Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2008 - 10:46

Funarte abre, dia 15 de maio, novas exposições do Prêmio Atos Visuais, em Brasília

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) apresenta, a partir de 15 de maio de 2008 (quinta-feira), as novas exposições do Prêmio Atos Visuais 2007/2008. Na Galeria Fayga Ostrower, duas obras de Lais Myrrha dividem espaço com um trabalho assinado por Daniel Trench e Felipe Cohen. O Espaço Marquise recebe criações do grupo Corpos Informáticos. A mostra fica em cartaz, em Brasília, até 22 de junho, com entrada franca, e a Funarte oferece visitas mediadas, com transporte gratuito.

Lais Myrrha participa da mostra com o vídeo Compensação dos erros e a instalação Teoria das bordas I, obras que, segundo a crítica Marília Panitz, colocam em foco "o embate entre a efemeridade das formas frente ao esforço de sua leitura". Daniel Trench e Felipe Cohen apresentam, juntos, a instalação Vento encanado, constituída por dois vídeos (um projetado na parede, outro apresentado em um monitor) que reproduzem imagens de movimentos quase invisíveis, como o vento deslocando folhas de papel e ondulando tecidos. Por fim, o grupo Corpos Informáticos, único a expor no Espaço Marquise, apresenta o trabalho Composição urbana 07 para Ueb Arte Iterativa.

Esta é a quarta de uma série de seis mostras previstas para a edição 2007/2008 do Prêmio Atos Visuais. A proposta do programa é incentivar a criação de arte contemporânea, promover a circulação de obras e divulgar o trabalho de artistas de todas as regiões brasileiras.

Para ocupar a Galeria Fayga Ostrower e o Espaço Marquise entre dezembro de 2007 e setembro de 2008, foram contemplados 14 trabalhos - de um total de 243 inscritos - nas áreas de pintura, escultura, gravura, desenho, fotografia e fotolinguagem, instalação, intervenção, performance, vídeo, imagem digital e outras linguagens híbridas, como as novas mídias. Cada artista ou grupo selecionado recebeu prêmio inédito no valor de R$ 6.250 para viabilizar seu projeto.

A seleção dos premiados ficou a cargo de uma comissão designada pela Funarte, composta por André Parente, curador independente, crítico de arte, mestre e doutor em Comunicação pela Université de Paris VIII; Eduardo Veras, mestre e doutorando em Artes Visuais pela Universidade do Rio Grande do Sul; e Wagner Barja, mestre em Arte e Tecnologias da Imagem pela Universidade de Brasília e diretor do Museu Nacional da República em Brasília.

A partir da edição 2007/2008 do Atos Visuais, a Funarte oferece visitas mediadas à exposição. O público pode agendar gratuitamente a visita de grupos, que serão recebidos por um contador de histórias que introduz o visitante no universo da arte contemporânea. Em seguida o grupo faz uma visita às exposições, com a mediação de estudantes de artes especialmente preparados pelas arte-educadoras Marília Panitz e Renata Azambuja. O serviço atenderá escolas, ONGs e outros grupos interessados. Escolas públicas e entidades que necessitem poderão solicitar o transporte gratuito, oferecido pela Administração de Brasília e pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Exposição: de 17 de maio até 22 de junho, de segunda a domingo, das 9h às 21h, no Complexo Cultural da Funarte em Brasília, Galeria Fayga Ostrower e Espaço Marquise, Eixo Monumental - Setor de Divulgação Cultural (atrás da Torre de TV), Brasília (DF) Telefones: (61) 3322-2027 e 3322-2029 | E-mail: [email protected] | Entrada franca

Visitas mediadas.: Inscrições gratuitas pelo telefone (61) 3322-2029, terça-feira e quarta-feira, às 10h e às 14h, enquanto durar a exposição. Transporte gratuito opcional Apoio: Administração de Brasília e Secretaria de Cultura do Distrito Federal

Os artistas - Lais Myrrha (Minas Gerais, 1974) é formada em artes plásticas pela Escola Guignard da UEMG e mestre pela Escola de Belas-Artes da UFMG. Já teve obras expostas na Galeria de Arte da CEMIG (MG), no Museu de Arte da Pampulha (MG), no Programa Trajetórias do Centro Cultural Joaquim Nabuco (PE), na mostra do Prêmio Projéteis Funarte de Arte Contemporânea (RJ) e do Prêmio Atos Visuais (Brasília), entre outras. Contato: (31) 8886 3901

Daniel Trench (São Paulo, SP, 1978) é designer gráfico, artista plástico, professor do curso de design visual da ESPM-SP e mestre em poéticas visuais pela ECA-USP. Foi premiado pela Fiat Mostra Brasil com o filme O sonho de Constantino. Participa, como artista convidado, da seção "Contemporâneo" da revista Bravo! Já teve obras expostas no Ateliê 397 (SP), no Paço das Artes (SP), na Mostra Brasil em Cartaz (França) e na 6ª Bienal de Design Gráfico da ADG - Associação dos Designers Gráficos do Brasil. Contato: (11) 8255 1200

Felipe Cohen (São Paulo, SP, 1976) é artista plástico, ilustrador e professor formado pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Já viu suas obras expostas no Centro Cultural São Paulo, no Centro Universitário Mariantonia (SP), na Galeria Virgilio (2006), na Fiat Mostra Brasil (SP), no 14º Salão da Bahia (MAM - Salvador) e na Galeria André Viana (Porto, Portugal). Contato: (11) 8283 9068

Corpos Informáticos - Bia Medeiros (coordenadora) é doutora em artes pela Universidade Paris 1 e pós-doutora em Filosofia pelo CIPh (Paris). Professora da Universidade de Brasília - UnB, possui diversos textos e livros publicados. Contato: (61) 9115 4422. Carla Rocha é especialista em mídias digitais pelo Temple University e bacharel em artes visuais pela UnB. Diego Azambuja cursa bacharelado em artes cênicas na UnB. É pesquisador em artes cênicas e tem texto publicado nos Anais da ANPAP.

Fernando Aquino cursa bacharelado/licenciatura em artes visuais na UnB. É pesquisador em arte e tecnologia e tem texto publicado no nº 22 (2007) da revista Polêmica, da UERJ.

Hugo Cabral cursa bacharelado em artes cênicas na UnB. É pesquisador em artes cênicas. Kacau Rodrigues é bacharel em artes visuais pela UnB e pesquisadora em videoarte e mídias digitais. Possui diversos vídeos editados e trabalha na Olhar Multimídia.

Larissa Ferreira é bacharel em dança pela UFBA e mestranda em performance e tecnologia pela UnB. Realiza pesquisas nas áreas de videoarte e performance.

Luiz Ribeiro é mestre em educação pela UnB e professor de artes da rede pública do Distrito Federal. Márcio H. Mota cursa bacharelado/licenciatura em artes visuais na UnB e realiza pesquisas em fotografia e videoarte. Marta Mencarini é bacharel em artes visuais pela UnB, mestranda em arte e tecnologia pela UnB e pesquisadora em videoarte e performance.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira