Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/05/2008 - 14:06

Facilitar a vida do consumidor no ato da compra pode ser estratégia para vender mais

Curso mostra como os pequenos e médios varejistas podem facilitar a vida do consumidor e aumentar suas vendas somente organizando suas prateleiras. Pequenas e grandes empresas que adotaram o gerenciamento por categorias obtiveram excelentes resultados como aumento do giro dos estoques e do lucro. Entender porque o conhecimento do consumidor é fundamental na gestão da loja, será um dos temas do curso promovido no dia11 de junho, pela Associação ECR Brasil.

Organizar os produtos consumidos em uma mesma ocasião em prateleiras próximas, em vez de deixá-los dispersos em diferentes pontos da loja, é atualmente uma estratégia imprescindível aos varejistas, pois além de gerar maior satisfação ao cliente garante também mais lucratividade aos varejistas. Essa ferramenta, denominada gerenciamento por categorias (GC), já é utilizada por pequenas e grandes redes de varejo e fabricantes.

Por exemplo, um comerciante descobriu que nos fins de semana grande parte de seus clientes costumava adquirir produtos para churrasco. Mas quando iam às compras tinham de se dirigir ao fundo da loja para pegar o carvão e, de lá, dar mais algumas voltas para encontrar o sal grosso, o refrigerante, as carnes e os espetos. Então, passou a concentrar todos esses itens próximos à seção de carnes, e notou que seus clientes ficaram satisfeitos com a facilidade de ter tudo à mão e, a melhor notícia, as vendas de alguns produtos aumentaram.

Para apresentar o conceito e os benefícios do gerenciamento por categorias, de modo didático, permitindo que os profissionais dos níveis gerencial e operacional do varejo e da indústria e de instituições de ensino estejam preparados para iniciar o processo em sua empresa, a Associação ECR Brasil (www.ecrbrasil.com.br) promove, no dia 11 de junho, das 8h30 às 17h30, o curso “Processo e conceitos do gerenciamento por categorias”, que faz parte do Ciclo de Capacitação em Ferramentas ECR. O ciclo inclui ainda treinamentos práticos de reposição eficiente, Custeio Baseado em Atividades (ABCosting), conceitos logísticos e negociação.

De acordo com o superintendente da Associação ECR Brasil, Claudio Czapski, um dos objetivos do curso de gerenciamento por categorias é oferecer aos profissionais da indústria e do comércio os conceitos e exercícios práticos de GC. “Dessa forma, estarão mais preparados tecnicamente para implementar o processo, aumentando o potencial de vendas e a qualidade de atendimento”.

O gerenciamento por categorias é um conjunto de técnicas que permite uma gestão mais eficiente e pode ser utilizado por qualquer empresa, independentemente de seu tamanho ou localização. Com ela, varejo, indústria, atacadista ou distribuidor, num processo de parceria, unem esforços para, juntos, encontrarem oportunidades de aumentar o faturamento de cada categoria.

A aplicação da ferramenta de GC tem proporcionado bons resultados para várias empresas. O Unidão Supermercados, do Rio Grande do Sul, em parceria com a Procter & Gamble, é um exemplo. Ao redefinir o sortimento e o espaço ocupado pela categoria de cuidados com bebês, aumentou em 35% as vendas da categoria, em relação a outra loja do mesmo perfil.

Já a Unilever realizou uma experiência nas categorias desodorantes, cuidados para os cabelos e sabonetes, em três lojas da rede Ricoy, com sede no Estado de São Paulo. Três meses depois das mudanças, na categoria sabonete, verificou-se crescimento de 13% nas vendas e também do faturamento das lojas participantes do piloto em relação à média do mercado.

Ciclo de capacitação em ferramentas ECR.:”Curso Processos e conceitos do gerenciamento por categorias”, dia 11 de junho, das 8h30 às 17h30, Avenida Brig. Faria Lima, 1931, 9° andar - Jardim Paulistano - São Paulo/SP. Preço: R$ 290,00 (Associados) e R$ 350,00 (Não associados). Inclui material didático e certificado de participação. Síntese: Estratégia de negócios que permite ao varejo identificar as marcas e produtos de preferência dos clientes e planejar o mix de produtos de acordo com o perfil deles, melhorando o atendimento do consumidor e aumentando as vendas.Informações: Associação ECR Brasil (www.ecrbrasil.com.br) | Tel: (11) 3034-4012 / 3034-3914 | E-mail: [email protected]

Associação ECR Brasil - A entidade sem fins lucrativos, fundada em 1997, reúne mais de 60 empresas associadas e tem como missão difundir as ferramentas de Resposta Eficiente ao Consumidor (Efficient Consumer Response, em inglês), ou simplesmente ECR, sigla pela qual é conhecida no mundo inteiro. As principais ferramentas são gerenciamento por categoria, reposição eficiente e troca eletrônica de dados.

A sigla ECR representa um movimento global, nascido nos Estados Unidos, por meio do qual integrantes de toda a cadeia de abastecimento (varejo, atacado, distribuidores, indústria, serviços e outros), independentemente de marcas, preços ou participação de mercado, trabalham em conjunto em busca de padrões comuns para a melhoria dos processos, redução de custos, aumento da eficiência e, principalmente, atender às necessidades dos consumidores. | Site: www.ecrbrasil.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira