Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/05/2008 - 09:22

Terminal da Aracruz irá operar com calado de 40 pés

O primeiro terminal da margem leste (São José do Norte) do Porto do Rio Grande, o terminal marítimo da Aracruz, irá operar com um calado de 40 pés, conforme previsto nos projetos da Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) e da Secretaria de Infra-Estrutura e Logística do RS (Seinfra). Atualmente a área onde ficará o terminal, localizada em frente ao canal do Norte, já conta com 40 pés de calado natural. No entanto, o canal que fará a ligação entre o canal do Norte e o do Superporto (em frente ao Píer Petroleiro), que permitirá a entrada e saída de navios na Lagoa dos Patos, conta hoje com apenas 31 pés.

Já com o objetivo de implantar terminais na margem leste com 40 pés, a Suprg executou estudo para definir o traçado geométrico do canal de ligação, visando o seu aprofundamento. Com esses dados a Superintendência iniciou a elaboração do projeto para a execução da dragagem do canal de ligação que deve remover 1,5 milhão de metros cúbicos de sedimento, com investimento em torno de R$ 20 milhões. A obra conta com a parceria da Aracruz Celulose que contemplará em seu Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto/Ambiental (EIA/Rima), além da instalação do terminal marítimo, o aprofundamento do canal de ligação. O empreendimento da Aracruz será exclusivo para utilização do transporte marítimo, sendo no terminal realizado o transbordo de carga das barcaças vindas de Guaíba para os navios que farão à exportação.

Para tratar desse tema, o diretor Técnico do Porto do Rio Grande, Carlos Renato da Cruz Rodrigues, esteve participando na última quarta-feira (14 de maio), à tarde, de reunião na Secretaria Especial de Portos (SEP), em Brasília. Conforme Rodrigues, está sendo dado andamento junto a SEP para que a dragagem de aprofundamento do canal de ligação de 31 para 40 pés seja executada juntamente com a de 40 para 60pés (Superporto). "Por tratar-se de uma obra de aprofundamento compete ao Governo Federal à execução e para isso estamos trabalhando para incluí-la no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) juntamente com os projetos que já beneficiam o porto rio-grandino", salientou o diretor Técnico do Porto do Rio Grande.

O aprofundamento do canal de ligação também beneficiará o Porto Novo do Rio Grande, visto que ele também é responsável por ligar o cais público ao Superporto. Com a execução dessa obra poderá ser aprofundado o calado do Porto Novo de 31 para 40 pés, que atualmente já conta com dois berços de atracação preparados estruturalmente para operar com essa profundidade.

A Aracruz Celulose lançará, no próximo sábado (17), às 10h30min, em São José do Norte, o Programa de Alfabetização de Adultos, na presença da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius. O evento representa o início das atividades da Aracruz na cidade que abrigará um terminal marítimo privativo especializado para exportação de celulose. || www.portoriogrande.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira