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05/09/2020 - 07:27

Grupo Fleury cria plataforma que usa ciência de dados e inteligência artificial

Baseada na ciência de dados, Saúde iD nasce para reinventar o acesso à saúde no Brasil.

Desenvolvida a partir da atuação da SantéCorp, marca do Grupo Fleury, plataforma integra produtos e serviços de saúde; Prontmed, provedora de prontuário eletrônico, e startup israelense Sweetch, especializada em prevenção e gerenciamento de doenças crônicas, são as primeiras parceiras.

Em 2019, a inflação médica no Brasil foi de 16%, quatro vezes a inflação oficial do País. Para pacientes, médicos, operadoras e empresas que contratam serviços como planos de saúde para seus funcionários, essa conta é cada vez mais difícil de ser fechada. O maior desafio do sistema de saúde brasileiro é encontrar um modelo que lhe garanta sustentabilidade. A Saúde iD é uma empresa de tecno logia, baseada na ciência de dados e inteligência artificial, que chega para reinventar o consumo de produtos e serviços de saúde no Brasil e dar sustentabilidade ao setor.

Lançada a partir da base de dados de SantéCorp, uma empresa do Grupo Fleury, a Saúde iD é uma plataforma que integra produtos e serviços de saúde, de modo a garantir mais qualidade e eficiência a toda a jornada do paciente – que está no centro da estratégia. — Investimos 50 milhões de reais para criar o maior ecossistema de saúde do País e mudar radicalmente o modo como a saúde é hoje consumida— diz Eduardo Oliveira, CEO da Saúde iD. — Nosso propósito é que o indivíduo tenha uma visão única e integrada de sua saúde — completa.

Por um aplicativo o paciente pode agendar e realizar teleconsultas, consultas presenciais, marcar e acessar resultados de exames diagnósticos, consultar seu prontuário eletrônico, auto gerenciar seus problemas de saúde (doenças crônicas) e, no futuro, ter acesso a um marketplace que oferecerá desde venda e entrega de medicamentos a kits de alimentação saudável, bens de consumo e ofertas para adoção de hábitos saudáveis. A saúde do indivíduo, assim como já acontece em outros aspectos de seu dia a dia, agora estará a um clique de distância. Pela primeira vez, o paciente será o dono de todas as suas informa ções de saúde e as terá integradas em um único local (e não precisará mais contar seu histórico a cada médico que visitar ou exame que realizar).

— Vamos democratizar o acesso à saúde, abrindo oportunidades para que healthtechs e empresas do setor desenvolvam soluções online e offline de qualidade para serem incorporadas à plataforma — afirma Oliveira. A curadoria dos produtos e serviços que vão compor o ecossistema, assim como a governança da plataforma, ficarão sob a responsabilidade da própria Saúde iD.

Para operadoras e empresas que contratam serviços de saúde para seus colaboradores, a plataforma vai resultar no uso mais racional dos recursos, tornando-se uma ferramenta poderosa para ajudar a diminuir a curva de reajuste de inflação médica. Ao integrar todos os dados de consumo de saúde, a plataforma consegue oferecer às empresas e operadoras contratantes um valioso serviço de health analytics, algoritmos preditivos, entrega de relatórios e desenvolvimento de protocolos que terão impacto direto na gestão da carteira de saúde dos funcionários. A Saúde iD significa inteligência de dados que possibilita a melhor gestão de cuidados p ossível.

O crescimento da plataforma se dará em três fases e começa com a gestão de sete milhões de vidas (quatro milhões vindas da SantéCorp e três milhões do Grupo Fleury). Inicialmente, a Saúde iD irá oferecer todos os serviços prestados já pela SantéCorp, incluindo a atenção primária (porta de entrada no modelo de saúde), e vários do Grupo Fleury, como, Cuidado Integrado para Empresas, Centro de Infusões, Day Clinic e coleta domiciliar, por exemplo. Estarão disponíveis ainda os serviços de telemedicina prestados por SantéCorp e Grupo Fleury, lançados há apenas quatro meses e que juntos j&aacut e; realizaram mais de 30 mil consultas.

Essa primeira fase irá incluir também na plataforma duas empresas parceiras não controladas pelo Grupo Fleury. Uma delas é a Prontmed, uma das maiores provedoras de prontuários eletrônicos do Brasil. A outra é a startup israelense Sweetch, healthtech especializada em prevenção e gerenciamento de doenças crônicas.

A segunda e terceira fases de crescimento terão como objetivo trazer para a Saúde iD mais parceiros (drogarias, hospitais, profissionais de saúde etc.), novas ofertas para indivíduos e médicos e estimular a multiplicação de transações entre esses diferentes participantes, de modo a gerar um efeito positivo de rede. Quanto mais participantes e mais transações, maior o benefício para quem já está presente e para quem entra. Tudo isso com a administração responsável dos dados, seguindo todas as recomendações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). — A plataforma é altamente e scal&aac ute;vel, sem limitadores de crescimento — diz Oliveira.

Desde 2017 o Grupo Fleury vem desenvolvendo uma série de competências digitais que foram fundamentais para a concepção da Saúde iD. A pandemia da Covid-19 acelerou de forma exponencial essa estratégia de digitalização. — Conseguimos aliar inovação e 94 anos de excelência médica de forma inédita no Brasil — afirma Carlos Marinelli, presidente do Grupo Fleury. — Assim como em mercados na China, onde plataformas de saúde como Ping An se tornaram a principal avenida de crescimento do setor, temos convicção de que a Saúde iD será um vetor de expansão acelerada para o Grupo Fleury— completa.

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