Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2020 - 09:22

ONS promove 1ª edição do Datathons, que terá até 60 estudantes de todo o Brasil

Maratona virtual, de cerca de três semanas, reunirá dez grupos de alunos que terão a chance de propor soluções inovadoras e contribuir para a evolução do setor elétrico.

O futuro tem chegado de forma cada vez mais acelerada. E querendo justamente dar um passo em direção ao amanhã, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) promoverá o primeiro hackathon - chamado de DATATHONS – entre os dias 10 e 25 de setembro. A proposta é desafiar profissionais de diversas áreas a criar um conjunto de soluções tecnológicas que serão importantes para apoiar o desenvolvimento do setor e para manter a operação de todo o sistema com segurança e qualidade. A expectativa é reunir no mesmo ambiente virtual dez grupos, cada um com seis estudantes. As inscrições vai até o dia 30 de agosto.

O pré-aquecimento para a maratona já começa durante a fase de inscrição. Estão previstas palestras gratuitas e abertas ao público em geral, com especialistas falando sobre assuntos ligados ao tema central do evento. A primeira, agendada para o dia 20 de agosto, será dada por Gabriel Renault, que tratará sobre: “Data Science na prática”. No dia 27, será a vez do Claudio Chiba, que destacará as “Aplicações de Machine Learning para o setor de Power & Utilities”.

Um dos principais incentivadores da maratona, Marcelo Prais, diretor de TI, Relacionamento com os Agentes e Assuntos Regulatórios do ONS, diz que a expectativa para o sucesso do evento é enorme. — O cenário econômico é de inovação, revolução e transformação. O mercado de energia também anda em ebulição e já antevemos que haverá um aumento de complexidade. Acreditamos que no Datathons descobriremos excelentes talentos e encontraremos soluções modernas, usando conceitos jamais aplicados — adianta Prais.

O público-alvo do Datathons são alunos de graduação, podendo ter equipes multidisciplinares mesclando estudantes de pós-graduação, mestrandos ou doutorandos, não sendo um pré-requisito para candidatura. É desejável que os inscritos possuam conhecimento básico em ferramentas ou linguagens de análise e visualização de dados. É imprescindível, no entanto, que os participantes tenham experiência em Ciência de Dados e/ou Inteligência Artificial e desejo de aplicar estas ferramentas inovadoras na resolução de um problema real do Operador.

Nesta primeira edição, quem está coordenando o projeto é Elvis Galiza, analista de soluções de TI do ONS. A intenção é, além de chamar a atenção de estudantes para o movimento de inovação do setor elétrico, nos aproximarmos do ambiente acadêmico. “Esta é uma iniciativa que pode render muitos outros frutos. Estamos com as portas abertas e não descartamos ampliar a parceria para nos desenvolvermos de forma eficiente”, disse ele.

Pelo cronograma, depois de encerradas as inscrições, entre os dias 31 de agosto a 4 de setembro, uma comissão avaliará todos os grupos interessados. Serão selecionados ao todo dez que, entre os dias 8 e 9 de setembro, serão comunicados e receberão as primeiras instruções. A previsão é de que a maratona termine no dia 25 de setembro. Os três melhores trabalhos serão premiados.

1º Datathons, com inscrições até o dia 31 de agosto: https://datathons.com.br | Seleção dos grupos: de 31 de agosto a 4 de setembro. Divulgação dos grupos selecionados: de 8 a 9 de setembro. Realização do evento: de 10 a 25 de setembro.

O ONS — O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O órgão tem centros de monitoramento, com equipes atuando 24 horas durante todos os dias da semana, espalhados por quatro estados: Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Florianópolis. O ONS é composto por membros associados e membros participantes, que são as empresas de geração, transmissão, distribuição, consumidores livres, importadores e exportadores de energia. Também participam o Ministério de Minas e Energia (MME) e representantes dos Conselhos de Consumidores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira