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28/08/2020 - 08:26

Marfrig registra lucro recorde de R$1,6 bilhão no 2T20


Fluxo de caixa livre atinge R$ 3,3 bilhões. Melhor performance de todos os indicadores financeiros é reflexo da excelência operacional da companhia. E assim demonstrou excelentes resultados no segundo trimestre do ano, na América do Sul e América do Norte.

A Marfrig (B3:MRFG3 e ADR Nível 1: MRRTY), maior fabricante mundial de hambúrgueres e segunda maior empresa global de carne bovina, apresentou na primeira quinzena de agosto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seu resultado fiscal do segundo trimestre de 2020, dados que de acordo com a companhia, este foi um período de recordes históricos, com resultado do desempenho operacional, significativamente acima da média de mercado — e das operações da América do Norte e América do Sul. A receita líquida consolidada atingiu, entre abril e junho deste ano, 18,9 bilhões de reais, um crescimento de 54% em relação ao mesmo período de 2019. O Ebitda ajustado disparou 266% na comparação anual, passando de R$1,1 bilhão para R$ 4,1 bilhões. A margem Ebitda Ajustado atingiu 21,5% neste segundo trimestre elevação de 1.247 pontos-base. O lucro líquido do período foi de R$1,6 bilhão, contra R$87 milhões no segundo trimestre do ano passado, crescimento de 1.743%. Os números registrados, muito acima das expectativas dos analistas, foram acompanhados por uma geração de caixa livre de R$ 3,3 bilhões.

Resultado da forte geração de caixa, o índice de alavancagem da Marfrig, medido pela relação de dívida líquida e Ebitda Ajustado dos últimos 12 meses, atingiu seus menores patamares históricos. Foi 1,79 vez, em dólares, e 2,07 vezes, em reais. Um term loan, com prazo de 36 meses e remuneração de Libor mais uma taxa de até 4% ao ano, substituiu um empréstimo ponte de US$ 500 milhões. Com isso, o prazo médio da dívida da Marfrig foi alongado para 4,4 anos e os vencimentos de longo prazo passaram a representar 82% do endividamento total. — Em um período tão atípico e desafiador, a Marfrig demonstrou sua capacidade de operar o negócio de proteína animal — diz Marcos Molina dos Santos, fundador e presidente do Conselho de Administração da companhia. — Mantivemos todas as nossas plantas ativas e aumentamos a produtividade, garantindo o que há de mais precioso: a segurança e a saúde dos nossos mais de 32 mil colaboradores —.

A Marfrig opera na América do Norte, onde detém o controle da National Beef, quarta maior empresa de carne bovina dos Estados Unidos, e na América do Sul, com 20 unidades distribuídas por Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. A Operação América do Norte abastece, principalmente, o mercado interno americano e é a maior exportadora de carne resfriada dos Estados Unidos para países asiáticos, como Japão e Coreia do Sul. A Operação América do Sul é a maior exportadora de carne bovina para China, um dos maiores destinos globais para produtos.

No segundo trimestre de 2020, as duas operações da Marfrig que, juntas garantem uma configuração geográfica privilegiada apresentaram seus melhores resultados históricos.

Operação América do Norte — Segundo a empresa, este foi o melhor trimestre, em termos de resultados financeiros, da trajetória da Operação América do Norte da Marfrig. A operação, capitaneada pela National Beef, apresentou recordes de receita líquida, Ebitda e margem. As receitas líquidas atingiram US$ 2,7 bilhões no período, crescimento de 19% na comparação com o mesmo período de 2019. O lucro bruto foi de US$ 687 milhões , 138,4% superior ao registrado no mesmo período de 2019. O Ebitda ajustado aumentou 170,3%, passando de US$ 235 milhões para US$635 milhões. E a margem Ebtida ajustado chegou a 23,7%, um avanço de 133 pontos-base na comparação anual. Com isso, a operação América do Norte representou, no trimestre, 77% do total de receitas líquidas e 86% do Ebitda consolidado da Marfrig.

Por trás desse resultado estão a robustez do mercado americano que, por conta do isolamento exigido pela pandemia, teve o aumento de consumo e de preços finais, e a queda do custo do gado, provocada por uma maior oferta local.

Operação América do Sul: — A Marfrig comprou bem, processou bem e vendeu bem. Nosso resultado é essencialmente operacional—, é assim que, Miguel Gularte, CEO da Operação América do Sul, explica o desempenho da empresa na região no segundo trimestre de 2020. No período, a receita líquida da Operação América do Sul atingiu R$4,4 bilhões, crescimento anualizado de 27,7%. O lucro bruto foi de R$ 802 milhões, quase 103% superior ao registrado no segundo trimestre de 2019. A margem bruta atingiu 18,2%. O Ebitda Ajustado foi de R$ 613 milhões , contra R$ 216 milhões no mesmo período do ano passado. A margem Ebitda chegou a 13,9% —- aumento anual de 77 pontos base.

Um dos pilares desse resultado foram justamente os avanços operacionais, iniciados no ano passado com a instituição de um programa de melhoria e eficiência. De março a junho de 2020, foram registrados -- como parte desse programa -- ganhos de rendimento de partes traseiras e dianteiras, redução do custo de embalagem por tonelada, melhoria na produtividade do abate e da desossa e redução do custo fixo, em reais, por boi processado.

Com o maior número de unidades habilitadas a exportar para a China —13 no total -— a Operação América do Sul da Marfrig obteve 68% de suas receitas totais provenientes do mercado internacional. Há um ano, essa participação era de 52%. Cerca de 65% das receitas de exportação estão ligadas aos mercados da China e de Hong Kong. — Estamos extremamente bem posicionados para atender o mercado asiático, um dos que mais crescem no mundo — diz Gularte.

No Uruguai, segundo maior mercado exportador da região, o destaque foi o aumento de 33% nas vendas de produtos orgânicos para os países do Nafta -- bloco que reúne Estados Unidos, México e Canadá , que já representam 13% do volume total exportado.

Mesmo com a crise da Covid-19, a operação América do Sul manteve suas unidades em funcionamento, graças à adoção de um rígido protocolo de segurança logo após o decreto de estado de pandemia pela Organização Mundial da Saúde.

Inovação, Sustentabilidade e Responsabilidade Social — Ao mesmo tempo em que trabalhava para garantir a continuidade e a excelência de suas operações, a Marfrig lançou uma série de outras iniciativas para reforçar seus pilares estratégicos. Para contribuir com as comunidades nas quais está incluída, a empresa distribuiu milhões de litros de álcool em gel, EPIs e alimentos. Além disso, doou 100 mil testes rápidos para detecção da covid-19 para o governo Federal, logo nos primeiros dias da crise, e se comprometeu a testar todos os seus 18 000 colaboradores no Brasil.

Um investimento de 50 milhões de reais foi anunciado, recentemente, para aumentar o crédito e alongar prazos de pagamento de pequenos estabelecimentos do food service, um setor duramente atingido pelas restrições impostas pela pandemia.

No pilar da inovação, o marco do período foi a formação, em maio, de uma joint-venture com a americana ADM. A PlantPlus Foods, como a empresa foi batizada, vai produzir, distribuir e vender produtos à base de plantas para os mercados da América do Sul e América do Norte. A Marfrig consolida, assim, sua posição em um dos mercados de alimentação que mais crescem no mundo.

Na frente da sustentabilidade, a companhia foi pioneira ao anunciar, no final de julho, o compromisso de rastrear 100% do gado adquirido e garantir uma produção livre de desmatamento em até dez anos. O programa Marfrig Verde+, desenvolvido em parceria com a IDH -- Iniciativa para o Comércio Sustentável, prevê ainda a regularização e inclusão de pecuaristas. Na mesma ocasião, a Marfrig anunciou um investimento de 500 milhões de reais em sustentabilidade até 2030.

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