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15/05/2008 - 09:47

Saraiva apresenta resultados recordes e consolida suas operações

No primeiro trimestre do ano, a receita bruta atinge R$295,7 milhões e registra um crescimento de 27,5% em relação às receitas do 1°T07.

Os resultados do Grupo foram novamente recordes e indicam avanços importantes na consolidação de suas operações. As estratégias adotadas pela Saraiva possibilitaram fortalecer ainda mais sua posição de mercado, em um trimestre positivo para o segmento editorial e livreiro, impulsionado pela recuperação da economia brasileira e crescentes investimentos em educação. Em março de 2008, a Livraria Saraiva adquiriu a Siciliano S.A. ("Siciliano"). Esse importante movimento estratégico tem como objetivo fortalecer a posição da Companhia no mercado varejista de produtos ligados à cultura, lazer e informação. A Siciliano possui 16 mil m2 de área de vendas, está presente em 13 estados brasileiros - incluindo o Distrito Federal -, possui 52 lojas próprias e 11 lojas franqueadas.

O lucro líquido consolidado atingiu novo recorde e totalizou R$ 43,1 milhões, superando em 5,6% o resultado do 1T07. Incluindo as operações da Siciliano, o EBITDA consolidado (lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações) somou R$ 70,4 milhões e representa um aumento de 7,9% em relação ao EBITDA registrado no mesmo período do ano anterior. A receita bruta consolidada alcançou R$ 295,7 milhões, com crescimento de 27,5% em relação ao 1T07, e já inclui R$ 9,5 milhões de receitas da Siciliano entre 07/03/08 a 31/03/08. Sem considerar as operações da Siciliano as receitas brutas do grupo cresceram 23,7% no 1T08.

Editora Saraiva - As vendas de livros no mercado privado apresentaram elevação de 9,3%, acumulando R$ 112,2 milhões, impulsionadas pelo crescimento de 15,2% na área de livros jurídicos e de 51,4% na área de livros de economia, administração, contabilidade e negócios. O resultado das vendas no mercado privado é extremamente positivo, principalmente considerando a maturidade do segmento editorial brasileiro. A venda de livros para as escolas públicas de nível Fundamental e Médio foi integralmente reconhecida no 4T07, afetando a base de comparação entre o 1T07 e o 1T08. No 1T07 foram contabilizados 16% dos R$ 85 milhões contratados para o ano letivo de 1007, ou seja, 19,1 milhões de reais. Essa sistemática não se repetiu no 1T08, uma vez que 100% dos contratos para o ano letivo de 2008, no valor de 99,4 milhões, foram inte gralmente faturados no 4T08.

A Editora Saraiva, pela primeira vez em sua história, imprimiu e entregou os livros no mesmo ano fiscal, antecipando o reconhecimento das receitas e o recebimento das vendas. Portanto, não houve faturamento de receitas no âmbito dos programas PNLD e PNLEM no 1T08, apesar dos contratos terem sido recordes, com crescimento de aproximadamente 17% em relação às receitas dos contratos assinados em 2006. Por essa razão, a receita bruta da Editora registrou queda de 7,6%. A margem EBITDA passou de 43,7%, no 1T07, para 47,0% no 1T08. Essa performance foi possível pela mudança no mix de receita bruta, com maior participação das vendas ao mercado e conseqüente melhora nas margens brutas.

Os investimentos realizados no 1T08 acumularam R$ 1,7 milhão e foram destinados a projetos de tecnologia da informação. A Pigmento Editorial, empresa adquirida em dezembro de 2007 e responsável pelo desenvolvimento do Ético Sistemas de Ensino, foi incorporada pela Editora Saraiva em 01/02/2008 e passou a ser uma de suas unidades de negócio. Os investimentos programados para 2008 visam completar o catálogo de soluções educacionais dessa unidade de negócio, que, a partir de 2009, oferecerá conteúdos completos da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo também conteúdos de cursos Pré-Vestibulares.

Livraria Saraiva - A receita bruta da Livraria Saraiva totalizou R$ 185,1 milhões, 56,5% superior à obtida no 1T07. O forte desempenho das vendas tem sido positivamente influenciado, tanto pelo crescimento do varejo eletrônico (+85,7%), como pelo incremento da receita proveniente das lojas físicas e respectiva expansão orgânica (+42,9%) e pelo crescimento das lojas físicas comparáveis (+ 23,5%). O crescimento das vendas nas lojas físicas comparáveis prova a assertividade das estratégias de negócio da Livraria Saraiva, que têm como premissas básicas à qualidade do acervo de suas lojas, a agilidade e excelência no atendimento e os serviços diferenciados oferecidos aos seus clientes.

A performance positiva nas vendas da Livraria Saraiva tem sido impulsionada também pela bem-sucedida estratégia de inclusão de novas categorias de produtos, em especial de artigos de informática, com crescimento de 175,3% em relação ao 1T07. Também foi adotado um plano estratégico para intensificar a atuação da Livraria Saraiva no período de volta às aulas, o que possibilitou crescimento de 41,2% na área de livros escolares e de 22,2% em papelaria. Outro fator que tem contribuído para o crescimento nas vendas é a enorme aceitação do programa de fidelização "Saraiva Plus" e do Cartão de Crédito Saraiva junto aos clientes.

O EBITDA alcançou R$ 18,1 milhões, montante 50% superior ao registrado no 1T07. A margem EBITDA atingiu 10,7% no 1T08, ligeiramente inferior aos 11,1% do 1T07. Essa redução da margem reflete a mudança do mix de produtos da Livraria Saraiva e o efeito das despesas não-recorrentes nos resultados do 1T08, no valor de R$ 1,2 milhão. Sem essas despesas recorrentes a margem EBITDA da Livraria Saraiva teria sido de 11,4% no 1T08.

Durante o 1T08, foram investidos R$ 63,4 milhões, com destaques para a aquisição de 100% das ações da Siciliano S.A., por R$ 60 milhões. Esse preço de aquisição ainda está sujeito aos ajustes oriundos das variações nas contas de capital de giro e dívida líquida da Companhia entre 30 de novembro de 2007 e 06 de março de 2008, data do fechamento do negócio. A Siciliano possui 52 lojas próprias e 11 lojas franqueadas, além de operar um site de comércio eletrônico. Com esse investimento, a Livraria Saraiva agregou cerca de 16 mil m2 à sua área de vendas. Além disso, foram realizados investimentos iniciais para abertura, em abril de 2008, da 37ª loja da Livraria Saraiva foi de R$ 1,3 milhão - ou a 100ª loja da rede, se incluídas as lojas da Siciliano - na cidade de Juiz de Fora, estado de Minas Gerais.

Saraiva.com - Divisão de Varejo Eletrônico da Livraria Saraiva - O comércio eletrônico tem conquistado cada vez mais representatividade nas operações da Livraria Saraiva. A participação no total de receita bruta da Livraria cresceu de 31,7% no 1T07 para 37,6% no 1T08. As condições macroeconômicas para o crescimento do varejo eletrônico nacional são muito favoráveis, com a queda contínua do preço dos computadores e dos serviços de acesso, além da expansão da oferta de crédito ao consumidor. Esse cenário aliado às sinergias resultantes da introdução de novas categorias de produtos tem possibilitado o forte incremento da receita e da geração de valor.

A estratégia de ampliar as categorias de produtos tem se mostrado especialmente importante para o crescimento da Saraiva.com. Além dos segmentos de produtos de informática e de livros importados - que juntos representaram 26,3% das vendas no 1T08, ante 15,7% no 1T07 -, outras categorias têm sido adicionadas após aprovação dos estudos de viabilidade, dentre as quais destacamos a recém introduzida linha de telefonia celular.

Além do crescimento do mix de produtos ofertados, a Companhia investiu na qualidade do atendimento e intensificou as ações de marketing, o que contribuiu para a elevação do ticket médio em 30,1% no 1T08, em comparação ao valor obtido no 1T07.| Site: www.saraiva.com.br

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