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15/05/2008 - 09:08

Vale anuncia investimentos no noroeste de Minas

Projeto, em parceria com o governo do Estado, garante recursos para produção e escoamento de grãos na região.

A Vale, em conjunto com sua controlada Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), e em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, anunciou no dia 14 de maio (quarta-feira), em Belo Horizonte, um projeto de desenvolvimento para a região noroeste do Estado, que permitirá a criação de um novo corredor de exportação de grãos.

O projeto, a partir de sua implantação, vai incentivar na região a produção de 2,6 milhões de toneladas de grãos para exportação, com a geração de cerca de 20 mil empregos em toda a cadeia produtiva, além de incrementar em R$ 77 milhões a arrecadação estadual até 2013.

A controlada da Vale e seus parceiros investirão R$ 300 milhões nos próximos cinco anos. Além da recuperação e aumento de capacidade nos trechos ferroviários entre os municípios de Pirapora e Sete Lagoas, serão realizados investimentos na implantação do terminal multimodal de Pirapora e na aquisição e reforma de locomotivas e vagões.

A partir de 2009, o trecho ferroviário entre Pirapora e Corinto interligará a região ao restante da malha ferroviária da FCA e à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), o que permitirá o escoamento da produção de soja, milho e outros grãos, até o porto de Tubarão, em Vitória (ES). Em contrapartida, por este corredor chegará ao noroeste de Minas fertilizante e outros insumos.

O projeto Noroeste de Minas surgiu de um estudo feito pela Vale que identificou grande potencial de produção de grãos no Estado. A sinergia da empresa com os parceiros envolvidos possibilitará o desenvolvimento de uma nova região produtora.

O Governo dará suporte ao projeto por meio de pavimentação e recuperação de rodovias, disponibilidade de linhas de crédito para custeio e investimento agrícola, além de um programa de promoção e fomento da região.

Ferrovias - A Vale tem as ferrovias mais produtivas e eficientes do ponto de vista operacional e ambiental, e investe cada vez mais na ampliação de sua capacidade para atender ao crescimento da demanda dos seus clientes.

Nos últimos sete anos, as ferrovias da Vale transportaram 180 bilhões de TKU (tonelada.quilômetro útil) de carga geral. Desse total, 27,5 bilhões de TKU somente em 2007, quando a Logística representou 4,6% da receita total da companhia, que foi de US$ 33.115 milhões.

A Vale é a empresa que mais investe em Logística no Brasil. Entre 2003 e 2007, os investimentos no segmento somaram US$ 3,5 bilhões. Nesse período, a Vale investiu US$ 722 milhões na compra de 16 mil vagões, sendo 92% fabricados no Brasil, o que levou ao renascimento da indústria nacional de equipamentos ferroviários.

Além do Noroeste de Minas, a Vale é responsável pelos grandes projetos de infra-estrutura ferroviária do país. A empresa opera a Ferrovia Norte Sul (FNS), entre os estados do Maranhão e Tocantins, e é responsável pela construção da Variante Litorânea Sul, que será operada pela FCA.

FCA - A FCA é responsável pela operação de uma malha com 7.080 km de linhas e abrange sete estados - Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Sergipe, Goiás, Bahia, São Paulo - e o Distrito Federal.

Uma das maiores ferrovias do país em extensão, a FCA é também o principal eixo de conexão entre as regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Sua frota atual é formada por 11,8 mil vagões e 477 locomotivas, todas monitoradas via satélite (GPS).

Os principais produtos transportados pela concessionária são: combustíveis (álcool e derivados de petróleo), calcário, soja, farelo de soja, açúcar, milho, toretes, cimento, bauxita, ferro gusa, clínquer, fosfato, cal, combustíveis (álcool e derivados de petróleo), produtos petroquímicos e siderúrgicos.

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