Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/08/2020 - 09:09

A Wärtsilä vai fornecer engenharia e equipamentos para termelétrica no estado de Roraima

O  contrato com a Palmaplan Energia é para ua planta de 1212MW.

O grupo tecnológico Wärtsilä, líder em tecnologia e soluções para o mercado de energia, assinou com a Palmaplan Energia S.A. um contrato para fornecer engenharia e equipamentos para uma usina de 12MW no estado de Roraima. O cliente é subsidiário do Grupo Oleoplan, tradicional produtor brasileiro de biodiesel, derivados do processamento de soja e gerador de energia eólica, sendo este o seu primeiro projeto de usina termelétrica.

O projeto inovador consistirá em dois motores a combustão Wärtsilä 12V32, movidos a óleo vegetal, sistemas auxiliares, casa de máquinas e engenharia. A planta terá alto rendimento e trará energia elétrica mais competitiva para a comunidade de Roraima. O início da operação comercial está programado para junho de 2021 e atenderá um Contrato de Compra de Energia (PPA) de 15 anos.

Roraima é o único estado brasileiro sem conexão com o SIN – Sistema Interligado Nacional. Atualmente, quase 100% da região é suprida por usinas termelétricas a diesel. Por essa razão, ter uma geração de energia a partir de óleo vegetal garante eficiência, confiabilidade e sustentabilidade ambiental.

O Grupo Oleoplan está presente em Roraima desde 2008 através da Palmaplan Agroindustrial. Esta empresa é responsável pelo desenvolvimento regional da cadeia produtiva de óleo de palma e sua demanda será alavancada pela usina termelétrica. A empresa possui cerca de 2,5 mil hectares plantados e uma unidade de extração de óleo de palma que abastecerá a usina da Palmaplan Energia.

— Este projeto é parte do plano de expansão do Grupo Oleoplan que busca ampliar a sua atuação no setor de geração de energia elétrica por meio de fontes renováveis. Estamos orgulhosos por contribuir com o suprimento de energia ao estado de Roraima e com o desenvolvimento sócio econômico das regiões onde atuamos, o que será feito de forma segura, eficiente e sustentável — disse Giovani Cruz, diretor de operações da Palmaplan.

Bruno Carneiro, BDM da Wärtsilä Energy Business, Brasil comentou: “O projeto da Central Geradora Palmaplan é extremamente importante para a Wärtsilä, pois consolida sua participação e experiência global na geração térmica renovável. Para o cliente também é significativo porque fornece ao projeto equipamentos com eficiência e confiabilidade, conforme exigido por sistemas elétricos isolados ”.

O processo de engenharia, construção e compras (EPC) já começou e sua conclusão está programada para o primeiro semestre de 2021. A Wärtsilä possui 2700 MW de capacidade instalada de energia no Brasil.

Perfil — A Wärtsilä é uma empresa de origem finlandesa, líder global em avançadas tecnologias para mercados marítimos e de geração de energia. Ao enfatizar a inovação tecnológica e eficiência energética e operacional, a Wärtsilä maximiza o desempenho ambiental e econômico das embarcações e usinas de energia de seus clientes. Para isso, a empresa vem ativamente encontrando novas formas de reduzir emissões, e empenha-se em ir além das normas ambientais vigentes, promovendo práticas ambientalmente saudáveis. A empresa possui operações em mais de 200 localidades distribuídas por aproximadamente 70 países ao redor do mundo.

No Brasil desde 1990, a Wärtsilä opera seu escritório matriz no Rio de Janeiro e centros de serviços em Niterói (RJ), Manaus (AM) e Pernambuco (PE), empregando cerca de 400 profissionais. A empresa já projetou e construiu 31 usinas de energia no país, ultrapassando a marca de 2,6 GW em potência instalada. Na área naval, a companhia tem no Brasil capacidade instalada superior a 3.400 MW em mais de 570 navios e embarcações.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira