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14/05/2008 - 10:15

Um ano do Shopping Estação no portfolio da BRMALLS

Rio de Janeiro - A BRMALLS Participações S.A. (Bovespa: BRML3), a maior empresa integrada de Shopping Centers do País, vem informar, aos seus acionistas, detalhes sobre a evolução do Shopping Estação no portfolio BRMALLS, uma das maiores aquisições da BRMALLS durante o ano de 2007.

O Shopping Estação foi adquirido em 5 de fevereiro de 2007 e a passou contribuir para a receita consolidada da BRMALLS em abril de 2007. A totalidade do shopping mais o Centro de Convenções Embratel, complexo anexo ao shopping, foram adquiridos pelo valor total de R$108,8 milhões. A BRMALLS assumiu a administração e comercialização do shopping junto com a compra da propriedade e desde então, vem trabalhando em diversas frentes para a melhoria operacional do mesmo.

Inaugurado em Novembro de 1997, o Shopping Estação está localizado na cidade de Curitiba, no estado do Paraná, em uma das mais importantes avenidas da cidade.

Com 52,0 mil m² de ABL, o Shopping Estação é um empreendimento multiuso, e o único a reunir em um só espaço compras, entretenimento, cultura e eventos.

Principais esforços para a melhoria do shopping.: 1. Contratação de empresa de facilities que opera e gerencia as funções de manutenção, limpeza e segurança do Shopping. 2. Utilização da equipe comercial da BRMALLS e de sua rede de relacionamento para diminuir a vacância do shopping. 3. Terceirização do estacionamento através da contratação de empresa especializada neste tipo de operação; 4. Participação em campanhas de publicidade da rede agregando maior poder de atração de público; e 5. Contratação da GL Events, empresa francesa referência na administração de centros de eventos para a gestão do Centro de Convenções.

Avaliação do Ativo - Em fevereiro de 2007, a BRMALLS pagou R$108,8 milhões por 100% do ativo esperando um retorno de 12,2% a.a. real, desalavancado. A BRMALLS financiou a maior parte dessa aquisição com um empréstimo de R$70 milhões com o Banco Itaú. O empréstimo é de 12 anos, com amortizações mensais do principal e 12 meses de carência para o início das amortizações. Os juros são trimestrais a IGPM + 9,75% a.a. O retorno esperado alavancado, em fevereiro de 2007, era de 19,2% a.a. As mesmas projeções geravam um cap rate estimado de 10,8% para 2007 e 12,6% para 2008.

Devido aos esforços acima mencionados, o shopping vem obtendo um resultado de NOI muito melhor em relação ao ano anterior e bem acima das projeções iniciais na época da compra. O retorno real esperado desalavancado partindo do NOI realizado em 2007, é hoje de 17,1% a.a. (vs os 12,2% e utilizando nos cálculos as mesmas premissas da compra) e 30,5% a.a., alavancado. O cap rate atual para 2007 e 2008 são, respectivamente, 12,4% e 14,9%. | Site www.brmalls.com.br/ri | Por: PR Newswire

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