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25/08/2020 - 08:23

Dachser transporta 138 t de equipamentos automotivos do Brasil para o México


Em um esforço colaborativo, as filiais dos EUA, México e Brasil usam a experiência em transporte, aliada a soluções inovadoras e tecnologia, para enfrentar os desafios altamente complexos de cargas pesadas.

A Dachser Brasil, subsidiária da fornecedora de logística global Dachser, anunciou que, em colaboração com a Dachser México e a Dachser EUA, transportou 138 toneladas (t) de partes automotivas de grandes dimensões com sucesso de Jundiaí, no Brasil, para Silao, no México. A Dachser Brasil foi introduzida neste projeto altamente complexo quando seu cliente, um fornecedor automotivo de primeira linha, abordou a filial dos Estados Unidos com a questão "Você está pronto para um desafio?"

— Como fornecedora inovadora de soluções de logística, a Dachser guia regularmente nossos clientes através de desafios logísticos complexos, incluindo aqueles que exigem uma colaboração com nossos parceiros globais. Mas existem certos projetos – especialmente aqueles que envolvem transporte de mercadoria pesada – que apresentam desafios únicos, oferecendo uma oportunidade para ampliar nosso pensamento inovador. Posso dizer com confiança que transportar esse equipamento de fabricação automotiva foi uma dessas oportunidades — disse Guido Gries, managing director da Dachser Américas.

O cliente, que voltou à Dachser por sua experiência em carga de projeto e fortes conexões em toda a América Latina, precisava transportar uma máquina de compressor de grandes dimensões, com o peso de 125 toneladas(t), além de outras 14 peças de acessórios com diversos tamanhos, de Jundiaí a Silao, visando a chegada no início de maio.

Mover cargas provenientes do Brasil exige soluções inovadoras para desafios únicos — Um dos desafios iniciais foi que o equipamento a ser transportado estava localizado em uma fábrica ativa em Jundiaí(SP), situado dentro de um poço de concreto de 6 metros. A Dachser Brasil chamou um de seus parceiros locais para ajudar na retirada do objeto: um especialista em elevação de equipamentos, para facilitar a orquestração da elevação complexa da unidade do concreto. Após a remoção do poço, as máquinas precisavam ser desmontadas em 14 peças de tamanhos variados, totalizando 138 toneladas. A remoção da máquina da fábrica no Brasil afetaria a data final de chegada do embarque.

A partir da fábrica, a carga pesada se deslocou através de reboque de plataforma multieixos pelas ruas do Brasil, seguindo rotas pré-aprovadas em direção ao Porto de Santos. Devido à Covid-19, não havia escoltas policiais e a carga só podia se mover das 23 às 6 horas da manhã. A viagem de 168 km, de Jundiaí ao Porto de Santos, levou sete dias.

— Há muitos fatores a serem considerados ao planejar a movimentação desse tipo de carga, mas sabíamos desde o início que o elemento mais crítico para o transporte bem-sucedido e pontual era a comunicação. Havia várias partes envolvidas nesse projeto, desde prestadores de licenças a corretores, autoridades locais, transportadora marítima e nossos parceiros de transporte rodoviário. Entendemos que manter todos atualizados e totalmente engajados era a chave para uma execução tranquila — afirma João Caldana, Managing Director da Dachser Brasil.

Considerações, desafios e soluções sobre transporte marítimo — Os serviços Ro-Ro e Break Bulk foram considerados para o projeto, mas, após uma análise minuciosa do custo, do tempo de trânsito e, principalmente, do transporte seguro da carga, a Dachser concluiu que uma solução de Bulk Break seria a abordagem ideal, proporcionando flexibilidade ao remetente no carregamento, armazenamento e descarga, mantendo a eficiência para atender aos prazos e custo de embarque.

A empresa CMA-CGM foi selecionada para a parte marítima do transporte, que, dada a linha do tempo, apresentava seu próprio conjunto de obstáculos, exigindo soluções inovadoras. No trabalho com a CMA-CGM, a equipe da Dachser Brasil determinou qual tipo de embarcação oceânica seria mais apropriado para o transporte e armazenamento de equipamentos volumosos. Por fim, foi determinado que a opção mais eficiente e oportuna fosse a utilização de um navio porta-contêineres. A CMA-CGM concordou em armazenar a carga na base do navio em contêineres de rack plano e em uma plataforma personalizada, que protegesse a integridade do equipamento e distribuísse o peso da carga uniformemente.

Antes da chegada ao Porto de Santos, a equipe da empresa foi encarregada de desenvolver uma solução para carregar a carga pesada sem entrar em conflito com os guindastes pórticos. A equipe organizou um guindaste flutuante, ou seja, um equipamento móvel situado na água em uma barca, que permitiu à tripulação mover o objeto no lado oposto do navio, o que exigiu boas condições climáticas e distribuição precisa do peso durante todo o processo de elevação.

Chegada ao porto de Veracruz, México — mais desafios e soluções — A carga ficou no mar por 30 dias, chegando ao destino em um domingo, no dia 3 de maio, coincidentemente feriado no México. Os planos bem orquestrados da equipe Dachser México garantiram que a data não atrasasse o processo. A carga foi descarregada diretamente do navio para um caminhão modular que aguardava ao lado da embarcação.

Semelhante aos desafios do transporte rodoviário no Brasil, o surgimento da Covid-19 adicionou camadas extras de precaução à medida do deslocamento do porto para a fábrica. Enquanto as rotas pré-aprovadas do país foram liberadas para a carga de grandes dimensões, o cronograma de transporte rodoviário foi impactado por alguns fechamentos temporários de estradas, horários específicos de viagem e falta de escoltas policiais locais. A viagem de 700 km do porto de Veracruz até a fábrica do cliente, em Silao, levou três dias. Ao chegar ao seu destino final, a carga pesada foi descarregada do caminhão com três guindastes cuidadosamente posicionados.

— Ser capaz de executar com sucesso um projeto dessa magnitude -— especialmente em meio a uma pandemia global — é uma grande conquista e uma reafirmação do compromisso da Dachser em atender às necessidades de nossos clientes, por mais desafiador que seja — completou Edgardo Hamon, Managing Director, Dachser México. — Além disso, ilustra como os diferentes países da família Dachser colaboram e trabalham juntos para alcançar o que pode parecer inatingível—.

A Dachser Brasil — Graças aos 31.000 funcionários, em 393 locais em todo o mundo, a Dachser gerou uma receita líquida consolidada de aproximadamente 5,7 bilhões de euros em 2019. Nesse mesmo ano, o setor de logística movimentou um total de 80,6 milhões de remessas pesando 41,0 milhões de toneladas. A Dachser está presente em 44 países.|www.dachser.com.br

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