Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/05/2008 - 13:54

Palestrantes internacionais confirmam presença no INOX 2008

Encontro bienal, realizado pelo Núcleo Inox, está na terceira edição e se consolida como maior evento do mercado de aço inoxidável no Brasil.

O Ciclo de Palestras Temáticas, que acontecerá de 12 a 14 de novembro no Inox 2008 - evento organizado pelo Núcleo Inox -, já conta com a confirmação de dois palestrantes internacionais. Um deles, o austríaco Markus Moll, da consultoria SMR, irá falar sobre as perspectivas e tendências do mercado mundial de aço inoxidável. Já Liane Smith, especialista do Nickel Institute, detalhará em sua palestra as aplicações do inox na indústria off-shore. Esse tema adquire importância frente aos constantes anúncios de novas bacias de petróleo na costa brasileira, sinalizando que o setor petrolífero e petroquímico irá ampliar sua capacidade e adquirir novos equipamentos. Nesse ambiente, a palestra de Liane Smith deverá atrair um grande número de interessados. Segundo o Núcleo Inox, no Brasil, apesar de as indústrias da área já utilizarem o inox em algumas aplicações e equipamentos, ainda existe grande potencial para aumento de consumo do material.

Realizado no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo-SP, o Inox 2008, de periodicidade bienal, conta ainda com a III Feinox 2008 – Feira da Tecnologia de Transformação do Aço Inoxidável, que já tem confirmada a participação de 60 empresas; e com o IX Seminário Brasileiro do Aço Inoxidável. A expectativa dos organizadores é a de atrair mais de 4 mil visitantes.

Atualizar as empresas que atuam nos diversos mercados em que o aço inoxidável está presente é a meta principal do evento, que reúne também profissionais de pesquisa, transformação, fabricação e prestação de serviços. Outro objetivo do evento é aproximar os consumidores potenciais do material (público não-especializado), esclarecendo aspectos sobre a aplicação do aço inox no dia-a-dia.

Durante 2007, o setor registrou crescimento do consumo de 18%. No Brasil, a cadeia do inox movimenta cerca de U$ 3,5 bilhões por ano.

De acordo com informações preliminares fornecidas hoje pelo International Stainless Steel Fórum (ISSF), a produção mundial de aço inoxidável em 2007 foi de 27.6 milhões de toneladas, uma redução de 2.9% em comparação com 2006.

A Ásia foi a única região que apresentou aumento de produção (+ 6.3% ), alcançando a cifra de 16 milhões de toneladas em 2007. Desta forma a Ásia é hoje responsável por 60% da produção mundial de aço inoxidável. A China com um aumento de produção de 36%, é de novo líder na produção de aço inoxidável com um volume total de 7,2 milhões de toneladas.

O Brasil participa com 410 mil toneladas na produção mundial de aço inoxidável. O consumo no país ainda é baixo se comparado com a média mundial. Por isso, o Núcleo Inox acredita que há espaço para crescer.

Markus A Moll – Diretor executivo e Analista de Marketing Senior da SMR - Steel and Metals Market Research, Áustria, é um nome com grande reconhecimento na indústria de Aços Inoxidáveis e Aços Ligados. Engenheiro mecânico com Master em Negócios e Economia, Markus Moll realiza estudos de inteligência de mercado para a indústria de aços especiais na Europa, USA e Ásia. Entre eles, estão: Status and Outlook for Stainless Steel Flat Products; The Worldmarkets for Stainless Steel Precision Strip; The Worldmarkets for Heavy Size Stainless Steel Pipe; Stainless Steel Flat Products in Europe; The Worldmarkets for STS Welded Tube and Pipe. Moll também faz simulações de custos de produtos planos de aço inoxidável e de mercado para produtos longos de inox.

Dra. Liane Smith - Especialista em corrosão e seleção de materiais na indústria de Óleo e Gás, Liane é formada em Metalurgia e Ciência dos Materiais pela Universidade de Cambridge e PhD em Solda a Laser pela Universidade de Sheffield. Após trabalhar durante 10 anos como engenheira de corrosão no grupo Shell (Reino Unido e Holanda) fundou, em 1991, sua própria empresa, Intetech Ltd, especializada em “Tecnologia da Integridade”, que atua na seleção de materiais em projetos internacionais das indústrias de Óleo e Gás. Desde 1991, trabalha como consultora do Nickel Institute, assessorando empresas na seleção de aços inoxidáveis e ligas de níquel adequadas para aplicações da indústria do petróleo. Estas variam desde produtos tubulares para perfuração a linhas de escoamento e equipamentos.

. INOX 2008, de 12 a 14 de novembro 2008, no Centro de Eventos São Luís, Rua Luís Coelho, 323. Informações, pré-credenciamento e inscrições: www.feinox.com.br. Núcleo Inox: www.nucleoinox.org.br – fone (11) 3813-0969. Realização: Núcleo Inox e Grupo Cipa

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira