Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/11/2020 - 07:57

GOL expande voos com a retomada da demanda por viagens aéreas

A Companhia mantém sólida posição de liquidez, sem vencimentos significativos de dívida até 2024.

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. ("GOL" ou "Companhia") (B3: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior Companhia aérea doméstica do Brasil, anunciou hoje o resultado consolidado do terceiro trimestre de 2020 e detalhou suas iniciativas contínuas em resposta à pandemia global de Covid-19.

— Os resultados promissores do terceiro trimestre refletem o retorno dos passageiros aos céus no Brasil e a nossa confiança nos diferenciais competitivos da GOL — disse Paulo Kakinoff, diretor-presidente. — O número de Clientes voando conosco no terceiro trimestre triplicou em comparação ao 2T20, o que é uma recuperação notável considerando o ambiente desafiador de mercado. A GOL prontamente atendeu essa demanda por meio de seu modelo de gestão de frota altamente flexível, ao mesmo tempo em que manteve taxas de ocupação de aproximadamente 80%. Isso comprova a sustentabilidade do modelo GOL de baixo custo com frota de um único tipo de aeronave, aliado aos esforços de nossa equipe de Gestão, desde o início da crise, em preservar o caixa e proteger nosso balanço patrimonial. Acreditamos que a Companhia está agora em uma posição de mercado vantajosa, à medida em que a demanda por viagens deve se acelerar continuamente em 2020 e 2021—.

A GOL manteve uma posição sólida de liquidez e encerrou o trimestre com R$2,2 bilhões em liquidez. De março a setembro, a Companhia realizou todos os ajustes necessários para atravessar este período de redução de demanda, priorizando o equilíbrio entre as entradas e saídas de seu fluxo de caixa operacional.

Desde o início da pandemia, a GOL tem trabalhado incansavelmente com todos os seus stakeholders para garantir que a Companhia mantenha uma liquidez adequada. A Companhia reequilibrou seu cronograma de amortização de dívidas, focou na manutenção dos empregos e fortaleceu a relação comercial com seus principais parceiros de negócios. Os mercados de crédito reconheceram a força e a qualidade dessa execução, aumentando os preços da dívida não garantida de longo prazo da GOL no mercado secundário em mais de 35% desde o início do terceiro trimestre de 2020.

— Temos sido diligentes com a gestão das operações e da saúde financeira da GOL durante esta crise e agradecemos aos nossos stakeholders pelo comprometimento e pelo apoio contínuo —acrescentou Kakinoff.

Com o retorno contínuo da demanda no terceiro trimestre de 2020, a GOL ampliou a oferta de voos na região Nordeste e inaugurou o hub de Salvador, garantindo assim a mais completa e abrangente malha aérea para atender a retomada das viagens a lazer. Os primeiros indicadores de busca de passagens e o aumento do nível de vendas nos grandes mercados nacionais contribuirão para a contínua ampliação do seu crescimento sustentável no mercado doméstico. A participação atual da GOL no mercado doméstico é de aproximadamente 40%, representando um aumento de dois pontos percentuais desde o início da pandemia. A liderança da GOL no mercado nacional contribuirá ainda mais para seu diferencial de desalavancagem e competitividade.

Essas iniciativas tornam a Companhia muito bem preparada para absorver o contínuo crescimento da demanda de passageiros advinda da continuada recuperação econômica brasileira que se espera para o próximo ano.

Os resultados do terceiro trimestre de 2020 — O número de Passageiro-Quilômetro Transportado Pago (RPK) diminuiu 72% comparativamente ao terceiro trimestre de 2019, totalizando 3,2 bilhões de RPKs. Entretanto, registramos um aumento de 63% em RPK de julho a setembro;

O Assento Quilômetro Ofertado (ASK) reduziu 70% em relação ao terceiro trimestre de 2019, entretanto cresceu 59% dentro do trimestre;

A GOL transportou 2,6 milhões de Clientes no trimestre, uma diminuição de 73% versus o terceiro trimestre de 2019, contudo uma evolução de mais de 300% na comparação com o segundo trimestre de 2020. Durante o feriado de Independência, a GOL registrou 55 mil Clientes transportados em um único dia, o que representa 55% do registrado no mesmo período de 2019;

A receita líquida foi de R$975 milhões, uma queda de 74% em relação ao terceiro trimestre de 2019, porém uma expansão de 172% versus o segundo trimestre de 2020. A receita mensal iniciou com R$240 milhões em julho e terminou com R$465 milhões em setembro, representando um crescimento de 94% dentro do terceiro trimestre de 2020. As outras receitas (principalmente cargas e fidelidade) totalizaram R$95,9 milhões, equivalente a 9,8% do total de receitas;

A receita líquida por assento quilômetro ofertado (RASK) foi de 24,42 centavos (R$), redução de 12% em relação ao terceiro trimestre de 2019. A receita de passageiros líquida por Assento Quilômetro Ofertado (PRASK) chegou a 22,02 centavos (R$), queda de 16% em relação ao terceiro trimestre de 2019;

O Ebitda ajustado e o EBIT ajustado foram de R$284 milhões e R$114 milhões, respectivamente, e refletem o resultado do gerenciamento racional e responsável da oferta em relação à demanda; e

O prejuízo líquido após participação de minoritários foi de R$872 milhões (excluindo variações cambiais e monetárias, perdas líquidas não recorrentes, perdas relacionadas a Exchangeable Notes e resultados não realizados de capped calls).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira