Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/05/2008 - 10:24

Planejamento de viagem na pauta das famílias brasileiras

Conceito ainda pouco conhecido dos brasileiros, o time share, ou simplesmente tempo compartilhado, tem cada vez mais espaço no mundo. E aqui no Brasil, já ganha força e estimula famílias a planejar sua viagem de lazer com antecedência. Isto mesmo. Planejamento, aliado à oportunidade de ter acesso a produtos de alto nível pagando preços compatíveis com a realidade da classe média.

Em um primeiro momento pode parecer algo complexo, mas é simples de entender. No Brasil, o sistema mais conhecido é o da compra de direito de uso de hospedagem em hotéis e funciona da seguinte forma. O cliente adquire um pacote de semanas que podem ser utilizadas em dez ou 20 anos, dependendo do plano. Na prática, a família garantiu as suas próximas férias por um valor entre 30 e 40% menor do que a tarifa cheia, sem contar a inflação no período.

Há ainda outra vantagem acumulada, que é o intercâmbio de férias. A família proprietária de um pacote de diárias no sistema de tempo compartilhado pode utilizar os serviços da RCI - Resorts Condominiums International para trocar as suas semanas e se hospedar em mais de 4.200 resorts afiliados ao sistema.

O crescimento no Brasil nos últimos anos, na média de 20%, supera o avanço do time share no mundo, cerca de 6,5%. Isto se explica pela crescente preocupação do brasileiro com a qualidade de vida, o que acarreta a decisão de viajar. Mas o fato é que, mesmo em expansão, o time share apresenta um potencial latente no País. Por aqui, movimenta cerca de R$ 120 milhões por ano, enquanto no mundo o valor é de US$ 13 bilhões.

Além de pouco conhecido, no passado o sistema gerou desconfiança do brasileiro, mas é seguro e altamente rentável. Além de economizar e garantir as férias do futuro, a família que adquire um pacote de time share tem a possibilidade de explorar novos destinos a cada ano, coisa difícil de ocorrer quando as férias não são planejadas. E para a indústria hoteleira, esta é a saída ideal para conter os efeitos do faturamento sazonal e ampliar a ocupação em períodos de baixa temporada.

Nos cinco continentes, o time share é considerado a forma mais moderna e econômica de viajar e não está restrito apenas a hospedagens. Nos Estados Unidos e na Europa, podem-se adquirir aviões, helicópteros e até carros de luxo por meio do tempo compartilhado. Na Europa, por exemplo, local onde o sistema está mais popularizado, há até uma feira anual sobre este modelo de negócio - chamada Fractional Life Expo.

O estresse do mundo moderno e a crescente necessidade de passar mais tempo juntas levam as famílias a valorizar mais o tempo livre, seja um final de semana, um feriado prolongado ou as férias. Quando se adquire um pacote de tempo compartilhado, a família "se obriga" a viajar nas férias. Independente do que aconteça, as semanas estão lá e podem ser utilizadas a qualquer momento. É uma espécie de seguro de férias, já que a família garante desde já as férias dos próximos anos. Viagem marcada sem dor de cabeça. Um convite tentador.

. Por: Alejandro Moreno, diretor geral da RCI - Resorts Condominiums International no Brasil

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira