Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/05/2008 - 10:19

A modernização da eletro-eletrônica na indústria da mobilidade será tema de seminário

Somente a partir da década de 70 que efetivamente a eletrônica começou sua grande escalada nas aplicações automotivas.

O sistema de alimentação de combustível com gerenciamento eletrônico é o exemplo mais conhecido dos consumidores, e tem o peso da redução do consumo de combustível e os benefícios de preservação do meio ambiente.

Na esteira deste processo inicial de modernização surgiram outros que ampliaram ainda mais o uso da chamada “eletrônica embarcada” que foram implementados na indústria da mobilidade, tais quais, os freios ABS, air-bags, amortecedores controlados eletronicamente, sistemas de navegação, painel de instrumentos inteligentes, computadores de bordo, sistemas de diagnose, entrou outros, privilegiando a segurança e o conforto.

De acordo com o professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo Hélcio Onusic, cerca de 35% do custo de um veículo é dispendido pela eletrônica, e não se refere apenas a aspectos do powertrain, mas arquitetura, chicotes, entretenimento a bordo, entre outros. O tema será discutido na décima edição do Seminário sobre a Eletro-Eletrônica Aplicada a Mobilidade, organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), no dia 29 de maio, em São Paulo.

“A ênfase dos fabricantes dos veículos, especialmente de passeio, volta-se para o conforto e a tecnologia de bordo. Veículos não serão mais só um meio de transporte, mas também uma extensão da casa e do escritório”, explica Onusic.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira