Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/09/2020 - 05:23

Certificação internacional

Atesta que a CMPC alia produtividade a boas práticas sustentáveis em todo processo fabril. Selo EU Ecolabel confirma as ações de sustentabilidade ambiental da companhia, desde a extração de eucalipto até a produção, distribuição e descarte dos resíduos.

A celulose produzida pela CMPC - Guaíba BEKP (celulose kraft de eucalipto, da sigla em inglês Bleached Eucalyptus Kraft Pulp) acaba de receber o selo EU Ecolabel, que garante a qualidade do seu ciclo produtivo da celulose, atendendo todos os critérios sustentáveis estabelecidos pela Comissão Europeia, como a gestão de resíduos, emissões de gases, consumo de energia, matéria-prima certificada e práticas de manejo sustentável.

Reconhecido em toda a Europa e no mundo, o selo UE Ecolabel é um certificado de excelência ambiental concedido a produtos e serviços que seguem altos padrões ambientais ao longo de seu ciclo de vida, desde a extração de matérias-primas até a produção, distribuição e descarte de resíduos. Não é à toa que a CMPC recebe a certificação que atesta a credibilidade de uso de um produto sustentável do início ao fim, já que o cuidado com os recursos naturais - além de fazer parte de seu propósito - está presente em todo o processo produtivo da empresa. Desde a floresta, manejada com toda responsabilidade, certificada pela principal instituição do mundo, Forest Stewardship Council (FSC), até o processo fabril.Reconhecido em toda a Europa e no mundo, o selo UE Ecolabel é um certificado de excelência ambiental concedido a produtos e serviços que seguem altos padrões ambientais ao longo de seu ciclo de vida, desde a extração de matérias-primas até a produção, distribuição e descarte de resíduos. Não é à toa que a CMPC recebe a certificação que atesta a credibilidade de uso de um produto sustentável do início ao fim, já que o cuidado com os recursos naturais - além de fazer parte de seu propósito - está presente em todo o processo produtivo da empresa. Desde a floresta, manejada com toda responsabilidade, certificada pela principal instituição do mundo, Forest Stewardship Council (FSC), até o processo fabril.

A empresa possui mais de 900 hortos florestais em 71 municípios do Rio Grande do Sul, totalizando 426 mil hectares, dos quais 41,5% são preservados, correspondendo a 176 mil campos de futebol. As florestas da CMPC captam mais de 14 milhões de toneladas de CO2 da atmosfera, reduzindo consideravelmente o impacto da intensificação do efeito estufa. Além disso, a planta industrial de Guaíba já é zero resíduo, isso porque por meio do Hub CMPC de Economia Circular, 99,8% das 600 mil toneladas de resíduos geradas por ano a partir da produção de celulose são reaproveitadas. Resíduos como lodo da estação de efluentes, serragem, cinza e casca de eucalipto são transformados em 15 novos produtos, desde matéria-prima para produção de cimento e painéis de madeira até corretivo de PH do solo e fertilizantes orgânicos usados na agricultura e para jardinagem.

— A Europa é um importante mercado para a CMPC, uma vez que importa cerca de 30% da nossa celulose. Receber este selo é a chancela de todas as ações de sustentabilidade ambiental que temos desenvolvido ao longo dos anos, promovendo a bioeconomia e seguindo padrões internacionais de produção e de qualidade — afirma Daniel Ramos, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da CMPC no Brasil. | www.cmpc.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira