Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Itália recorda Toscanini no 50.º aniversário da sua morte

Itália prepara mostras, concertos e a abertura de um museu para o 50º aniversário da morte do maestro Arturo Toscanini, um dos maiores do seu tempo. Toscanini nasceu em 1867 em Parma – na casa onde nasceu será instalado o museu – e morreu a 16 de Janeiro de 1957 em Riverdale, perto de Nova Iorque, onde se exilou para fugir aos regimes fascistas da Itália e da Alemanha. Parma, precisamente, será o centro das comemorações, com diferentes atividades culturais e a abertura da casa-museu, de três andares, que acolherá objetos pessoais e profissionais do maestro e múltiplos registros da sua relação com outros diretores de orquestra da época. Parma dedicou a sua temporada de concertos 2007 ao maestro. As celebrações, ao longo do ano, incluirão, em Abril, a abertura de um moderno centro de estúdios de som, que explicará como, em redor de Toscanini, “cresceu o primeiro e importante fenômeno discográfico da história da música mundial”. La Scala, de Milão, oferecerá um concerto gratuito sob a direção do maestro argentino Daniel Barenboim, com a execução da Terceira Sinfonia de Beethoven. Na avaliação dos especialistas, Toscanini foi um incansável perfeccionista, com um ouvido prodigioso e uma incrível memória.

Conhecia de cor centenas de partituras originais, o que lhe permitia corrigir erros sem ter de as consultar. O seu êxito e a sua personalidade fizeram dele uma “lenda” para todos os públicos, que começou em 1886, quando integrou a orquestra de uma companhia de ópera que partiu para a América do Sul e, com apenas 19 anos, substituiu o maestro, vaiado pelo público e forçado a “sair de cena”. De regresso a Itália, foi contratado como maestro do Teatro La Scala, com o qual manteve uma tumultuada relação profissional, marcada por constantes abandonos e regressos.

Orquestra Petrobras Sinfônica completa 20 anos em 2007. Acompanhe a programação pelo site : www.petrobrasinfonica.com.br . As assinaturas começarão a ser vendidas para o público dia 5 de fevereiro. A partir de hoje, 22 de janeiro, os associados já poderão comprar seus ingressos.Veja o Banco de Partituras de Música Brasileira no site da Academia Brasileira de Música : www.abmusica.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira