Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/08/2020 - 08:17

Região Sudeste dobra índice de vendas online (100,95%) em julho

Frente ao mesmo mês do ano passado, aponta o índice MCC-ENET. O faturamento da região, considerando o mesmo período, também teve bom desempenho: 98,77%.

Não é novidade que a pandemia do coronavírus mudou o comportamento do consumidor, que está cada vez mais comprando pela internet. No Sudeste, a alta do e-commerce foi de 100,95% em julho frente ao mesmo mês do ano passado. Considerando a mesma data de comparação, o faturamento do setor também expandiu na região: 98,77%. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie.

Mesmo com bom desempenho, ao analisar os resultados de vendas por região, o Sudeste ficou em terceiro lugar, sendo o Nordeste (149,90%) o destaque e Sul (102,34%). Centro-Oeste (99,79%) e Norte (86,34%) ficaram nas duas últimas colocações.

— A manutenção dos altos índices de crescimento da região Sudeste mostra que consumidores criaram hábitos novos para aquisição de produtos de alto giro como Beleza, Saúde e Alimentos/Bebidas. Por isso, mesmo com a reabertura das lojas físicas, os percentuais de venda do e-commerce deverão permanecer em patamares muito altos em relação ao ano passado— afirma André Dias, coordenador do Comitê de Métricas da camara-e.net e diretor executivo do Neotrust|Compre & Confie.

Vendas online no Sudeste — A métrica de vendas do comércio eletrônico de julho frente ao mesmo mês do ano passado teve um resultado expressivo. Na comparação de julho com junho deste mesmo ano, a variação foi de 2,60%.

No acumulado do ano, os dados seguem positivos. Porém, apesar do crescimento,o Sudeste ficou em último lugar com 60,19%. Nordeste e Sul foram os dois primeiros colocados com (95,11%) e (69,49%) respectivamente, seguidos por Centro-Oeste (65,12%) e Norte (64,92%).

Faturamento do Sudeste — O faturamento do e-commerce no Sudeste, por sua vez, apresentou leve baixa em julho ante junho: -0,13%. No acumulado do ano, por sua vez, variou positivamente: 55,51%, ficando, novamente, em penúltimo no comparativo por região. Nordeste (100,26%), mais uma vez configura na liderança, seguido por Norte (60,49%). Já Sul (60,26%) e Centro-Oeste (54,40%) ocuparam as últimas posições.

Metodologia do MCC-ENET — Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie. | www.mccenet.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira