Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/05/2008 - 12:44

Dimension Data divulga resultados de pesquisa sobre ITIL

Estudo analisou 14 países e revelou que 66% das empresas já adotaram ITIL.

A Dimension Data, líder mundial no fornecimento e gerenciamento de serviços e soluções para infra-estruturas de TI, divulgou os resultados de uma pesquisa sobre a adoção de ITIL (Information Technology Infrastructure Library) - conjunto de melhores práticas para o gerenciamento de TI, consagrado como caminho seguro e bem sucedido na busca por níveis mais elevados de desempenho.

O estudo ouviu 370 CIOs, de 14 países do globo, e apontou que dois terços das empresas já implementaram as melhores práticas do ITIL. As sugestões de procedimentos sugeridas pela biblioteca são as mais utilizadas entre as metodologias do mercado de TI, dominando 66% das empresas.

Segundo Emerson Murakami, diretor de TI, da Dimension Data no Brasil, “é cada vez maior o número de empresas que têm reconhecido o potencial de metodologias que proporcionam um alinhamento entre TI e negócios, e contribuem para ampliar a capacidade de empreender projetos que envolvem inovação e processos críticos”. Para ele, o ITIL está se consolidando como uma tendência, que afeta a maioria dos modelos de gestão. “A metodologia está vivendo um momento de aceitação como padrão”, ressalta.

Outras metodologias analisadas pela pesquisa, como MOF (Microsoft Operations Framework) e Six Sigma, registraram penetração respectivamente de 47% e 41%. Oscilando entre 28% e 34% aparecem os frameworks como Prince 2, ISSO, CMMi, ASL, Cobit e TQM, além das metodologias Super e Agile, com menos de 20%.

A pesquisa pontuou também a avaliação dos CIO´s quanto a outros sistemas de melhores práticas. Foram avaliados quesitos como amplitude, clareza, relevância e aplicabilidade em uma escala de 1 a 5. O ITIL foi o que teve melhor resultado, com média três.

De acordo com as informações levantadas pela Dimension Data, o ITIL se diferencia de outras metodologias, pois suas atualizações, seu desenvolvimento e as revisões periódicas de seus processos são dirigidos por um grupo externo de provedores independentes. Além disso, o ITIL conta com um glossário de termos previamente definidos, reduzindo, assim, as falhas de comunicação entre diferentes grupos.

Criado no final da década de 80, pela OGC (Office of Government Commerce); o ITIL tem como premissa que todos os tipos de negócios são dependentes da área de TI e visa aumentar a qualidade dos serviços, a previsibilidade do comportamento e a diminuição do custo alocado. Sua atualização e divulgação no Brasil é feita pelo itSMF (Information Technology Service Management Forum).

Dimension Data - A Dimension Data é líder mundial no fornecimento e gerenciamento de infra-estrutura de serviços e soluções de TI que atua em cerca de 40 países, por meio de mais de 100 escritórios. As ações da empresa, que faturou cerca US$ 3,8 bilhões em 2007 são comercializadas nas bolsas de valores de Londres e Johannesburg (sede mundial da companhia). No Brasil, a Dimension Data atua desde 1995 com foco nas áreas de Comunicações Convergentes, Segurança e Gerenciamento de Serviços. Entre seus clientes estão empresas nacionais e internacionais como ABN Amro Bank, Citibank, HSBC, Itaú, Magazine Luiza, Pfizer, Sabesp, ShopTour, TAM, Telefonica, UOL, entre outros. A Dimension Data Brasil mantém parcerias com grandes players do setor de TI e Telecom, como Cisco, Blue Coat, Check Point, McAfee, Nokia e EMC. Recentemente, em evento internacional da Cisco, a Dimension Data foi apontada como seu melhor parceiro global. Na mesma oportunidade, a operação brasileira da empresa foi considerada a melhor no segmento Commercial, onde estão as empresas classificadas entre as 500 maiores da revista Fortune. A subsidiária brasileira da empresa também recebeu o prêmio Emerging Technoloy Partner of the year, em 2007.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira