Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2008 - 10:10

NEMA Brasil destaca a importância das instalações elétricas seguras

A associação chama a atenção para a importância de se projetar e executar instalações elétricas baseadas nas normas que definem os requisitos mínimos de segurança e qualidade.

A segurança de instalações elétricas é um tema de crescente importância na sociedade e entre profissionais da construção civil. Em 2008, a norma NBR 5410, que rege as instalações elétricas de baixa tensão, completa três anos em vigor desde sua última revisão e chama a atenção do mercado para a necessidade de se atender aos requisitos da certificação, tanto na execução de projetos como na fabricação de produtos destinados à área de energia elétrica. Iniciativas estas consideradas essenciais para a segurança de pessoas e preservação do patrimônio, de acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Elétricos NEMA Brasil.

O presidente da associação, Hilton Moreno, destaca que não há dúvidas de que segurança é fundamental, assim como é clara a evolução do grau de conhecimento da norma desde sua primeira publicação, em 1980. O uso de sistemas de aterramento ("fio terra"); tomadas com contato de aterramento; dispositivos diferenciais residuais (DR); dispositivos protetores de surtos (DPS); cabos elétricos retardantes de chama, com baixa emissão de fumaça, gases tóxicos e corrosivos; e eletrodutos normalizados são alguns exemplos de novas tecnologias que atendem às necessidades de segurança e consumo de energia elétrica e, cada vez mais, estão presentes nos projetos de instalação.

Porém, há muito a ser feito. "Os profissionais precisam conhecer melhor e aplicar a norma, os consumidores devem exigir seu cumprimento e o uso de produtos certificados, e os órgãos governamentais devem fiscalizar sua aplicação, uma vez que os efeitos causados por falhas de segurança podem ser fatais", diz Moreno. Vale lembrar que, segundo o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, as instalações elétricas estão entre as principais causas de incêndios.

Dificuldades de difusão - Alguns fatores impedem uma maior aplicação dos requisitos da certificação, como o custo da norma, sua complexidade e tamanho, que inibem o acesso ao texto; a dificuldade dos profissionais em dispor de tempo e dinheiro para se dedicar ao estudo da norma; a constante entrada no mercado de novos profissionais que desconhecem a norma, entre outros itens.

Não é apenas a desinformação que coloca em risco a segurança nas instalações elétricas. Os custos de projetos e aplicação são um aspecto bastante significativo nesta questão. "Entregar uma obra sem tomadas 2P+T (2 Pólos + Terra), sem "fio terra" ou DR parece não comprometer a segurança, afinal, o chuveiro, a geladeira e o computador funcionam mesmo sem estes itens. Entretanto, a idéia de que segurança compensa os custos não são evidentes", comenta Moreno. "A realidade da segurança das instalações elétricas das construções no país é extremamente preocupante e necessita uma mudança de patamar para melhor, mesmo que isto implique num aumento de custo final da obra", alerta.

O presidente da NEMA Brasil explica que a última revisão da norma publicada em 2004, com vigência a partir de 2005, não trouxe mudanças radicais em relação ao texto anterior, de 1997, mas o torna menos complexo e de melhor compreensão. Somado a isso, verificou-se neste período um aumento do número de cursos, seminários, palestras, que visam difundir o conteúdo da norma. Além disso, percebe-se maior preocupação da aplicação dos requisitos da certificação pelo setor formal da construção civil, o que também representa uma mudança importante.

Avanços na norma - A NBR 5410 integra várias outras normas de produtos e sistemas, que se interligam e por isso deve estar em permanente estado de revisão e atualização. O presidente da NEMA Brasil considera inovador na última revisão o ponto relativo às prescrições da proteção das instalações elétricas contra sobretensões e o uso praticamente obrigatório dos dispositivos DPS, um assunto ainda pouco dominado pela maioria dos profissionais que trabalha em baixa tensão e cujas informações técnicas sobre o produto, suas características e aplicações são insuficientes.

As determinações da norma têm sido atendidas por construtoras que contam com projetista e instalador conscientes. O crescente número de fornecedores destes equipamentos e a disponibilidade destes itens no mercado indicam que o uso de tais produtos está crescendo. No entanto, nas obras onde não há a presença de empresas e profissionais habilitados, a utilização de componentes de segurança é praticamente inexistente.

Na avaliação de Moreno, o mesmo ocorre com a instalação de tomadas 2P+T em todos os locais (e não apenas em áreas úmidas ou molhadas). No entanto, na maioria dos imóveis residenciais, muitas vezes construídos por pessoas não habilitadas (como na auto-construção), este produto quase não é utilizado também por desconhecimento e custo. As gôndolas das lojas de materiais elétricos ainda dispõem de grande quantidade de tomadas 2P, sinal de que a norma não vem sendo respeitada como deveria.

Perfil NEMA Brasil - A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Elétricos NEMA Brasil foi inaugurada em 2006 com o objetivo de contribuir para o crescimento e a evolução global dos setores elétrico e eletromédico (equipamentos para terapia e diagnóstico por imagem). Localizada na cidade de São Paulo, a associação já está presente no Brasil desde 1999, como o primeiro escritório internacional da NEMA (National Electrical Manufacturers Association), sediada nos Estados Unidos e que atua na área elétrica há mais de 80 anos e na área eletromédica há mais de 20 anos.

A partir dessa ampla tradição e know-how da entidade, sobretudo no desenvolvimento de normas técnicas, a missão da NEMA Brasil é oferecer total apoio aos seus associados e estimular a existência de um espírito cooperativo entre esses fabricantes e o mercado como um todo na busca de melhorias na produção, distribuição e eficiência dos produtos.

Caracterizada por forte vocação pró-ativa e pautada por rígidos princípios éticos, a associação se destaca por seu modelo de gestão, focada no avanço da indústria elétrica e de equipamentos eletromédicos para terapia e diagnóstico por imagem, independentemente da origem ou localização de seus fabricantes. Para tanto, promove fóruns educacionais e de apoio à atividade industrial, difunde novas tecnologias e participa ativamente no desenvolvimento de normas e na defesa de posições técnicas que visem o legítimo interesse dos consumidores e tratem todos os fabricantes de modo justo e igualitário. | Tel.: (11) 3817-5941 | www.nemabrasil.org.br | www.nema.org

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira