Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/09/2020 - 09:00

Caminhos do Agro


Tecnologia aumenta produtividade da cana com uso racional de recursos naturais, diz diretor da UPL.

O aumento produtivo da cana sem o aumento da área cultivada é um dos mais importantes objetivos da agricultura e só poderá ser alcançado com o desenvolvimento e o uso de ferramentas tecnológicas que auxiliem os produtores. Essa é a análise de Marcelo Zanchi, diretor de marketing da UPL Brasil, uma das quatro maiores empresas de soluções agrícola do país — que protagonizou mais uma transmissão do projeto Caminhos do Agro SP, em 02 de setembro.

"Produzimos tecnologias há mais de dez anos, buscando junto com os agricultores trazer soluções específicas para as culturas e para as regiões. Com isso, temos a otimização dos recursos naturais – água, solo, luz e energia – e um melhor aproveitamento dos insumos", destacou Zanchi, complementando que essas ações contribuem para uma maior produção de cana por hectare e, ainda, o incremento de açúcar por tonelada de cana e a sustentabilidade do segmento.

A cana-de-açúcar é uma das mais importantes culturas agrícolas do país, que produz mais de 700 milhões de toneladas anualmente, rendendo valor de produção superior a R$ 5 bilhões. Atualmente, cerca de 58% da produção do cultivo está concentrada no Estado de São Paulo. Essas lavouras têm importância histórica para o desenvolvimento da região econômica desde o período colonial. Por isso, a UPL destacou na transmissão sua nova solução para os canaviais: o FlyUP.

— O FlyUp é a utilização de imagens áreas para fazer um mapeamento de infestações de ervas daninhas na cana-de-açúcar. Por meio de voos, conseguimos ter imagens de altíssima precisão e até 5 mil hectares lidos em algumas horas, o que é um ganho operacional bastante forte. Com isso, suportamos as usinas principalmente a ter uma decisão mais rápida e assertiva, melhorando a eficiência no controle de pragas — explicou o diretor durante live transmitida pelas redes da TV Cultura.

O episódio "Cadeias produtivas: cana-de-açúcar" contou ainda com a participação do secretário estadual da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, e do Ricardo Mussa, presidente da Raízen, empresa que detém o maior processamento de cana-de açúcar do Brasil.

Inteligência artificial no manejo da cana — FlyUP, debatido no projeto Caminhos do Agro, é uma das tecnologias mais modernas do mundo para o mapeamento aéreo de plantas daninhas e doenças nos canaviais. Trata-se de uma inovação baseada em inteligência artificial e também no uso de imagens de altíssima precisão, com capacidade de chegar até o nível do solo. Com três aeronaves, o dispositivo captura imagens com resolução de 0,3 mm/pixel de campos ao nível das folhas e pode percorrer 5.000 hectares por dia a 200 km/h.

A partir do sobrevoo, os clientes da UPL recebem informações e insights sobre as culturas imediatamente, identificando os primeiros sinais do surgimento de plantas daninhas, doenças fúngicas e até deficiências nutricionais. Os relatórios de cada voo são validados e revisados tecnicamente. Os reportes finais têm a assinatura de Pedro Christoffoleti, doutor em fitopatologia e ervas daninhas e professor e pesquisador da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo.

Caminhos do Agro — A websérie Caminhos do Agro é realizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento paulista, em parceria com a UPL e outras empresas. Os episódios serão transmitidos pelos canais do YouTube da TV Cultura (https://www.youtube.com/cultura) e da pasta (https://www.youtube.com/agriculturasp).

O projeto tem 10 episódios que mostrarão iniciativas, projetos, pesquisas e ações que contribuem para que o produtor paulista tenha uma produção cada vez mais eficiente e sustentável para abastecer o mundo. A UPL será a participante central em mais três episódios: agro seguro (21 de outubro), mercado (4 de novembro) e consumo (18 de novembro).

A UPL também participará de quatro lives sobre culturas específicas. Depois da edição sobre cana, será a vez da citricultura, em 28 de outubro. A olericultura – o cultivo de legumes – estará em pauta no dia 25 de novembro. Por fim, em 9 de dezembro, será a vez de abordar a maior e uma das mais importantes culturas brasileiras, a soja. | upl-ltd.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira