Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/11/2020 - 08:09

Pöyry Radar indica retomada da ativilidade econômica


Segmentos da indústria de base florestal revertem impactos causados pela pandemia da Covid-19, aponta estudo da Pöyry.

Esta é a principal conclusão da última edição do Pöyry Radar, que traz os preços médios da madeira comercializada nas diversas regiões produtoras do Brasil e Índice Nacional de Custo da Atividade Florestal (INCAF).

Os efeitos negativos causados pela pandemia da Covid-19 foram, em grande parte, revertidos pelos segmentos que compõe a indústria de base florestal. Esta é principal conclusão da edição do terceiro trimestre de 2020 do Pöyry Radar, boletim trimestral publicado pela Pöyry, empresa internacional de engenharia, projetos e consultoria, e que traz ainda detalhes sobre as variações de consumo e preços de madeira por setor e região, e o Índice Nacional de Custo da Atividade Florestal (INCAF).

— A retomada da atividade econômica, puxada principalmente pela construção civil e a força das exportações, graças à desvalorização do real, foram os grandes motores desta virada — explica Dominique Duly, gerente de consultoria em Energia e Agroindústria da Pöyry no Brasil.

Com o aumento da demanda, houve valorização dos preços da madeira grossa de pinus em todos os estados analisados - São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já os preços da madeira fina oscilaram entre a estabilidade e a valorização.

O mercado de madeira de eucalipto foi impactado por fatores locais, como as oscilações na demanda — entre queda e crescimento —, a redução de custos de colheita e o aumento dos custos de frete, que influenciaram os preços de maneira heterogênea nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Índice Nacional de Custo da Atividade Florestal (INCAF) — O Índice Nacional de Custos da Atividade Florestal (INCAF) registou alta de 1,1% no terceiro trimestre de 2020. No período, a inflação, medida pelo IPCA foi de 1,2%. No acumulado dos últimos 12 meses, o INCAF registra alta de 1,8%, em comparação a 3,1% da inflação.

— No terceiro trimestre, a alta do INCAF se deve, principalmente, ao aumento dos custos com combustíveis. Nos últimos 12 meses, os aumentos dos custos com mão de obra e taxa de câmbio têm sido parcialmente compensados por outros fatores, tais quais as quedas do preço de importação dos fertilizantes, do preço do óleo diesel e da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) — explica Duly.

Ele acrescenta que, no curto prazo, a evolução do INCAF nem sempre repercute nos preços de madeira pagos pelas indústrias, que dependem muito mais do balanço entre a oferta e a demanda, ou de alguns fatores exógenos, como o dinamismo do mercado de construção americano. —Ainda assim, é um importante termômetro, que possibilita avaliar a rentabilidade dos produtores de madeira —conclui.

Pöyry Radar — O Radar, boletim publicado trimestralmente pela Pöyry de forma contínua desde 2007, contém dados de preços e custos da indústria de base florestal. As estimativas de preço de madeira e de custos de florestas publicados são resultado da coleta de dados primários de mais de 150 empresas localizadas nas principais regiões florestais do Brasil, que compreendem os estados do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Todos os preços de madeira publicados incluem os impostos PIS e Cofins. Os preços de madeira em tora são sempre com casca.

Além dos preços de madeira em tora e custos florestais levantados diretamente no mercado, outros indicadores relativos ao mercado florestal nacional (dados de produção e da exportação de celulose, de madeira serrada, de painéis de madeira) coletados de fontes oficiais, e o Índice Nacional de Custos da Atividade Florestal (INCAF).complementam o boletim.

Perfil — A Pöyry é uma empresa internacional de engenharia, projetos e consultoria. Apoiamos os nossos clientes a progredirem em sustentabilidade e digitalização.

Somos parte do grupo AFRY com mais de 17 mil especialistas dedicados nas áreas de infraestrutura, indústria e energia, operando em todo o mundo para criar soluções sustentáveis para a próxima geração. | www.poyry.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira