nos permitirão determinar em conjunto as áreas de oportunidade para melhorar a comunicação de informações entre os ambientes de liquidação e pré-liquidação. Nossa experiência em trabalhar com a empresa matriz, a DTCC, e com a CDS, nos coloca em boa posição para trabalhar com a CBLC e criar uma comunidade eficiente no Brasil".

Na qualidade de provedora de infra-estrutura, a CBLC tem um compromisso permanente com a melhoria das comunicações entre as instituições envolvidas nas atividades comerciais. Nos últimos 3 anos, a CBLC implementou diversas ferramentas destinadas a simplificar o fluxo de informações, como a introdução de padrões de mensagens e a criação de uma nota de confirmação personalizada. A CBLC é uma subsidiária da Bovespa Holding, que, por meio de sua fusão com a Bolsa de Mercadorias e Futuros, se torna a terceira maior bolsa do mundo.

"De 2005 a 2007, o número médio diário de negociações fechadas no Brasil aumentou cerca de 90%", disse Gilberto Mifano, CEO da CBLC. "Com esse rápido aumento nos volumes, é essencial que as infra-estruturas evoluam no mesmo ritmo para garantir estabilidade no mercado de trabalho. Outros desenvolvimentos na automação do mercado terão um papel importante para melhorar os investimentos estrangeiros no mercado brasileiro, pois aliviará as preocupações operacionais das firmas de gestão de investimentos. A Omgeo é conhecida no mundo inteiro por unir comunidades e reduzir o risco dentro do ambiente de pós-execução, e estamos aguardando sua cooperação."

Perfil da OmgeoSM - A Omgeo cria certeza nas operações de post-trade com automação e confirmação rápida dos detalhes econômicos das negociações executadas entre gerentes de investimento e corretores. Todos os dias a Omgeo viabiliza uma comunidade eficiente de mais de 6000 clientes de serviços financeiros em 45 países para gerenciar o manuseio de correspondência e exceção de alocações comerciais, confirmações e liquidação. As maiores organizações confiam na Omgeo para ajudar a gerenciar uma indústria de investimento cada vez mais complexa, fornecendo estabilidade e soluções operacionais que complementam o foco na lucratividade em uma era de volumes comerciais cada vez maiores. Além de fronteiras, classes de ativos e ciclos de vidas de comércio, a Omgeo é o padrão global para eficiência operacional na indústria de investimento. Formada em 2001, a Omgeo é de propriedade conjunta da DTCC e da Thomson Reuters. || www.omgeo.com .

Perfil da CBLC - A CBLC tem uma função importante nos Mercados de Capitais do Brasil, fornecendo uma infra-estrutura moderna, eficiente e segura para serviços de custódia, liquidação, transferência e gerenciamento de risco para ações ordinárias, derivativos de ações e instrumentos de dívida corporativa comercializados na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A CBLC atua como depositária de ações de companhias abertas para o mercado de ações e presta o mesmo tipo de serviço para o mercado de obrigações ao portador. É a única contraparte central (CCP) para ações (dinheiro e derivados), instrumentos de dívida corporativa e serviços de securities lending. A CBLC também oferece serviços de liquidação e liquidação para futuros, e opções comercializadas na Bovespa. Nos últimos anos, o crescimento e diversificação da CBLC foram caracterizados pela implementação de novos produtos e serviços, com o objetivo de cumprir as necessidades dos mercados financeiro e de capitais do Brasil. Soluções inovadoras são o resultado do compromisso da CBLC com o desenvolvimento sistemático da infra-estrutura financeira do país. A liderança de Mercado da CBLC foi conquistada graças não só a sua eficiência operacional, mas também à sua capacidade de responder prontamente e prever novas tendências de mercado. | www.cblc.com.br Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira