Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/08/2020 - 08:23

Reduc realiza primeira operação de cabotagem de Diesel S10


Escoamento do combustível por navios eleva competividade da companhia.

A Refinaria Duque de Caxias (Reduc) concluiu, em 09 de agosto, sua primeira operação de cabotagem (transporte por modal marítimo dentro das águas costeiras do país) de Diesel S10, com um carregamento de 25 mil metros cúbicos (m³) do combustível para o Terminal Aquaviário da Baia da Guanabara (TABG), de onde o produto foi transportado por navio até o Porto de Paranaguá (PR).

A Reduc tem capacidade para produzir 150 mil m³ de Diesel S10 por mês. Até junho deste ano, o sistema logístico interno segregado de operação do Diesel S10 só permitia movimentações de bombeio para as companhias distribuidoras ao redor da refinaria.

Com a pandemia de Covid-19 e a redução da demanda por este derivado na região do Rio de Janeiro, a refinaria realizou manobras internas e condicionamentos de lastro de forma a viabilizar o escoamento do produto através de sua interligação com o TABG, por onde já são realizadas normalmente operações de cabotagem e exportação de outros produtos, como óleo combustível exportação, bunker 0,5%, gasolina S10, nafta petroquímica, diesel marítimo e S500, entre outros.

— Novas operações de cabotagem já estão sendo programadas com o S10 produzido na Reduc. Com os níveis atuais da demanda local, a Reduc tem condições de cabotar entre 60 e 70 mil m³ do produto por mês — explica o gerente setorial de Programação da Produção da Reduc, Gabriel Amorim. A disponibilização deste volume impacta diretamente na redução do volume importado para atender o mercado nacional de diesel e aumenta a competitividade da Petrobras frente aos agentes importadores do setor.

Segundo o gerente de Programação de Produção da área Industrial, Adriano Cesar de Medeiros Valentim, — diante do reaquecimento do mercado de Diesel S10 no Brasil, o escoamento de S10 pela Reduc para atender áreas de cabotagem ou mesmo de suporte a mercados com maior demanda permite que a Petrobras seja ainda mais competitiva e aumente a confiabilidade de suprimento de diesel, possibilitando, ainda, elevar o fator de utilização da refinaria —.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira