Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2008 - 09:57

Merck Sharp & Dohme fornece meio milhão de doses de vacina contra rotavírus a crianças na Nicarágua

O vírus causa mais de dois milhões de internações e quase 600 mil mortes de crianças menores de cinco anos – aproximadamente uma criança por minuto – no mundo inteiro a cada ano.

São Paulo - Mais de 150 mil crianças da Nicarágua receberam vacina de vírus vivo, oral, pentavalente contra o rotavírus, da Merck & Co., Inc., que atua no Brasil como Merck Sharp & Dohme (MSD), uma vacina para a prevenção de gastrenterite por rotavírus. Nos primeiros 18 meses de uma parceria inovadora que perdurará por três anos com o Ministério da Saúde da Nicarágua, a MSD forneceu aproximadamente meio milhão de doses gratuitas da vacina para o País. Conforme apresentado no Fórum de Parcerias para a Saúde Global de 2008, aproximadamente 30 mil crianças recebem a vacina a cada mês na Nicarágua, sendo que o país atingiu taxas de vacinação contra rotavírus entre as mais elevadas do mundo. Por meio desta parceria, a vacina contra o rotavírus foi disponibilizada em um país em desenvolvimento no mesmo ano em que foi disponibilizada nos EUA, pela primeira vez para uma nova vacina.

Além de ajudar a proteger bebês e crianças pequenas contra os efeitos potencialmente devastadores do rotavírus, a MSD e o Ministério da Saúde da Nicarágua também estão trabalhando para reforçar a rede nacional de vigilância da Nicarágua contra a doença causada pelo rotavírus e para avaliar o benefício para a saúde pública, resultante da adoção e uso antecipado de uma vacina contra o rotavírus.

A vacina da MSD é indicada para a prevenção da gastrenterite por rotavírus em bebês e crianças pequenas, causada pelos sorotipos G1, G2, G3 e G4, quando administrada como série de três doses em bebês de 6 a 32 semanas de idade. A primeira dose deve ser administrada entre 6 e 12 semanas de idade, com doses subseqüentes administradas em intervalos de 4 a 10 semanas. A terceira dose não deve ser administrada depois de 32 semanas de idade. A vacina ajuda a proteger contra a diarréia e vômitos, apenas se forem causados pelo rotavírus. A vacina contra rotavírus talvez não proteja todas as crianças que são vacinadas.

“Historicamente, os hospitais da Nicarágua ficam superlotados a cada inverno com bebês e crianças que sofrem com diarréia grave e desidratação, sendo a maioria dos casos provocada pela gastrenterite por rotavírus. Em 2005, mais de 60 mil casos e 56 mortes foram notificados devido à diarréia", afirmou o Dr. Guillermo Gonzalez, Ministro da Saúde da Nicarágua. "Temos um grande compromisso de proteger a saúde e bem estar de nossas crianças e estamos satisfeitos que nossa parceria com a MSD ocorreu em um momento tão crítico, nos permitindo rapidamente estabelecer um programa nacional de vacinação de crianças contra o rotavírus para ajudar a proteger nossas crianças contra esta grave doença”.

A parceria com o governo da Nicarágua é o primeiro programa de lançamento da vacina contra o rotavírus em um país elegível para a GAVI – Global Alliance for Vaccines and Immunization (Aliança Global para Vacinas e Imunização). No final de 2006, a Aliança Global para Vacinas e Imunização se comprometeu a fornecer fundos para a introdução de vacinas contra o rotavírus em países elegíveis em todo o mundo. Três outros países elegíveis para a GAVI – Guiana, Honduras e Bolívia – solicitaram financiamento para lançar uma vacina contra o rotavírus em 2008.

“Como parte de nossa abordagem sistemática ao lançamento global dessa vacina, a MSD formou uma parceria com o governo da Nicarágua para acelerar o lançamento da vacinação de rotina contra o rotavírus em países com recursos limitados. Quanto mais aprendemos sobre programas bem sucedidos de vacinação contra o rotavírus como este, melhores oportunidades a comunidade de saúde pública global tem para ajudar a proteger as crianças em todo o mundo contra esta doença", afirmou Margaret G. McGlynn, Presidente da divisão de Vacinas e Doenças Infecciosas da MSD. "Louvamos os esforços extraordinários do Ministério da Saúde da Nicarágua para levar este programa ao sucesso e temos certeza de que a rápida introdução da vacina na Nicarágua, juntamente com os fundos da GAVI, vão ajudar a estimular outros países a criar programas sustentáveis de vacinação contra o rotavírus."

Em um esforço para melhorar o acesso a vacinas importantes no mundo em desenvolvimento, a MSD se compromete a fornecer sua vacina contra o rotavírus aos países menos desenvolvidos do mundo a preço de custo. A MSD também está avaliando o uso desta vacina em países em desenvolvimento na Ásia e África – inclusive Bangladesh, Mali, Gana, Quênia e Vietnã – em parceria com a organização sem fins lucrativos PATH.

A parceria com a Nicarágua foi anunciada em setembro de 2006 na Iniciativa Global Clinton, em que a MSD se comprometeu a doar um volume suficiente para vacinar todos os bebês elegíveis nascidos na Nicarágua durante três anos. A MSD estima que mais de um milhão de doses serão distribuídas até o fim da parceria, representando um compromisso de US$ 75 milhões para a MSD.

Perfil do rotavírus - O rotavírus é a principal causa de gastrenterite aguda grave em bebês e crianças pequenas. O vírus causa mais de dois milhões de internações e quase 600 mil mortes de crianças menores de cinco anos – aproximadamente uma criança por minuto – no mundo inteiro a cada ano. Oitenta por cento das mortes relacionadas com o rotavírus ocorrem em países em desenvolvimento.

No Brasil, dados sobre surtos de diarréia notificados à Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar - DDTHA, do Centro de Vigilância Epidemiológica - CVE, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, mostram que os surtos por rotavírus já representam cerca de 20% do total de surtos de diarréia notificados, ocorrendo principalmente em creches ou em hospitais. Ainda de acordo com o CVE, a diarréia por rotavírus está entre as primeiras causas de morbidade nos municípios da região Nordeste e as doenças diarréicas ainda estão entre as principais causas de mortalidade infantil no país.

A vacina contra o rotavírus da MSD foi aprovada em mais de 70 outros países e mais de dez milhões de doses da vacina foram distribuídas em 2007.

Perfil da Merck & Co., Inc e a Merck Sharp & Dohme - A Merck & Co., Inc., é uma empresa farmacêutica norte-americana dirigida à pesquisa global e dedicada a colocar os pacientes sempre em primeiro lugar. Fundada em 1891, a Merck é uma companhia que pesquisa, desenvolve, produz e comercializa vacinas e medicamentos para preencher necessidades médicas ainda não atendidas. A empresa dedica grandes esforços para aumentar o acesso aos seus medicamentos por meio de programas especiais, além de divulgar informações sobre saúde, como uma prestação de serviço à população. No Brasil desde 1952, a empresa é denominada Merck Sharp & Dohme (MSD) e conta com um escritório central, localizado em São Paulo, e uma unidade fabril, situada na região de Campinas, São Paulo.|| www.msdonline.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira