Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2008 - 10:45

Luciano Figueiredo – Tercetos


A Galeria Lurixs: Arte Contemporânea apresenta a partir de 20 de maio a mostra “Luciano Figueiredo – Tercetos”, que reúne dez trabalhos recentes e inéditos do artista, em duas séries distintas. O uso de folhas de jornal, presença recorrente na trajetória do artista, ganha novo uso neste atual trabalho. Ao invés do uso direto de folhas ou recortes, tiras de jornal são ampliadas e reimpressas em papel de extrema nobreza, o francês Arches, com 600g de gramatura, criando linhas geométricas. Depois, este plano é desconstruído em três partes, e retrabalhado sobre novo suporte, especialmente construído pelo próprio artista: uma prancha com seis camadas de telas, em uma cuidadosa busca de organicidade no resultado final. E é sobre essa base que Luciano Figueiredo vai pintar com tinta acrílica, que revela ou se mistura às tiras gráficas impressas, a esta altura apenas uma alusão à sua função inicial, o de prover conteúdo ao leitor.

O artista, que admite ter encarado um “trabalho braçal” neste longo processo, se diz satisfeito com o resultado. “Teria sido mais simples fazer tudo sobre madeira ou MDF, mas preferi a construção orgânica”. Ele ri ao se lembrar da clássica história do cineasta Luchino Visconti, que obcecado por garantir a veracidade de época em “O Leopardo”, chegou a encher de roupas as gavetas das cômodas do cenário, ainda que jamais fossem mostradas ao público.

A outra série de trabalhos inéditos mostrados na Lurixs são pequenas pinturas acopladas em planos diferentes, criando o que o artista chama de “dinâmica planar”. A fluidez e transparência do trabalho, feito em acrílica sobre tela, remete à aquarela. “Queria fazer uma série de pequeninos, e levei muito tempo a alcançar esse resultado, formar esse conjunto”, conta. Cada trabalho tem três pinturas, o que originou o título “Tercetos”, retirado do texto crítico do escritor Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos.

Luciano Figueiredo nasceu em 1948 em Fortaleza, mas vive e trabalha no Rio de Janeiro desde o final dos anos 1960. À parte de seu trabalho como artista, é curador – realizou ano passado a exposição “Waly Salomão Babilaques”, no Oi Futuro, no Rio – , e desempenhou várias funções institucionais, como diretor da Funarte (1986-1988), coordenador técnico do Projeto Helio Oiticica (1981-1997), e diretor do Centro de Arte Hélio Oiticica, função que desempenha desde 2004. Fez ainda trabalhos em diversas áreas artísticas, como cenografia de espetáculos e capas de discos (de Jards Macalé, Gal Costa e Caetano Veloso, por exemplo), abertura e direção de arte de vários filmes (de Julio Bressane, Leon Hirszman e Caetano Veloso), e design de livros.

Há quatro anos fez uma mostra na Galeria Lurixs, e ano passado fez a individual Peinture, Relief””, na Galerie D’ Est et D’Ouest, em Paris. Em 2005 fez a exposição “Du Journal à la Peinture”, no Musée Départementale, em Gap, França, que foi acompanhada de um belo livro da Coleção Vaia, da Editora Fage. Esta mostra veio no ano seguinte para o Paço Imperial, no Rio de Janeiro.

Luciano Figueiredo – Tercetos, de 21 de maio a 12 de julho de 2008, de seg a sex, das 14h às 19h sábado: agendamento por telefone. Entrada franca. Lurixs: Arte Contemporânea, Rua Paulo Barreto, 77 Botafogo, 22280-010 Rio de Janeiro-RJ Brasil | TF + 55 (21) 2541 4935 / 9386 3950   | www.lurixs.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira