Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2008 - 11:14

Energia do bagaço da cana é tema de seminário

Potencialidades da Geração de Energia no Setor Sucroalcooleiro de Alagoas foi tema de uma das palestras do I Seminário Estadual de Energia. Ministrada pelo consultor e engenheiro elétrico Rogério Gondim Oiticica, a palestra abordou a evolução da agroindústria canavieira do Estado na geração de energia elétrica. O evento, iniciado no dia 13 de maio (terça-feira) e prossegue até 14, no Centro de Convenções, em Maceió-AL.

Segundo Oiticica, depois da crise de energia em 2001, foi definida uma política em relação à venda do excedente de energia, levando algumas indústrias do setor a investir no aumento da capacidade de geração. "As usinas estão investindo a cada dia em equipamentos e procedimentos para o aumento da produção de energia. Alagoas produz em média 30 kw de energia por tonelada de cana, o que representa aproximadamente 50% da sua capacidade. O grande desafio continua em explorar o bagaço da cana em sua totalidade, o que deve ser alcançado em médio prazo devido à modernização e a potencialidade do setor sucroalcooleiro", explicou.

Mais de 400 pessoas entre profissionais, empresários e estudantes participaram da abertura do evento. O objetivo do seminário é discutir as alternativas de geração de energia em Alagoas e discutir novos meios de produção e investimentos tecnológicos.

Representando o presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, o assessor do sindicato, Alfredo Cortez, destacou que as usinas em Alagoas estão cada vez mais atentas ao seu papel, tanto em relação à modernização como o compromisso social. "Apesar da crise que o setor está vivenciando em relação ao preço da cana, as usinas alagoanas continuam se destacando pelo esforço no desenvolvimento de suas potencialidades", disse.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira