Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/10/2020 - 07:43

Tarana Burke, fundadora do ‘Me Too.’ International e a FCB lançam o próximo capítulo do movimento

Com uma plataforma de participação civil inédita. Criado pela FCB/SIX, agência criativa de marketing de dados, o ‘me too.’ Act Too transforma a conscientização em uma ação que ficará protegida para sempre pela tecnologia Blockchain.

Nova York — No dia 15 de outubro de 2017, duas palavras entraram para a consciência pública e iniciaram um movimento global: #MeToo. Três anos depois, a FCB Global tem a honra de ajudar Tarana Burke, ativista e fundadora do movimento ‘me too.’ a lançar o próximo capítulo na evolução da sua organização. Desenvolvido pela agência criativa de marketing de dados da FCB, FCB/SIX, o ‘me too.’ Act Too é uma plataforma revolucionária e uma campanha de marca que incentiva o mundo a participar do combate à violência sexual.

Por ocasião do terceiro aniversário do dia em que a hashtag #MeToo tornou-se viral, a FCB/SIX lança o ‘me too.’ Act Too, um site interativo e uma ferramenta crowdsourced baseada em blockchain que incentiva as pessoas a tomarem uma ação. A iniciativa faz parte da missão da ONG de demonstrar que é muito mais do que uma simples hashtag, mostrando não só aos sobreviventes, mas também aos seus defensores e aliados como eles podem tomar ações tangíveis para combater a violência sexual.

“A FCB Global se comoveu com os últimos eventos e decidiu usar sua posição de liderança na indústria para promover a mudança social”, afirmou Carter Murray, CEO Mundial da FCB. “Logo após a premiada campanha ‘Go Back To Africa’ da FCB/SIX, demos início a uma nova e ousada campanha de justiça social: ajudar o movimento ‘me too’ a definir o próximo capítulo na sua evolução. Para mim, foi uma honra trabalhar com Tarana e sua inspiradora equipe nessa jornada de dois anos, dando continuidade ao legado do seu trabalho incrivelmente importante. Ainda é preciso realizar muitas mudanças para vencermos o combate contra o assédio e a violência sexual, mas estamos animados com o progresso alcançado e otimistas com seu duradouro impacto no futuro”.

Da conscientização à ação — Pesquisas sobre o ‘me too.’ mostram que o movimento original com a hashtag em 2017 conseguiu acordar o mundo para a prevalência da violência sexual e deu aos sobreviventes uma poderosa voz. Entretanto, ao contrário de causas como a mudança climática ou o movimento Vidas Negras Importam, não estava claro como os aliados poderiam participar ou ajudar. Outro desafio foi que o sucesso do #MeToo reduziu o movimento, na percepção de algumas pessoas, a uma reles hashtag. Em parceria com a FCB/SIX, a equipe de Burke concebeu o foco do seu próximo capítulo como sendo incitar a ação – como mudanças de leis e políticas –, bem como tornar o movimento mais acessível, para que o papel de defensores e aliados seja tão importante quanto o dos sobreviventes.

Para fazer frente ao histórico silenciamento das vozes dos sobreviventes, o trabalho envolveu uma inovadora aplicação da tecnologia blockchain, de forma que a contribuição de cada usuário ao movimento fique registrada permanentemente um “livro público” impossível de ser silenciado, alterado ou apagado.

“A conscientização não é nada sem a ação, e é isso que gostaríamos de transmitir em nosso próximo ato”, afirmou Burke. “Hoje, todos nós temos a oportunidade de escrever mais um capítulo e contribuir com o ativismo cotidiano de forma tão simples quanto participar de uma marcha ou ler um livro”.

Ela disse ainda: “Trabalhar com a FCB/SIX abriu meus olhos para as possibilidades de aplicar tecnologias inovadoras a serviço de um futuro livre de violência sexual. Através do ‘me too.’ Act Too, a história desse movimento será escrita pelos próprios ativistas e registrada para a posteridade em um arquivo permanente de um blockchain público, para que suas vozes nunca possam ser alteradas, questionadas ou apagadas”.

Inspirado no ativismo cotidiano — A organização do ‘me too.’ trabalhou com criativos especialistas em dados na FCB/SIX para conceber, criar e construir a plataforma tecnológica e apoiar a campanha da marca. Um aspecto central do ‘me too.’ Act Too é um “hub de ação”, uma plataforma interativa que apresenta:

Quase 1.000 ações: Com base em um motor de recomendação modelado nos padrões dos melhores sites de comércio eletrônico, a ferramenta usa a inteligência para recomendar ações personalizadas que as pessoas podem tomar para apoiar o movimento. Desde microações (como assistir um vídeo educacional) até ações formais (como fazer doações ou trabalho voluntário), a plataforma faz a curadoria de sugestões com base nos interesses de cada pessoa, seu nível de comprometimento, localização e muito mais.

Lista de tarefas: Os usuários podem criar seu próprio plano personalizado, definindo ações significativas e marcando seu cumprimento à medida que avançam.

Registro em blockchain: Quando um usuário completa uma ação, recebe um bloco único que é adicionado ao registro indelével no blockchain, uma nova forma de escrever a história.

Monumento ao movimento: Para cada ação tomada, uma imagem em bloco de 64 caracteres se torna uma peça que se une a um blockchain maior, formando uma tapeçaria digital que celebra personalidades emblemáticas, desde Harriet Jacobs até Rosa Parks, no combate à violência sexual.

Registro em livro público — As narrativas históricas normalmente são escritas por quem está no poder, enquanto as vozes marginalizadas são silenciadas ou questionadas. A equipe da FCB/SIX queria mudar esse tipo de narrativa, colocando o foco nos sobreviventes. A plataforma é baseada na tecnologia de blockchain, um livro descentralizado de transações interpares geralmente usado para negociações financeiras, que faz um registro público indelével.

Andrea Cook, presidente global da FCB/SIX, explica o conceito: “Gostamos da poesia de que, quando você toma uma ação, você ajuda a dar vida a cada um desses momentos, e se torna parte da história do movimento. Através de uma aplicação inédita do blockchain ao ativismo, a FCB/SIX quis criar um registro vivo e irrefutável dos sobreviventes e aliados, que nunca pudesse ser apagado. Tudo relacionado a essa inovadora tecnologia – sua abertura, sua abordagem interpares e transparência – parecia ser ideal para o nosso objetivo. Aproveitando a posição da FCB/SIX na vanguarda da tecnologia, dos dados e da criação, desenvolvemos uma revolucionária plataforma digital para a participação civil. Vemos isso como a face de um Novo Ativismo”.

Ativismo através da amplificação — A plataforma ‘me too.’ Act Too contará com o suporte de uma campanha cross media da FCB/SIX que atingirá sobreviventes, defensores e aliados. Seu exclusivo mural digital poderá ser compartilhado no Instagram e outras redes sociais e ganhará vida em ativações de mídia exterior. Por exemplo, hoje, outdoors digitais na Times Square e outros locais de destaque promoverão a nova plataforma. Celebridades e influenciadores ampliarão ainda mais a campanha em seus feeds sociais. Através de um programa de parceria de marca, patrocinadores do lançamento, como a Levi Strauss & Co. podem promover uma ação que repercuta em suas organizações. Para a campanha 360°, a FCB/SIX contou com a ajuda e o suporte de diversas empresas irmãs no grupo IPG, em toda a sua rede, como Acxiom, Current Global, IPG Mediabrands e J3, da UM.

As estatísticas mostram que uma em cada quatro mulheres e um em cada seis homens sofrerão violência sexual ao longo de sua vida, e as taxas dessas agressões geralmente aumentam durante estados de emergência. A Aliança Nacional pelo Fim da Violência Sexual descobriu que cerca de 40% dos centros de crise de estupro pesquisados observaram um aumento na demanda de serviços nos primeiros meses após o surto de Covid-19.

Agora os usuários podem acessar ActToo.MeTooMVMT.org para descobrir formas de participar e apoiar o movimento para acabar com a violência sexual. Marcas interessadas em patrocinar podem entrar em contato com Dani Ayers em [email protected], ou ligar para 267-975-2393.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira