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12/11/2020 - 09:26

Abimapi estima aumento de 10% nas vendas de panetone

Chegando a movimentar R$ 848 milhões em 2020. Análise realizada pela consultoria Kantar mostra o perfil dos consumidores.

Os panetones, queridinhos das festas de fim de ano, já estão disponíveis nas gôndolas dos supermercados. Para este ano, a expectativa da Associação Brasileira da Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) é que a categoria cresça 10% em faturamento em comparação a 2019, chegando a movimentar R? 848 milhões no período sazonal (novembro a janeiro) e 5% em volume. Em 2019 o setor faturou cerca de R? 735 milhões e foram vendidas 40 mil toneladas de produtos.

Segundo a consultoria Kantar | Worldpanel Division, Usage Foods Grande SP, quando comparado o segundo quadrimestre de 2019 versus o segundo quadrimestre de 2020, a categoria cresceu 31% em ocasiões de consumo. Ou seja, acima da cesta de alimentos e bebidas (que cresceu 10%), ganhando share de estômago de seus consumidores.

Dentre os momentos de consumo, há uma alta concentração no lanche da tarde, que representa 29,7% de todas as ocasiões de consumo de Panetones enquanto para Total alimentos e Bebidas, esse momento do consumo representa 8,9% das ocasiões. Seguido pelo lanche da manhã (10,8% panetone vs. 4,8% Total Alimentos e Bebidas) e café da manhã (49,4% para panetone vs. 29,2% Total alimentos e bebidas).

Quando analisado o gênero, classe social e idade dos consumidores do panetone, ele se concentra no público feminino, de classes mais altas (A/B) e principalmente nos usuários mais maduros acima dos 55 anos de idade.

Cláudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi explica que a indústria inova constantemente em sabores e embalagens personalizadas todos os anos, gerando valor agregado ao produto. " Este alimento está presente em 53,6% dos lares brasileiros. O consumo per capita do país é de 440 gramas, o equivalente a um panetone inteiro. É metade em relação à Itália, o país de origem da receita, mas, considerando-se o tempo em que em que o alimento está na mesa dos italianos, o alcance brasileiro é extraordinário", explica.

Quando falamos em exportação, de acordo com o projeto setorial realizado pela ABIMAPI, em parceria com a Apex-Brasil (Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes), as exportações de panetone obtiveram um aumento de 25,5% entre o ano de 2018 e 2019, totalizando US$ 17 milhões em vendas e 5,7 mil toneladas exportadas. Entre os principais destinos (por volume exportado) estão: Estados Unidos (62,6%), Peru (16,8%), Paraguai (5,12%), Uruguai (4,4%) e Japão (2,4%).

Abimapi — Uma das maiores associações alimentícias do País, a Abimapi representa 104 empresas que detêm cerca de 80% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo nacional de farinha de trigo. Como interlocutora junto ao governo, à mídia, a pesquisadores e às demais entidades, sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional. | www.abimapi.com.br

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