Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/05/2008 - 09:20

Alerj comemora 200 anos da Polícia Civil com concessão de medalha


Concessão de honrarias, abertura de exposição e lançamento de selo marcaram as comemorações pelos 200 anos da Polícia Civil no Brasil no dia 14 de maio (quarta-feira), na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Para iniciar as celebrações, o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), entregou a mais importante honraria da Casa, a Medalha Tiradentes, ao chefe da Polícia Civil do Estado, delegado Gilberto da Cruz Ribeiro. O parlamentar afirmou que "a função da Polícia, de assegurar a paz e a segurança, não é uma tarefa fácil, mas tem sido demonstrada com afinco. "Temos confiança na instituição e tenho, pessoalmente, orgulho em receber o delegado Gilberto Ribeiro, hoje chefe de Polícia, para conceder esta medalha", afirmou.

Na solenidade, Picciani também foi homenageado pela Polícia Civil com a Medalha Prima Inter Pares, criada para comemorar o bicentenário da instituição, destinada a agraciar personalidades e entidades que tenham contribuído para o prestígio e progresso da polícia judiciária no país. Na ocasião, Picciani destacou que há tempos a Segurança Pública deixou de ser preocupação apenas da sociedade. "O tema Segurança Pública envolve diversos setores e é motivo de atenção também dos gestores responsáveis por assegurá-la e dos legisladores, que podem contribuir para fortalecer as instituições responsáveis por mantê-la. "A falta de segurança afasta investimentos, freia o crescimento econômico e alimenta o círculo vicioso da desigualdade social, que faz com que a violência aumente", destacou o presidente.

"O princípio básico para a existência da Polícia e do Parlamento, ao contrário do que pode parecer, são semelhantes", destacou o chefe de Polícia. Gilberto Ribeiro ressaltou que seja por meio de leis e fiscalização ou no exercício das funções de polícia judiciária e investigações de delitos já cometidos, a finalidade de ambas as instituições é assegurar a paz, a segurança e seus compromissos com a população. "E na sociedade em que vivemos, em um estado democrático de direito, a democracia depende muito da qualidade de suas instituições, em especial da polícia", lembrou Gilberto Ribeiro, mencionando o texto "Polícia e Sociedade na Europa", de Jean-Claude Monet.

O fortalecimento da instituição foi destacado também pelo secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, que representou o governador do Estado, Sergio Cabral. "Hoje a Polícia possui total autonomia administrativa. Instituímos critérios para indicação de delegados por promoção e mérito e privilegiamos um processo de transparência que privilegia a gestão e o profissional e atualmente nós temos o que há de mais moderno em equipamentos de inteligência na América Latina", revelou. E no bicentenário, o secretário anunciou os próximos projetos para a Instituição. "Teremos a inauguração do novo prédio do Instituto Médico Legal (IML), estamos estudando a reforma do prédio do Instituto de Criminalística Carlos Éboli, vamos inaugurar várias unidades de Delegacias Legais em todo o estado e encomendamos 50 viaturas, além das 100 já adquiridas", anunciou.

Durante o evento, o Ministério das Comunicações e os Correios lançaram o selo comemorativo dos 200 anos da Polícia Civil no Brasil. O ato de aplicação do carimbo de primeiro dia de circulação e assinatura do livro de registro de lançamentos filatélicos foi realizado pelo gerente de Segurança Patrimonial dos Correios do Rio, Leone Martini Galvão de Souza, e foi sucedido pela obliteração, ato que coloca o selo oficialmente em circulação, realizada pelo deputado coronel Jairo (PSC), pelo secretário de Segurança e pelo chefe de Polícia Civil. As peças filatélicas que foram obliteradas pelas autoridades passarão a compor o acervo do Museu Nacional dos Correios, em Brasília, e servirão como fonte de pesquisa e registro por sua importância história e sociocultural para o País. Após a sessão, encerrada com o Hino da Polícia Civil, foi aberta a exposição sobre os 200 anos da instituição, no Saguão Getúlio Vargas do Palácio Tiradentes.

Os deputados Coronel Jairo (PSC), que presidiu parte da sessão, e Wagner Montes (PDT), que preside a Comissão de Segurança Pública da Alerj, além do gerente de Segurança Patrimonial dos Correios do Rio, Leone Martini Galvão de Souza, e do general-de-brigada Eduardo da Silva, do Comando Militar do Leste, ajudaram a compor a Mesa. Os deputados Altineu Côrtes (PT), Álvaro Lins (PMDB), André do PV, Armando José (PSB), Beatriz Santos (PR), Délio Leal (PMDB), Dica (PMDB), Dionísio Lins (PP), Domingos Brazão (PMDB), Alcides Rolim (PT), Édino Fonseca (PR), Fernando Gusmão (PCdoB), Flávio Bolsonaro (PP), Gilberto Palmares (PT), Graça Matos (PMDB), João Pedro (DEM), João Peixoto (PSDC), Jodenir Soares (PTdoB), José Nader (PTB), Luiz Paulo (PSDB), Marcos Abrahão (PSL), Mário Marques (PSDB), Natalino (DEM), Pedro Paulo (PSDB), Iranildo Campos (PTB), Rogério Cabral (PSB), e Marcus Vinícius (PTB) também participaram da solenidade. | Foto: O presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), entrega a mais importante honraria da Casa, a Medalha Tiradentes, ao chefe da Polícia Civil do Estado, Gilberto da Cruz Ribeiro | www.alerj.rj.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira