Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/08/2020 - 08:04

Aeroporto de Goiânia é autorizado a receber voos internacionais


Além da solicitação aos órgãos envolvidos, Infraero precisou realizar adequações na infraestrutura.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou no dia 20 de agosto (quinta-feira) no Diário Oficial da União (DOU), a internacionalização do Aeroporto Santa Genoveva/Goiânia (SBGO), administrado pela Infraero. A partir desta data, o terminal poderá receber voos internacionais em operações regulares e não-regulares, que deverão ser solicitadas pelas companhias aéreas interessadas. O pedido de designação de aeroporto internacional foi protocolado no dia 06 de agosto, na Anac.

A internacionalização do Aeroporto de Goiânia era uma reinvindicação antiga da população goiana. Entretanto, para a conclusão do processo, além da solicitação aos órgãos envolvidos, a administradora do terminal precisava realizar adequações necessárias na infraestrutura aeroportuária, como, por exemplo, a instalação de espaços para os trabalhos da Receita Federal, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Polícia Federal.

Atualmente, o Aeroporto de Goiânia tem capacidade para processar 6,3 milhões de passageiros por ano. Em 2019, mais de 29 mil voos movimentaram cerca de três milhões de passageiros no local. Com uma pista de pousos e decolagens de 2,5 mil metros, o terminal tem capacidade para receber aeronaves de porte do Boeing 737.

A designação de aeroporto como internacional é realizada pela Anac mediante requerimento do operador aeroportuário, que é quem administra o local. A solicitação deve estar instruída por decisões administrativas que atestem a capacidade de atendimento às operações de tráfego aéreo internacional também pelas seguintes entidades: Secretaria da Receita Federal do Brasil, Departamento de Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).  

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira