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05/11/2020 - 08:36

8 tendências de marketing para 2021


Você já pode começar planejar seus investimentos em comunicação para 2021. Muito embora o ano de 2020 tenha sido turbulento para muitos negócios, o segmento de comunicação e marketing se destacou, pois a digitalização de muitas marcas se fez mais do que necessária, abrindo novas oportunidades para que empresas e consumidores se conectassem de forma mais rápida e assertiva na internet.

Moral da história? Redes sociais como Facebook, WhatsApp, Instagram tiveram crescimento de 40% durante a pandemia da Covid-19, segundo informações da Kantar. Com o crescimento do atendimento online, estar presente nas redes sociais se tornou novidade para alguns negócios e a principal vitrine de muitas marcas.

Com novas funcionalidades nas redes sociais, que chegam frequentemente para ajudar esses negócios, essas mídias estão entre as principais tendências de marketing para 2021. Listo o que pode ser fundamental para considerar no seu planejamento de comunicação para o próximo ano:

Vídeos curtos — TikTok e Reels vieram para ficar e recentemente o Instagram atualizou o tempo de 15 segundos para 30s no reels. Inserir vídeos curtos na sua estratégia de marketing com certeza é um caminho dinâmico, que pode gerar mais conexão com seu público. Vale destacar que o alcance dos vídeos curtos também está maior nesse momento, favorecendo o engajamento.

Lives — Depois do “boom” das lives vem a consolidação deste formato. Com horários concorridos e disputa pela audiência, quem tem conteúdo de valor para entregar se destaca. Mas, de acordo com o Google Trends, a busca pela palavra lives já caiu mais de 65% em outubro deste ano, quando comparado a abril.

Para 2021, já temos atualizações importantes, como o recente anúncio do Instagram que menciona lives de até 4 horas de duração na sua plataforma. Quem ainda quer explorar o formato, há oportunidades para criar estratégias de conteúdo que justifiquem a presença ali, como: entrevistas com profissionais renomados, lives shows, parcerias, entre outros. É o momento de pensar em fazer diferente para não se tornar mais uma live aleatória acontecendo no feed.

Se a pandemia proporcionou uma nova percepção sobre o uso da tecnologia para atender as necessidades do distanciamento social, o ano de 2021 pode prever novas imersões focadas na experiência humana e coletiva com o uso da tecnologia.

Hiperpersonalização — Não é uma grande novidade, mas estratégias cada vez mais nichadas tendem a ter resultados mais expressivos. Em 2020 percebemos que a hiperpersonalização focada na experiência do consumidor já esteve crescente. Para 2021, essa tendência pode ser algo que se estenda ainda mais para estratégias de marcas nas suas escolhas por micro e nano influenciadores, assim como na personalização de chatbot, atendimento ao cliente e experiência do consumidor ao visitar um e-commerce, por exemplo.

Feiras, eventos, congressos, workshops — O que não deu para fazer em 2020, devido à Covid-19, pode ser realizado em 2021. De acordo com informações expostas no Portal Feiras do Brasil, a expectativa é de 1097 feiras e eventos no país, sendo 1079 presenciais e 19 online para o próximo ano. No entanto, essa informação pode ser alterada caso haja qualquer risco para a população, devido ao Coronavírus.

Chats e comunidades — WhatsApp e Telegram foram grandes aliados na comunicação home-office. As comunidades e os conteúdos exclusivos cresceram ainda mais durante a pandemia. Para 2021, as funcionalidades dessas ferramentas podem se expandir e criar uma comunidade em torno da sua marca pode ser uma estratégia de marketing para atingir 100% da sua audiência.

EAD mais presente — Cursos, formação de curta duração, atualizações práticas cada vez mais nichadas, comunidades para troca de experiências, mentorias e consultorias, além de infoprodutos foram mais procurados durante o distanciamento social. Aprender a um clique e o que interessa está mais fácil e interativo. Para 2021, dando sequência ao que aconteceu em 2020, e-books, vídeo aulas, podcasts e demais infoprodutos podem continuar em ascensão e se transformarem em negócios digitais promissores.

Monetização nas redes sociais — Criadores de conteúdo nos Estados Unidos já podem ver seus vídeos serem monetizados pelo TikTok, desde que sigam os critérios estipulados pela rede. O convite do TikTok Creator Fund já está acontecendo para usuários da Europa também. O que se observa é uma grande tendência em monetizar perfis bem engajados para ações de conteúdo patrocinado, marketing de influência, venda de produtos, entre outras oportunidades. A conexão que um usuário criativo tem com seu público se mostra, muitas vezes, mais efetiva para as marcas.

Chatbots mais humanizados — Eles estarão cada vez mais personalizáveis para resolverem problemas e auxiliarem consumidores. A inteligência artificial não é novidade, mas estará ainda mais presente nos aplicativos de mensagens, além das redes sociais, por exemplo. Conversas mais naturais e fluídas facilitarão dúvidas, buscas por produtos e serviços, que podem acontecer 24h por dia.

. Por: Talita Scotto, diretora executiva da Agência Contatto, que possui 11 anos de mercado em assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo.

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