Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/10/2020 - 09:38

Universo Americanas anuncia crescimento de 31,1% do GMV no 3T20


Lojas Americanas S.A. [B3: LAME3 (ordinária) e LAME4 (preferencial)], companhia que oferece uma abordagem integrada e única no mercado de varejo brasileiro, unindo plataformas física, digital e mobile de negócios, anunciou os resultados do terceiro trimestre de 2020, no dia 29 de outubro (quinta-feira).

As fortes métricas de crescimento no terceiro trimestre de 2020 atingiu +31,1% de crescimento no GMV total, +56,2% de crescimento no GMV digital, +96,4% de crescimento no GMV O2O, e 45 milhões de clientes ativos (+7 milhões vs 4T19).

A rápida transformação dos negócios no terceiro trimestre de 2020 como o GMV O2O que alcançou R$ 1,1 bilhão, o TPV de Ame dos últimos 30 dias atingiu R$ 1,1 bilhão, +225% vs. mesmo período de 2019.

O Projeto Gerentes Digitais expandido para +1.200 lojas, o Fortalecimento e Reformulação da Estrutura de Capital, Bem sucedidas ofertas de ações, levantando R$ 8,4 bilhões no terceiro trimestre de 2020. Bem sucedida emissão de dívida no mercado internacional, levantando US$ 500 milhões em outubro, com prazo dez anos bullet. O prazo médio de vencimento da dívida atingiu 65 meses após os deals. Foco contínuo em ESG

De acordo com a companhia, foi iniciado um processo de ampliação da nossa estratégia de ESG (Environmental, Social and Governance). Essa jornada tem como objetivo aproximar ainda mais nossa atuação em sustentabilidade — que se baseia na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) — do dia a dia do negócio.

— Foi doado mais de R$ 68 milhões, em conjunto com parceiros, para iniciativas de combate à Covid-19. Comprometidos em doar recursos para apoiar a adequação da infraestrutura da fábrica de vacinas da. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que está trabalhando para produzir a vacina para a Covid-19 — disse a empresa em comunicado.

Crescimento do GMV acelerando — O CEO Universo Americanas, Miguel Gutierrez comentou que o Universo Americanas registrou aumento de 31,1% no GMV Consolidado do terceiro trimestre dew 2020, uma aceleração sobre o crescimento do último trimestre. O crescimento acelerado da plataforma digital e a progressiva retomada das atividades normais na plataforma física beneficiaram o resultado do trimestre. A geração de caixa do Universo Americanas continua se fortalecendo e no terceiro trimestre de 2020 geramos R$ 830 milhões.

Alinhada com o objetivo de se tornar ainda mais relevante no dia a dia dos clientes, aumentando o número de clientes e a frequência de relacionamento, a base de clientes atingiu 45 milhões de clientes ativos (com pelo menos uma compra nos últimos 12 meses), um aumento de 17% em relação aos 38 milhões de clientes ativos no quarto trimestre de 2019. Estamos particularmente entusiasmados com o crescimento de 122% no número de clientes com mais de um ponto de contato com o Universo Americanas, que atingiu 10 milhões. O crescimento acelerado das iniciativas O2O (online to offline), que atingiram R$ 1,1 bilhão no trimestre, e a Ame, nossa fintech e plataforma mobile de negócios, ajudaram a impulsionar essa tendência. A evolução das iniciativas O2O e das parcerias de crédito que a Ame vem desenvolvendo no marketplace de crédito contribuíram para o fortalecimento do Universo Americanas como uma plataforma ainda mais completa e integrada. O desempenho no 3T20 foi consistente em todas as linhas do resultado. Acreditamos estar no caminho certo para atingir, antes do previsto, os objetivos do nosso ciclo de três anos (2020 — 2022), que busca tornar o Universo Americanas ainda mais relevante no dia a dia dos clientes. Usamos o lema “Tudo. A toda hora. Em qualquer lugar." para guiar nossa visão, nossas decisões e nossa jornada.

A plataforma digital continua crescendo acima do mercado — A plataforma digital segue em ritmo acelerado, apresentando crescimento de 56% no GMV total e de 92% na quantidade de itens vendidos, com destaque para categorias de alta frequência como Mercado. A flexibilidade da nossa plataforma digital permitiu a aceleração das iniciativas O2O, atingindo 12,5% do GMV total da B2W e possibilitando a entrega em poucas horas dos itens ofertados em mais de 3.000 lojas físicas e 1.703 lojas da Americanas. Com isso, no terceiro trimestre de 2020, entregamos 33% dos pedidos em menos de 24 horas. Para aumentar a oferta de itens, 10,1 mil novos sellers foram conectados ao marketplace no trimestre, atingindo um total de 79,9 mil sellers na plataforma. O sortimento disponível na plataforma atingiu 56,4 milhões de itens, um aumento de 185% no sortimento em relação ao mesmo período do ano anterior. No terceiro trimestre de 2020, a plataforma digital apresentou crescimento acelerado aliado à expansão da margem Ebitda. A qualidade do crescimento apresentado, reforça a estratégia do Universo Americanas de aumentar a frequência de relacionamento com os clientes e crescer com rentabilidade.

Plataforma física demonstra crescimento sólido de 7,2% na receita bruta “mesmas lojas” —Na plataforma física, as lojas de rua continuam apresentando sólido desempenho, com crescimento de 7,2% da receita bruta no conceito “mesmas lojas”. As iniciativas O2O seguem em evolução e representaram 15,2% das vendas da plataforma física no terceiro trimestre de 2020 versus 2,2% no ano anterior, o que reforça a importância das novas formas de interação com as lojas. No trimestre, foram realizadas mais de 45 milhões de transações em nossas lojas, uma redução de 35% que foi parcialmente compensada pelo aumento de 52% no ticket médio. Seguindo as determinações de cada município, 24% da área de vendas esteve fechada no trimestre. O crescimento do ticket médio, impulsionado por cestas maiores relacionadas à ampliação do sortimento de itens essenciais (limpeza, higiene, alimentos e bebidas), e a evolução das iniciativas O2O contribuíram diretamente para mitigar o impacto no resultado. Apesar das dificuldades associadas à pandemia de Covid-19, no terceiro trimestre de 2020 tivemos queda de apenas 1,4% na receita bruta e mantivemos elevada margem Ebitda de 23,3%.

Ame atinge 12,5 milhões de downloads totais, um aumento de 160% — A fintech e plataforma mobile de negócios, Ame, tem se mostrado um poderoso one-stop-app. Oferecendo mais de 55 serviços em um único aplicativo, a Ame revoluciona a forma de lidar com dinheiro e contratar serviços no dia a dia, além de oferecer a comodidade da carteira digital e a segurança do pagamento sem contato. A Ame atingiu 12,5 milhões de downloads, com destaque para o desenvolvimento do marketplace de crédito. A Ame iniciou sua trajetória de crédito com a oferta de crédito pessoal (desde microcrédito até crédito com garantia em imóveis) e passou a oferecer crédito ao consumo, por meio da parceria com o Banco do Brasil, com o objetivo de aumentar ainda mais os gastos e a frequência dos clientes. Nos últimos 30 dias, a Ame apresentou um volume total de pagamentos (TPV) de R$ 1,1 bilhão, um crescimento de 225% em relação ao mesmo período do ano passado. Estamos entusiasmados com o lançamento do PIX e acreditamos que esse movimento contribui para popularizar o QR Code, facilita a aceitação de carteiras digitais no varejo e estimula ainda mais o plano de negócios da Ame, trazendo a conveniência do pagamento instantâneo para o poderoso one-stop-app.

Reestruturação da dívida alonga o perfil e cria oportunidades de crescimento — O Universo Americanas está aprimorando sua estrutura de capital para torná-la ainda mais robusta e flexível, capaz de acelerar os investimentos na plataforma, permitindo buscar novos patamares de resultado. Iniciamos o processo com um bem-sucedido aumento de capital, concluído em julho, acompanhado do aumento de capital privado da B2W, concluído em setembro. Em seguida, fizemos uma sólida estreia no mercado de crédito internacional, concluída em outubro. Como resultado dessas transações, reforçamos nosso caixa com R$ 8,4 bilhões no terceiro trimestre de 2020 e iniciamos um processo de redução da dívida, com uma redução inicial de R$ 4,7 bilhões até setembro. As operações realizadas reduziram significativamente os vencimentos dos próximos anos e aumentaram consideravelmente o prazo médio de vencimento da dívida, permitindo reinvestir a geração de caixa futura para acelerar o crescimento, incluindo eventuais aquisições e investir em iniciativas de tecnologia, mantendo a notória disciplina financeira que orienta as nossas decisões.

Forte suporte de responsabilidade social — Como parte do processo de integração do ESG (Environmental, Social and Governance) à estratégia de longo prazo do Universo Americanas, iniciamos a ampliação do nosso escopo de atuação em sustentabilidade, que se baseia na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa jornada aproximará ainda mais a nossa visão socioambiental do dia a dia do negócio. Durante a pandemia da Covid-19, a criação do Instituto Juntos Somos Mais Solidários pavimentou nosso caminho de responsabilidade social. Junto com parceiros, doamos mais de R$ 68 milhões. Uma das iniciativas, em conjunto com uma coalizão de empresas e institutos, doa recursos para apoiar a adequação da infraestrutura da fábrica de vacinas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Nesta fábrica será produzida a vacina para a Covid-19. Em outubro, o Universo Americanas aceitou o convite para integrar o Conselho Consultivo Empresarial do Unicef. O Conselho é formado por lideranças brasileiras e tem o objetivo de buscar recomendações independentes para ajudar o Unicef a construir um futuro melhor para as crianças e adolescentes. Participar dessas iniciativas nos orgulha e reforça o compromisso do Universo Americanas com a sociedade.

Estratégia de longo prazo permanece sólida — O Universo Americanas é único, flexível e resiliente e, apesar do cenário repleto de incertezas, continuamos confiantes em nossa estratégia de longo prazo, orgulhosos do nosso papel social e buscando ser ainda mais relevantes no dia a dia de clientes, parceiros e associados.

Já estamos no quarto trimestre do ano, e como parte do processo de aprendizado deste ano, estamos entusiasmados com as oportunidades, cientes dos desafios, mas acima de tudo, decididos a atender a demanda dos nossos clientes, de forma eficiente e com preço justo. Gostaríamos de agradecer a força e a determinação de nossos associados, os verdadeiros “super-heróis” do Universo Americanas. Por fim, gostaria de enfatizar que estamos otimistas e acreditamos que juntos, como sociedade, sairemos mais fortes desta crise — conclui Miguel Gutierrez, CEO, Universo Americanas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira