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27/08/2020 - 09:21

Caixa registra lucro líquido de R$ 2,6 bilhões no 2T20 e R$ 5,6 bilhões no 1S20

O banco já pagou 95,5 milhões de pessoas, entregando R$ 202,8 bilhões de Auxílio Emergencial, Saque Emergencial do FGTS e Bem.

A Caixa, o maior banco brasileiro em número de clientes, anuncia o seu resultado consolidado do segundo trimestre, cujos destaques foi o lucro líquido de R$ 2,6 bilhões em segundo trimestre de 2020, redução de 16,1% sobre o primeiro trimestre de 2020. ROE atingiu 12,1%, com redução de 2,8 p.p. sobre o primeiro trimestre de 2020. Aumento de 40% na despesa com provisões de crédito no segundo trimestre de 2020, em relação ao primeiro trimestre de 2020. Índice de Basileia de 18,6% no segundo trimnestre de 2020, com capital de nível 1 atingindo 13,2%. Com R$ 302,9¹ bilhões, a Caixa paga o maior programa de benefícios sociais. 131,7¹ milhões de brasileiros poderão ser beneficiados. 40 milhões de cidadãos foram bancarizados com o pagamento dos benefícios. 36 milhões de pessoas que não estavam nos cadastros do governo foram atendidas. Oito em cada dez adultos estão recebendo algum benefício do Governo Federal via Caixa. Auxílio Emergencial: R$ 173,4 bilhões já pagos a 66,9 milhões de pessoas. Saque Emergencial FGTS: R$ 18,3 bilhões já pagos a 23,8 milhões de pessoas. Benefício Emergencial BEm: R$ 11,1 bilhões já pagos a 4,8 milhões de pessoas. Já foram abertas 91,7 milhões de contas Poupança Sociais Digitais gratuitas. Emissão de 67,5 milhões de cartões de débito virtuais já realizada. R$ 21,3 bilhões de transações já realizados via cartão virtual e QR Code. Primeira e maior instituição no Pronampe, com R$ 7,3 bilhões contratados.

Segundo o banco, durante a pandemia, única instituição a operar o Fampe, com R$ 2,2 bilhões contratados. Maior banco para as MPE, com total de R$ 9,5 bilhões contratados. R$ 100,5 bilhões de crédito contratados no segundo trimestre de 2020, recorde nos últimos quatro anos, no segundo trimestre. Crescimento de 83,7% em contratações de crédito imobiliário SBPE em relação ao segundo trimestre de 2019. Crescimento de 65,2% em contratação de consignado no segundo trimestre de 2020, em relação ao segundo trimestre de 2019. ¹ Estimativa de pagamentos e pessoas beneficiadas. Redução de 59,0% no custo dos IHCD no 1S20, em relação ao primeiro semestre de 2019. Nova redução da taxa de juros do cheque especial PF para 1,89 % a.m.

Carteira de crédito ampla totaliza saldo de R$ 720,1 bilhões — A carteira de crédito ampla da Caixa fechou com saldo de R$ 720,1 bilhões em junho de 2020. O aumento de 8,3% nas contratações de crédito impulsionou o crescimento de 5,5% no saldo da carteira em relação ao segundo trimestre de 2019, influenciado principalmente pelos aumentos de 7,2% em habitação, 34,3% em crédito rural, de 2,6% em saneamento e infraestrutura, de 1,1% em crédito comercial PF e de 6,3% na carteira comercial PJ.

Somente no segundo trimestre, a Caixa contratou mais de R$ 100 bilhões em crédito, valor 10,5% superior ao primeiro trimestre de 2020.

Participação da Caixa no crédito imobiliário atinge 69,3% — A Caixa é a líder da contratação com recursos SBPE. O saldo da carteira de crédito habitacional cresceu 7,2% em 12 meses e chegou a R$ 484,7 bilhões em junho de 2020, dos quais R$ 302,2 bilhões foram concedidos com recursos FGTS e R$ 182,4 bilhões com recursos SBPE. A Caixa detém a liderança desse mercado com 69,3% de participação.

No primeiro semestre de 2020, foram contratados na Caixa R$ 28,0 bilhões no Programa Minha Casa Minha Vida, o equivalente a 153,4 mil unidades habitacionais.

Atuação da Caixa para mitigação dos impactos do Covid-19: Auxílio Emergencial — Com pagamento de R$ 173,4 bilhões, e mais de 66,9 milhões de brasileiros beneficiados, foram feitos 246,6 milhões de pagamentos referentes ao Auxílio Emergencial até o dia 25 de agosto.

O Auxílio Emergencial é a maior ação de transferência de renda já realizada no Brasil e acumula também os seguintes números: . 109,0 milhões de cadastros processados; 1,7 bilhão de visitas ao site do Auxílio Emergencial; 457,8 milhões de ligações na central telefônica exclusiva 111; 114,7 milhões de downloads do aplicativo Auxílio Emergencial; 212,3 milhões de downloads do aplicativo Caixa Tem.

Saque Emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) — O público total do Saque Emergencial do FGTS é de 60 milhões de pessoas, com valor de R$ 37,8 bilhões em pagamentos. Até 24 de agosto, R$ 18,3 bilhões já foram pagos a 23,8 milhões de trabalhadores, com base na MPV 946/20, que limitou o valor de até R$ 1.045 por trabalhador, considerando a soma dos saldos de todas contas ativas ou inativas no FGTS.

Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda – Bem: a Caixa pagou R$ 11,1 bilhões para mais de 4,8 milhões de trabalhadores, por meio de pagamentos referentes ao BEm, que é voltado aos trabalhadores que tiveram redução proporcional de jornada de trabalho e de salários ou a suspensão temporária do contrato de trabalho, com base na MPV 936/2020.

Plataforma Digital – Caixa Tem — Com o potencial de atingir 131,7 milhões de contas poupança sociais digitais gratuitas, até 24 de agosto, 91,7 milhões já foram abertas. O app Caixa Tem viabilizou o maior movimento de inclusão social, digital e financeira do Brasil. Com potencial para pagamento da ordem de R$ 302,9 bilhões em benefícios sociais (Auxílio Emergencial, Saque Emergencial do FGTS, e “BEm”) para mais de 131,7 milhões de pessoas, o app apresenta o menor consumo de dados do mercado, tem foco nos segmentos de renda básica, social e microempreendedor individual (MEI) e pode realizar pagamentos, transferências e consultas a benefícios sociais, dentre outros.

Cartão de Débito Virtual — Com mais de 64,7 milhões de cartões emitidos no primeiro semestre de 2020, a Caixa, desde o lançamento da plataforma digital Caixa Tem, aprimorou seu cartão de débito virtual, com a finalidade de permitir o uso pelos beneficiários dos programas sociais, respeitando o distanciamento social. O cartão permite também a compra em mais de 1 milhão de sites de empresas. Até o dia 24 de agosto, foram emitidos 67,5 cartões, com R$ 18,8 bilhões em transações.

Funcionalidade QR Code no App Caixa Tem — A Caixa disponibilizou, em maio/2020, a opção para os clientes realizarem transações via QR Code, modalidade inédita, para qualquer maquininha. Seu uso é possível em lojas físicas que possuem equipamentos, com tecnologia compatível, para efetuarem as transações. No app também é possível que seus usuários enviem e recebam recursos entre si sem a necessidade de digitar dados bancários do destinatário dos recursos. Até o dia 24 de agosto, foram 35,4 milhões de transações, com volume de R$ 4,3 bilhões.

Mais de R$ 4,7 bilhões de transações nos Canais Digitais da Caixa — Com participação de 76,3% no total de transações, a Caixa vem aprimorando seus meios de pagamentos digitais, atingindo a marca de mais de 4,7 bilhões de transações em junho/2020 nos Canais Digitais da Caixa, compostos pelo Caixa Tem, Internet banking e Mobile Banking, excluindo-se aquelas realizadas na Rede Parceira.

Montante de R$ 9,5 bilhões de Crédito a Micro e Pequena Empresa - Pronampe e Fampe — De forma pioneira, a Caixa atendeu mais de 86,5 mil empresas, sendo a primeira a gastar seu limite total no Pronampe, contratando junto com a sua atuação única no Fampe mais de R$ 9,5 bilhões.

Até 21 de agosto, no Pronampe, a Caixa concedeu o montante de R$ 7,3 bilhões a mais de 57,9 mil empresas, e no Fampe, concedeu R$ 2,2 bilhões, atendendo a mais de 28,6 mil empresas.

Nova linha de crédito para antecipação do Saque-Aniversário do FGTS — A Caixa foi a primeira a disponibilizar a linha de crédito de Antecipação do Saque-Aniversário do FGTS, na qual não será necessário que os trabalhadores aguardem o mês de seu aniversário para ter acesso aos recursos, sendo possível antecipar o valor dos benefícios correspondentes aos próximos dois anos. A taxa de juros praticada para antecipação, de 0,99% a.m., está entre as mais baixas cobradas para pessoa física pela Caixa. Até o dia 24 de agosto, foram feitos 429,5 mil contratos, com volume de R$ 1 bilhão.

Medidas de Apoio à Pessoa Física, Jurídica e Micro e Pequena Empresa — Com o objetivo de amenizar os efeitos da pandemia no poder de consumo das famílias e apoiar a cadeia produtiva, foram desenvolvidas ações para fomentar a economia.

Medidas adotadas para Pessoa Física: . Nova redução da taxa de juros do cheque especial para 1,89 % a.m.;

. Nova redução da taxa de juros do cartão de crédito parcelado para 2,99% a.m.;

. Pausa de até 180 dias em diversas linhas de crédito, tais como CDC, Crédito Pessoal, Renegociação, Construcard, Veículos,

. Microcrédito, dentre outras;

. Carência de até 180 dias em contratações e renovações de crédito consignado.

Medidas adotadas para Pessoa Jurídica: . Pausa de até 90 dias no pagamento de parcelas de Capital de Giro, Financiamento de Veículos, financiamento de máquinas e equipamentos;

. Redução de taxas de juros de diversas linhas de crédito, tais como: Giro Caixa Fácil, Crédito Especial Empresa, Financiamento de máquinas e equipamentos, crédito rotativo e antecipação de recebíveis;

. Prorrogação de prazo de vencimento das prestações vencidas e vincendas no período entre 01/01/2020 a 14/08/202 nas operações de crédito rural cujos beneficiários tenham sofrido impacto na comercialização dos seus produtos em decorrência das medidas de distanciamento social.

Medidas adotadas para Micro e Pequena Empresa: . Até 26% de redução na taxa de juros nas linhas de capital de giro, com possibilidade de carência de até 90 dias nas operações parceladas;

. Pausa de até 90 dias no pagamento das parcelas de contratos de crédito;

. Linha de aquisição de máquinas e equipamentos com até 180 dias de carência, taxas reduzidas a partir de 0,83%a.m. á 1,14% a.m. e até 60 meses para pagamento.

Medidas de Apoio à Habitação — Para proteger e garantir o acesso à moradia da população de baixa renda e estimular a construção civil nacional, a Caixa implementou medidas com vista a atender tanto às pessoas físicas quanto às construtoras e incorporadoras.

Medidas de apoio à Pessoa Física: . Possiblidade de pausa ou pagamento parcial de 180 dias;

. Prazo de carência de 180 dias para novos contratos de financiamento;

. Negociação de contratos em atraso de 61 dias a 180 dias, com incorporação de encargos e pausa concomitante;

. Liberação de até duas parcelas na construção individual sem vistoria;

. Custas Cartorárias e ITBI Financiáveis — facilidade para o cidadão na contratação, minimizando a despesa inicial dos mutuários no momento da compra da casa própria;

. Registro Eletrônico do contrato habitacional – agilidade no registro e comodidade para o cidadão (1.356 cartórios na plataforma interligada, no momento, em 14 estados). Essa medida contribuirá para reduzir o tempo médio de atendimento de 45 para cinco dias.

Em julho/2020, as medidas com possiblidade de pausa ou pagamento parcial resultaram em 2,4 milhões de contratos pausados, o que correspondeu ao valor de R$ 242,9 bilhões.

Medidas de apoio às construtoras e incorporadoras: . Antecipação de até 20% dos recursos do financiamento à produção de empreendimentos para obras a iniciar;

. Possibilidade de pausa ou pagamento parcial de até 180 dias;

. Prazos de carência de 180 dias para início das obras e para iniciar a amortização da dívida das obras concluídas;

. Antecipação do financiamento pessoa jurídica em valor equivalente a 3 meses do cronograma de obra a executar;

. Prorrogação do cronograma físico-financeiro das obras;

. Liberação de recursos do financiamento não utilizados anteriormente;

. Utilização de recursos de repasses/recebíveis no pagamento de encargos dos empreendimentos, com funding SBPE, exceto Plano Empresário, otimizando a gestão do fluxo de caixa, possibilitando maior liquidez para as empresas;

. Flexibilização da comercialização mínima de 30% para 15% em empreendimentos com repasse na planta, com funding FGTS e SBPE, exceto Plano Empresário, fomentando o mercado imobiliário e incentivando o lançamento de novos empreendimentos;

. Flexibilização da exigência de 15% de obra em empreendimentos com repasse na planta, com funding FGTS e SBPE, exceto Plano Empresário, o que reflete em menor exigência de capital na fase inicial do projeto.

Atendimento — Para reduzir a concentração de clientes nas agências, e assim mitigar o risco de contágio entre clientes e/ou empregados nas unidades, a Caixa ampliou a disponibilidade de produtos e serviços no Internet Banking, no Mobile Banking (App), Agência Digital e Salas de Autoatendimento.

Em complemento, foi disponibilizado via WhatsApp o atendimento da Agência Digital para todos os clientes correntistas e poupadores da Caixa. Através da digitação da agência e número da conta, o cliente é direcionado para atendimento na sua agência de forma remota, e o serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 22h.

Empregados e Colaboradores — A Caixa distribuiu mais de 2,5 milhões de máscaras e mais de 36,5 mil protetores faciais de acrílico para empregados e colaboradores, bem como disponibilizou álcool em gel para uso em todas as unidades, sendo priorizadas as de atendimento ao público. As agências e salas de autoatendimento recebem higienização 5 vezes ao dia.

Visando reduzir as filas para atendimento ao público e preservar a integridade física dos clientes, empregados, colaboradores e das agências, a Caixa reforçou as unidades com até 5,0 mil novos vigilantes e recepcionistas.

Para fortalecer o atendimento emergencial e o suporte tecnológico, a Caixa contratou 296 novos empregados nas regiões Norte e Nordeste, para atuarem diretamente na linha de frente nas agências. Ainda, contratou 70 empregados especializados, com foco em tecnologia da informação. Desta forma, durante a pandemia, a Caixa adicionou 366 novos empregados a seu quadro funcional.

A Caixa promoveu encontros virtuais com empregados da rede, conduzidos por profissionais qualificados, com abordagens de temas como saúde mental durante a pandemia e dicas de cuidados com a mente e ações durante os atendimentos presenciais.

Além dessas medidas, criou Canais específicos para atendimentos sobre a COVID e disponibilizou o portal prevencaocoronavirus.caixa, site contendo todo o material divulgado para a prevenção e orientações aos empregados sobre como se precaver contra a doença, além de criar um Protocolo de atuação para Gestores, quando da identificação de casos na unidade.

Eficiência e redução de custo de capital — No primeiro semestre de 2020 houve uma redução de 59,0% no custo da atualização monetária dos IHCD em relação ao primeiro semestre de 2019, representando uma economia de R$ 942,7 milhões, influenciada principalmente pelo pagamento de R$ 11,35 bilhões ocorrido em 2019.

A devolução do IHCD significa uma economia direta para a Caixa, considerando que o custo dessa dívida é muito superior à Selic, a taxa básica de juros da economia, e reflete a premissa de preservação da sustentabilidade dos balanços financeiros do Banco, sendo parte do planejamento estratégico o pagamento do restante dos contratos.

Loterias arrecadam r$ 7,4 bilhões no primeiro semestre de 2020 — As Loterias Caixa arrecadaram R$ 7,4 bilhões no 1º semestre de 2020, sendo 8,2% menor que o apurado no mesmo período do ano passado.

Dentre os valores arrecadados no período, cerca de R$ 2,8 bilhões foram transferidos aos programas sociais do Governo Federal nas áreas de seguridade social, esporte, cultura, segurança pública, educação e saúde, correspondendo a um repasse de 37,3% do total arrecadado.

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