Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/05/2008 - 12:36

Prefeitura lança Pólo Turístico da Lagoa

Objetivo é desenvolver o turismo na região.

Um cartão postal vivo. Cercado por alguns dos mais conhecidos pontos turísticos do Rio, o espelho d'água de 2,4 quilômetros quadrados da Lagoa Rodrigo de Freitas se tranforma em pólo turístico, numa parceria do poder público com as empresas privadas da região.

Para divulgar o novo pólo foi lançado no dia 14 de maio (quara-feira), no quiosque Palaphita Kitch (na Lagoa Rodrigio de Freitas), o guia bilingue Circuito Turístico da Lagoa Rodrigo de Freitas. Uma iniciativa da Prefeitura do Rio, através da Secretaria Especial de Turismo. São mil exemplares que serão distribuídos entre os operadores de turismo. Participaram do evento o Secretário Especial de Turismo, Rubem Medina, e empresários da região e do trade turístico da cidade. O objetivo desta parceria é fazer com que o setor privado una esforços com a Prefeitura no sentido de buscar melhorias para a região.

O guia traz um mapa da Lagoa e indica 24 restaurantes e quiosques; 12 passeios e programas de esporte e lazer; os parques da Catacumba, Lage e Jardim Botânico; os shoppings Leblon e Rio Design Leblon; 5 teatros; a feira de antiguidades da praça Santos Dumont; a fundação Eva Klabin e o Planetário da Gávea, entre outras opções de lazer. E dá dicas de transporte, para se chegar ao bairro.

No século 16, a lagoa era habitada pelos índios tupinambás, que a chamavam de Sacopenapan (caminho dos socós - uma ave da região). Os colonizadores portugueses instalaram na região engenhos de açúcar. Em 1702, a lagoa ganhou o nome de Rodrigo de Freitas - homenagem ao militar português que passou a ser o privilegiado dono de toda aquela beleza.

Mais tarde, em 1808, ao chegar ao Rio, o herdeiro do trono português, dom João VI, escolheu as margens da Lagoa para instalar a sede do Real Horto, atual Jardim Botânico.

A região ficou ocupada por fazendas e chácaras até a chegada da urbanização e do progresso, que veio de bonde, em 1870.

"Com a criação do pólo e a edição dos guias, pretendemos desenvolver ainda mais o turismo na Lagoa. Os pólos são uma parceria da prefeitura com o setor privado que vem funcionando muito bem. Os empresários se uniram e, com o apoio do poder público, vão atrair cada vez mais visitantes para a região. É um trabalho em conjunto, que é bom para todos. A força do Pólo está justamente nessa união", afirmou o secretário de turismo Rubem Medina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira