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15/05/2008 - 10:12

Mercadolibre, INC. anuncia resultados financeiros do primeiro trimestre fiscal 2008

Receita do primeiro trimestre cresceu 75,2%, totalizando US$ 28,8 milhões, o lucro operacional cresceu 117,6 % a US$ 6,5 milhões, oesultado antes de impostos teve um incremento de 162,9%, totalizando US$4,9 milhões.

MercadoLibre, Inc. (Nasdaq: MELI; http://www.mercadolibre.com), provedor da maior plataforma de compras, vendas e pagamentos pela internet da América Latina, anunciou na data de ontem, os resultados financeiros correspondentes ao primeiro trimestre fiscal de 2008, finalizado em 31 de março de 2008. Clique aqui para visualizar o Demonstrativo Financeiro, lembrando que todos os valores estão expressos em dólares americanos.

"Tivemos um excelente início de ano por termos alcançado altos níveis de crescimento em todas as nossas métricas principais, como receita, volume transacionado (GMV - Gross Merchandise Volume) e volume de pagamentos online. Um fator fundamental para nosso sucesso continua sendo o número crescente de conexões de banda larga nas residências, que atualmente crescem a uma das taxas mais rápidas do mundo. Planejamos prosseguir esta expansão do nosso mercado pondo em prática nossa estratégia de oferecer aos usuários um experiência de qualidade superior em transações pela internet e, desse modo, consolidar ainda mais a nossa liderança de mercado", declarou Marcos Galperin, Presidente e CEO do MercadoLibre, Inc.

Resultados Financeiros do primeiro trimestre - MercadoLibre reportou sua receita líquida consolidada para o primeiro trimestre do ano finalizado em 31 de março de 2008, de US$28,8 milhões, o que representa uma porcentagem de crescimento trimestral ano a ano de 75,2% frente aos US$16,5 milhões do primeiro trimestre de 2007. A receita da plataforma de compra e venda (Marketplace) que representa 81,4% da receita líquida, cresceu 65,4% para US$23,5 milhões (frente aos US$14,2 milhões para o mesmo período do ano anterior). A receita na plataforma de pagamentos, que representa 18,6% da receita líquida, cresceu 136,7% para US$5,4 milhões diante dos US$2,3 milhões do mesmo período do ano anterior. As receitas tiveram um incremento principalmente pelo sólido crescimento do volume de vendas dos produtos e pelo volume total de pagamentos. Melhoras no take rate em ambos os segmentos de negócio, definidos como receitas da plataforma de compra e venda (Marketplace) como porcentagem do volume de produtos negociados no segmento de compras e vendas (marketplace) e receita de pagamentos como porcentagem do volume total de pagamentos para o segmento de pagamentos, também contribuíram para o crescimento das receitas do trimestre. O take rate da plataforma de compra e venda (marketplace) cresceu 5,2% e o take rate da plataforma de pagamentos cresceu 10,2% produzindo um take rate consolidado de 6,4%.

O lucro bruto cresceu 75,9% no primeiro trimestre, atingindo US$22,8 milhões frente a US$13,0 milhões do mesmo período no ano anterior, representando uma margem bruta de 79,1% (frente a 78,8% referente ao mesmo período do ano anterior). O lucro operacional cresceu 117,6% alcançando US$6,5 milhões, diante dos US$ 3,0 milhões do primeiro trimestre de 2007. O lucro operacional inclui o impacto de US$0,4 milhão decorrentes de gastos de uma compensação relacionada à aquisição do Classified Media Group, Inc. (CMG). A companhia espera que US$ 1,5 milhão remanescentes de gastos de compensação relacionados com a compra da CMG sejam registrados no segundo trimestre de 2008. Incluindo-se os gastos de compensação, a margem operacional do primeiro trimestre foi de 22,7%, comparando-se com 18,3% do primeiro trimestre de 2007.

O resultado do período antes de impostos para o período de três meses foi de US$4,9 milhões, um aumento de 162,9% comparados com US$1,9 milhão durante o mesmo período de 2007. O lucro líquido do período foi de US$2,1 milhões, representando US$ 0,05 de lucro diluído por ação, refletindo um incremento de 108% de US$ 1 milhão, ou US$ 0,02 diluído por ação durante o mesmo período em 2007. O resultado do primeiro trimestre de 2008 reflete uma alíquota de imposto efetiva de 58,1% devido em parte a impostos adicionais, derivados da introdução de novos impostos no México e de certos gastos não dedutíveis realizados na Venezuela.

"Estamos muito satisfeitos com o robusto crescimento de nossas unidades de negócio e dos vários mercados da América Latina em que operamos", afirmou Nicolás Szekasy, Chief Financial Officer. "Apesar do impacto dos gastos de compensação relacionados com a compra da CMG e o impacto dos novos impostos, atingimos melhora significativa em nossa rentabilidade durante o trimestre".

Perspectiva - "Esperamos outro bom ano em 2008 já que rumamos para uma aceitação positiva dos nossos produtos e serviços. Também esperamos crescimentos em nossas receitas e eficiência adicional nas operações para usuários através da expansão da nossa plataforma de pagamentos em todas as regiões em que operamos", acrescentou Marcos Galperín.

Principais métricas do negócio - Destacam-se algumas das métricas-chave do negócio para o primeiro trimestre finalizado em 31 de março de 2008.

Usuários Registrados ― Os novos usuários registrados para o período de três meses finalizado em 31 de março de 2008 somaram 1,6 milhões, gerando uma base total de usuários registrados confirmados de 26,5 milhões, o que representa um incremento de 34,5% sobre os 19,7 milhões de usuários registrados até 31 de março de 2007.

Volume de transações ― O volume total dos produtos transacionados (GMV - Gross Merchandise Volume) foi de US$449,7 milhões para o primeiro trimestre de 2008, representando 43,9% de crescimento com relação ao volume total dos produtos negociados de US$312,5 milhões para o mesmo período de 2007. MercadoLibre totalizou 4,6 milhões de itens vendidos (Successful Items) durante o primeiro trimestre de 2008, 17,2% a mais que os 3,9 milhões de artigos vendidos durante o mesmo trimestre em 2007. O total de pagamentos foi de US$52,3 milhões durante o período de três meses finalizado em 31 de março de 2008, um crescimento de 96,6% sobre o volume total de pagamentos de US$26,6 milhões para o mesmo período de 2007.

Definição das métricas operacionais selecionadas - Novos usuários registrados ― Medida da quantidade de novos usuários que se registraram na plataforma de compras e vendas do MercadoLibre (Marketplace) e confirmaram seu cadastro.

Usuários registrados totais ― Medida da quantidade acumulada de usuários que se registraram na plataforma de compra e venda do MercadoLibre (Marketplace) que confirmaram seus cadastros.

Volume total de produtos transacionados (GMV) ― Medida da soma total de todas as transações realizadas pela plataforma de compra e venda do MercadoLibre (Marketplace) em dólares americanos excluindo-se as categorias Carros, Motos e Outros; Imóveis; e Serviços.

Itens vendidos ― Medida da quantidade de artigos vendidos/comprados pela plataforma de compras e vendas do MercadoLibre (Marketplace)

Volume total de pagamentos ― Medida da soma total de todas as transações pagas via MercadoPago em dólares americanos.

Take rate ― Percentual de receita líquida sobre o volume total de produtos negociados.

MercadoLibre - MercadoLibre é a maior plataforma de compras e vendas pela Internet da América Latina. Somos líderes de mercado em comércio eletrônico na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela, de acordo com números de usuários únicos e páginas vistas durante o ano de 2007. Adicionalmente, lançamos recentemente plataformas de comercio eletrônico na Costa Rica, República Dominicana e Panamá. Com um mercado de mais de 550 milhões de pessoas e uma região com uma das porcentagens de penetração de Internet de maior crescimento, oferecemos a compradores e vendedores um ambiente sólido de comercialização pela Internet que fomenta o desenvolvimento de uma grande e crescente comunidade de comércio eletrônico. Desenvolvemos e disponibilizamos uma solução tecnológica e comercial que responde aos desafios culturais e geográficos específicos da América Latina.

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