Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2020 - 09:32

Ex-embaixador diz que política ambiental brasileira criou crise na percepção externa do Brasil


Boicotes a produtos brasileiros no exterior já começam a ser percebidos por exportadores, disse no 39º ENAEX, que acontece nos dias 12 e 13 de novembro (quinta e sexcta-feira).

O presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da Fiesp, o ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos Rubens Barbosa, afirmou no dia 12 de novembro (quinta-feira), durante sua apresentação durante o 39º Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX 2020) que o setor de comércio exterior do Brasil teve que lidar este ano, com uma outro desafio tão grave quanto a pandemia, que foi a política ambiental. — Para grande parte dos países a agenda ambiental global fica ameaçada pelo que ocorre na Amazônia, que hoje é o foco de atenção no mundo — explicou o ex-embaixador. Segundo ele, a reputação brasileira vem sendo abalada por uma série de ruídos e a intensificação de práticas ilegais como queimadas, garimpos e pressões contra indígenas. — Declarações do governo e ações concretas criaram uma crise na percepção externa do Brasil, gradualmente fomos perdendo credibilidade — analisou o ex-embaixador.

De acordo com Barbosa, a política ambiental do atual governo tem impactos em três aspectos. O primeiro deles está relacionado às negociações comerciais em que o Brasil está engajado, sendo o mais importante o da União Europeia. — Os países passaram a incluir nos acordos condições relacionadas a políticas ambientais. O Brasil teria muito a ganhar com esses acordos, agora ameaçados, tanto na área industrial quanto nos setores agrícola e de serviços — explicou.

O segundo impacto diz respeito à OCDE. — Não acredito que com a mudança de governo nos EUA haja uma mudança na posição americana em relação ao apoio ao Brasil para entrar na OCDE, mas os EUA vão cobrar o cumprimento de questões ambientais, que compõem uma série de recomendações da OCDE. — Caso não cumpra, certamente haverá dificuldades para os países aprovarem a entrada do Brasil na Organização— observou Barbosa. O terceiro impacto é sobre o intercâmbio comercial do Brasil com outros países. Segundo ele, o Brasil já está sentindo efeitos de boicotes a produtos brasileiros tanto por governos quanto por empresas de outros países.

"Mais infraestrutura, menos custos e mais mercados externos" é o tema do 39ª ENAEX, promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). O Enaex continua ao longo da quinta-feira, com a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do vice-presdiente da República, Hamilton Mourão, que fará o encerramento do evento. Programação completa no https://enaex.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira