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10/10/2020 - 07:11

Vale anuncia joint venture para operar o Projeto West III: investimentos de US$ 624 milhões


No Porto de Shulanghu, na cidade de Zhoushan, província de Zhejiang, China.

A Vale informou no dia 09 de outubro (sexta-feira), que seu Conselho de Administração aprovou o estabelecimento, por meio de sua subsidiária Vale International S.A., de uma Joint Venture com a Ningbo Zhoushan Port, uma subsidiária do Zhejiang Provincial Seaport Investment & Operation Group Co. Ltd., para construir, possuir e operar o Projeto West III no Porto de Shulanghu, na cidade de Zhoushan, na província de Zhejiang, China.

O Projeto West III consiste na expansão das instalações do Porto de Shulanghu, desenvolvendo um pátio de estocagem e berços de carregamento com capacidade adicional de 20 Mtpa. Ao participar do projeto, a Vale garantirá uma capacidade portuária total de 40 Mtpa em Shulanghu, o que ajudará a Vale a otimizar custos em sua cadeia de valor.

O projeto tem investimentos com valor plurianual total de RMB 4,3 bilhões (US$ 624 milhões, capital total, base 100%) e inclui a aquisição de direitos de propriedade e o desenvolvimento da capacidade portuária de 20 Mtpa, incluindo a construção de um novo pátio de estocagem e dois berços de carregamento, sujeitos a aprovações regulatórias.

A Vale deterá 50% da joint venture e ambas as partes pretendem obter empréstimos de terceiros de até 65%, mas não menos que 50% do investimento total. Com essas premissas, a contribuição de capital da Vale para o projeto variará entre US$ 109 milhões e US$ 156 milhões, aproximadamente. A construção do projeto, que deve durar até três anos, terá início após ambas as partes obterem as aprovações antitruste e outras aprovações regulatórias na China.

O projeto garantirá capacidade portuária estratégica para a Vale na China, uma vez que o porto de Shulanghu permite a atracação de navios Valemaxes e a otimização dos custos de transporte e distribuição da Vale.

A estratégia de blendagem — Em 2015, a Vale lançou o Brazilian Blend Fines (BRBF), produto resultante da mistura de finos de minério de ferro de Carajás, no Sistema Norte, com finos de minério de ferro dos Sistemas Sul e Sudeste, que se complementam em termos de características físicas, químicas e metalúrgicas.

O BRBF é produzido no Terminal Marítimo de Teluk Rubiah na Malásia e em dezessete portos na China, incluindo o Porto de Shulanghu. Esse processo reduz o tempo necessário para atendimento dos mercados asiáticos e aumenta nossa capilaridade de distribuição ao permitir o uso de embarcações menores.

A estratégia de blendagem também permite planos de mineração mais eficientes e aumenta o uso de métodos de processamento a seco, que por sua vez reduzem investimentos, estendem a vida útil de nossas minas e reduzem o uso de água em nossas operações: uma flexibilidade fundamental para lidar com os desafios de curto prazo.

O parceiro — A Ningbo Zhoushan Port Company Limited é a operadora dos terminais públicos do Porto de Ningbo Zhoushan, que ocupou o primeiro lugar por 11 anos consecutivos em termos de movimentação total de carga no mundo. Como uma das maiores operadoras de terminal na China, a Ningbo Zhoushan Port Company Limited está envolvida no carregamento e descarregamento de contêineres, minério de ferro, petróleo, carvão, gás liquefeito, grãos, entre outras cargas. Possui dois berços capazes de receber navios de 400.000 DWT. A parceria entre a Vale e a Ningbo Zhoushan Port Company Limited tem sido continuamente fortalecida nos últimos anos e expandida para muitos projetos estratégicos.

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